Por Leonardo Leão – advogado.
O governo dos Estados Unidos estendeu até o fim deste ano a autorização para que consulados e embaixadas dispensem, quando necessário, a realização da entrevista presencial para a emissão de certos tipos de vistos. A medida já havia sido adotada no ano passado para reduzir o tempo de espera de brasileiros não imigrantes na obtenção de vistos, que está chegando a 16 meses. Até 31 de dezembro de 2023, funcionários consulares podem dispensar entrevistas pessoais para novas solicitações ou renovações, de acordo com cada caso.
O Departamento de Estado divulgou que: “reconhece o impacto positivo das viagens aos Estados Unidos por estudantes estrangeiros e portadores de visto de trabalho temporário na economia dos EUA e está comprometido em facilitar as viagens de não imigrantes e reduzir ainda mais o tempo de espera de vistos. Temos o prazer de anunciar que o Secretário de Estado determinou a extensão da autoridade dos funcionários consulares para dispensar entrevistas pessoais para certas categorias de vistos de não imigrante até 31 de dezembro de 2023″.
O advogado, especialista em Direito Internacional, consultor de imigração e sócio da Leão Group, Leonardo Leão, comenta que existem 187 tipos de vistos para os EUA e os mais solicitados pelos brasileiros são os de turismo e negócios. Os Estados Unidos estão entre os destinos preferidos dos brasileiros para viagens turísticas no exterior. Mais de 6,2 milhões de brasileiros têm o visto norte-americano de turismo, dos quais 682 mil foram concedidos de janeiro a novembro do ano passado, segundo o Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA.
Nos onze meses de 2022, mais de 1 milhão de brasileiros se aventuraram em solo americano para atividades turísticas e o Brasil foi o sétimo país que mais enviou viajantes aos Estados Unidos, aponta o Escritório. “Os Estados Unidos estão atuando para facilitar a ida de não imigrantes ao país com a dispensa de entrevista para alguns casos de concessão de visto. Mesmo assim, quem planeja viajar ao país deve se preparar antecipadamente, com um ou dois anos de antecedência, para evitar problemas de última hora”, afirma Leonardo.
De acordo com a medida adotada pelos Estados Unidos, qualquer renovação de visto, incluindo de negócio e turismo (B1/B2), por exemplo, poderá ser dispensada da entrevista, se o visto anterior não tiver vencido há mais de 48 meses. Oficiais consulares também poderão dispensar a exigência de entrevistas nos casos de primeiro pedido ou renovação do visto H-2, voltado para estrangeiros que vão aos EUA realizar trabalhos temporários e sazonais. Ainda poderão ser isentos da entrevista solicitantes dos três tipos de visto de estudo e intercâmbio, F, M e J, além dos vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, caso já tenham recebido um visto americano anteriormente e nunca tenham tido um pedido de entrada nos EUA negado.
A decisão de dispensar a entrevista, no entanto, cabe aos funcionários consulares, que poderão exigir que ela seja feita mesmo nos casos elegíveis de isenção, de acordo com as condições de cada posto diplomático. Os candidatos devem verificar sites das embaixadas e consulados para obterem informações mais detalhadas.
“A Leao Group trabalha com todos os tipos de visto, de imigrantes e não imigrantes. Fazemos um planejamento imigratório de acordo com o perfil de cada pessoa que pretende viajar ao país. Nossa consultoria é focada em realizar o sonho dos brasileiros, desde os que querem visitar os Estados Unidos, os que pretendem trabalhar ou investir no país, até quem quer obter o green card. Cada situação depende de um planejamento diferenciado e um atendimento individualizado. Tudo é possível”, afirma Leão.
Sobre Leonardo Leão
É especialista em Direito Internacional, advogado, fundador, CEO e consultor de imigração e negócios internacionais da Leao Group. Mestre em Direito pela University of Miami School of Law, com especialização na University of Miami Division of Continuing & International Education. É pós-graduado em Direito Empresarial e Trabalhista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui MBA pela Massachusetts Institute of Business. Tem um vasto conhecimento e histórico comprovado de mais de 15 anos fornecendo conselhos indispensáveis aos clientes que buscam orientações em relação à internacionalização de carreiras e negócios.
ASCOM


Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil




Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de burlesonmatthew do Pixabay 
Imagem de Tumisu por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Sharon Ang do Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa by David Mark from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Luís Capellão
Foto: Rodrigo Calzone/ FESEB
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Image by VSRao from Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/ Vídeo - Terra e Gente
Fotos: André Frutuôso
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Arquivo Pessoal
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem ilustrativa sobre a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Milena Andrade
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Imagem de Oliver Graumnitz por Pixabay
Foto: Luciano Ramos
Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Frutuoso
FOTO: GABRIEL LORDELO
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Vinícius Guimarães
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti
Foto: Wilson Brito Filho/Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PM
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Leandro Almeida / Mídia Bahia
Fotos: Marcus Carneiro- Ascom/ Sudesb
Imagem de jacqueline macou do Pixabay
Arquivos pessoais
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Laila Brito-SDR
Foto: Letícia Oliveira
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Image by andrey_barsukov from Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by PublicDomainPictures from Pixabay