Beonmi, Nadine, Sophia, Geminoid, Ameca e Desdemona são alguns dos robôs humanoides, que estarão juntos em Genebra, na Suíça, para serem entrevistados por jornalistas na cúpula global sobre Inteligência Artificial (IA), um evento da ONU marcado para o dias 6 e 7 de julho.
Mais do que responder jornalistas, a promessa é que os robôs humanoides mostrem suas habilidades no combate a incêndios, distribuição de ajuda, prestação de cuidados à saúde e no manejo da agricultura sustentável.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 11, pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), da ONU, que organiza o . O intuito do evento, chamado Good Global Summit, é mostrar como as novas tecnologias e as IAs podem ajudar a alcançar um desenvolvimento sustentável na luta contra a crise climática e o apoio à ação humanitária.
“É do nosso interesse coletivo moldar a inteligência artificial mais rapidamente do que ela nos molda”, disse a nova secretária-geral da ITU, Doreen Bogdan-Martin, em comunicado. “Esta cúpula, a principal plataforma da ONU para a IA, reunirá as principais vozes que representam uma diversidade de interesses para garantir que a inteligência artificial possa ser um poderoso catalisador para o progresso em nossa corrida para salvar os objetivos de desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Os robôs e seus criadores são: Beonmi, primeiro robô humanóide de propósito geral totalmente funcional do mundo (Beyond Imagination); Nadine, um dos robôs sociais humanoides mais realistas do mundo (Universidade de Genebra); Sophia, primeiro robô embaixador da inovação para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Hanson Robotics); Geminoid, robô humanóide ultra-realista do Japão (Hiroshi Ishiguro); 4NE-1, um dos robôs humanóides cognitivos mais avançados do mundo, projetado para colaborar com humanos (Neura Robotics); Ai-Da Robot, primeiro artista robô ultra-realista (Aidan Meller); Grace, o robô humanoide de saúde mais avançado do mundo (SingularityNET); Desdêmona, o robô rockstar da Jam Galaxy Band; Ameca, um dos robôs humanoides mais realistas do mundo (Engineered Arts).
Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.