As ações da PM durante a Micareta de Feira de Santana (BA), registraram, dentre outros resultados, 21 prisões em flagrante durante os dias de festividade. A micareta mais tradicional do Brasil ocorreu entre os dias 19 e 23, quando se encerrou com um arrastão de trio elétrico no circuito Maneca Ferreira, contando com atuação de policiais de outras regiões do estado e do Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Durante as festividades, os pms foram empregados em patrulhas distribuídas no espaço do evento, em postos elevados de observação (PEOs) ou em um dos oito portais de abordagem nos acessos à folia. A coordenação com as demais forças de segurança se traduziu num baixo índice de ocorrências registradas e na prisão em flagrante, apenas por tropas policiais militares, de 21 pessoas, além da condução de 49 indivíduos a postos da Polícia Civil, o que resultou no registro de 19 termos circunstanciados de ocorrências (TCOs).
Nos portais de abordagem, seis pessoas foram detidas, sendo três com mandados de prisão em aberto e outras três por porte de drogas. A Operação Folia e Paz, que reforçava as ações de policiamento nos arredores do circuito registrou a apreensão de quatro pistolas de calibres 9mm e 765, um revólver de calibre 38, 127 porções de cocaína e 84 de maconha, quatro lança-perfumes e 67 pedras de crack. Além das ações de patrulhamento em toda a cidade, a PM realizou iniciativas de assistência social, apoio psicológico ou jurídico, educação e conscientização do público, como também de socialização e acolhimento, e de panfletagem junto a crianças, mulheres e ao efetivo de policiais empregados no circuito.
PMBA – DCS