Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais da Bahia (Bope) fizeram uma explosão controlada de um artefato explosivo, na noite de sexta-feira, dia 5, no bairro de Pau da Lima, em Salvador. O artefato foi recebido como uma encomenda pelo topógrafo Felipe Cardoso, que havia feito a compra de um drone pela internet, através do site Mercado Livre.
Após acompanhar o processo de entrega do equipamento comprado através do rastreamento, a esposa do topógrafo, Denise Cardoso, retirou a encomenda na unidade central dos Correios, no bairro de Porto Seco Pirajá. Ao abrir a caixa, Felipe encontrou o artefato no lugar do drone e ao manusear o equipamento, acionou uma contagem regressiva. Ele falou com os vizinhos, e decidiu retirar o material de casa. Felipe levou o equipamento até um terreno, onde o Bope fez a explosão controlada.
De acordo com Felipe, a compra foi feita de uma pessoa física, no dia 23 de abril pelo site Mercado Livre. O envio foi feito pelos Correios. Ele estava acompanhando o trajeto, mas reclamou com o vendedor, por considerar o processo demorado. Ele foi informado pelo vendedor que o drone teria voltado e que a compra seria cancelada, já que, ainda segundo o vendedor, todos os drones à venda teriam sido vendidos.
No entanto, após insistir no rastreamento, Felipe descobriu que a encomenda estava no Centro de Distribuição dos Correios, no bairro de Porto Seco Pirajá, onde foi retirado. No entanto, após abrir a encomenda, Felipe e a esposa perceberam que o nome do destinatário estava errado, apesar do código de rastreio e do remetente estarem corretos. Ao mexer no equipamento, Felipe acionou uma espécie de cronômetro de contagem regressiva, em seguida, Felipe chamou a polícia.
Ainda segundo Felipe, a encomenda foi enviada no dia 25 de abril de Belo Horizonte para Salvador, e desde o dia 26 de abril chegou na unidade de distribuição dos Correios na capital baiana. Após uma tentativa de entrega frustrada, possivelmente, pelo erro no nome do destinatário, o equipamento foi levado para a Central dos Correios do Porto Seco Pirajá, onde a esposa de Felipe retirou o equipamento na sexta-feira.
Em nota, o Mercado Livre disse que assim que tomou conhecimento do caso, iniciou apuração interna para tomar as medidas cabíveis e apoiar as autoridades na investigação do ocorrido. A empresa disse ainda que apura entender se o vendedor está envolvido no envio do artefato ao cliente e, caso confirmada a sua participação, aplicará as penalidades previstas, mantendo o apoio às autoridades competentes na apuração do caso.
Felipe ainda tentou registrar ocorrência na delegacia do bairro do Pau da Lima, mas não conseguiu o registro. A Polícia Civil disse que a conduta no atendimento será apurada administrativamente, e que Felipe poderá comparecer na unidade, na segunda-feira, dia 8, para realizar o registro da ocorrência e ser ouvido.
Sobre o artefato, a Polícia Civil diz que após a explosão não restaram vestígios para acionamento da perícia, entretanto, outros elementos que possam identificar o remetente da encomenda serão utilizados na investigação.
Já os Correios informaram que eventuais casos de inconformidades nas entregas, quando reportados por meio dos canais oficiais de relacionamento, estão sendo prontamente averiguados e solucionados. A estatal pediu mais informações para tomar as providências pontuais, caso considere necessário.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.


Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA


Foto: Adriel Francisco 
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem de
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo