Jequié: Mulher é presa ao tentar conseguir empréstimo com documentos falsos

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Uma mulher de 50 anos foi presa nesta terça-feira, dia 29, em Jequié, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste baiano. A acusada foi detida dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal por uso de documentos falsos.

O flagrante ocorreu após a polícia ter sido acionada pela gerência do banco que relatou a suspeita de documentos falsos. A mulher tentava fazer empréstimo no valor de R$ 38 mil. Após o flagrante, a acusada, que é moradora de Ilhéus, no Litoral Sul, foi levada à Delegacia de Furtos e Roubos, de Jequié.

Redação: Bahia Noticias | Informações: Blog do Marcos Frahm

Juazeiro: Plantação com 32 mil pés de maconha é erradicada

Foto: Divulgação/ SSP

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga erradicaram uma plantação de 32 mil pés de maconha, prenderam seis pessoas e apreenderam uma arma de fogo na terça-feira, dia 29, na zona rural de Juazeiro, a 507 quilômetros de Salvador.

A PM recebeu denúncia de uma plantação de maconha em uma fazenda no povoado Lagoa do Boi, zona rural do município de Juazeiro, e deslocou uma equipe até o endereço. A guarnição encontrou o plantio da droga e deu voz de prisão aos seis suspeitos que estavam no local. Um deles portava uma espingarda e resistiu à prisão, mas foi contido por um disparo na perna, sendo socorrido e hospitalizado sem risco de morte.

Além da arma de fogo, a guarnição apreendeu com o grupo quatro cartuchos calibre 28, um saco de nylon com sementes de maconha, quatro celulares e R$ 35,00 em espécie. O plantio foi erradicado e incinerado no local. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Juazeiro, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico.

SSP

SAJ: Polícia prende homem por cultivar maconha em estufa

Foto: Divulgação/ PC

A Polícia da 4ª Coorpin prendeu um homem por cultivo de maconha em residência no bairro Cajueiro, na tarde dessa terça-feira, dia 29, em Santo Antônio de Jesus (BA).

Segundo informações policiais, a guarnição se deslocou até a residência na Rua C, após o suspeito de iniciais L.S.P. divulgar nas redes sociais um cultivo de maconha em estufa.

Ao chegar no apartamento do suspeito, a polícia encontrou 05 pés de maconha cultivados; 03 trouxinhas de maconha; 01 balança de precisão; 01 máquina de cartão; além de produtos e adubos usados para cultivar a erva. A polícia encaminhou o suspeito e todo o material para a delegacia do município.

Blog do Valente

Lençóis: Associações de comércio e turismo cobram reabertura do Aeroporto

Foto: Ulgo Oliveira/ Seinfra

Presidentes das associações comerciais, industriais e turísticas dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Seabra, além do distrito do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, reclamam da falta de resposta do governo da Bahia sobre a desativação do Aeroporto de Lençóis. Desde 2020, o equipamento deixou de receber voos comerciais, devido à Covid-19 e a problemas administrativos.

Nesta quarta-feira, dia 30, as associações divulgaram uma carta que enviaram para o governador Rui Costa (PT), ainda em fevereiro. Até o momento, a gestão estadual apenas sinalizou o recebimento do documento. A carta afirma que, com a interrupção dos voos, o turismo ficou restrito aos visitantes regionais em sua maioria. “Diminuindo drasticamente o número de visitantes estrangeiros ou de outros estados e impactando a economia de várias cidades, fazendo com que muitos turistas desistissem da viagem pela dificuldade do acesso às cidades turísticas que compõem o Território da Chapada Diamantina”, dizem as associações.

Com isso, os presidentes da ACEL, ACEAP, ACISE e ACOMTUV pedem pela reativação e funcionamento do Aeroporto e também a designação de uma nova empresa administradora para ele. “Uma nova empresa administradora que promova a homologação do aeroporto e a sua devida instrumentalização, pois consideramos o Aeroporto Cel. Horácio de Mattos fundamental para consolidação do turismo nacional e internacional da Chapada Diamantina”, escrevem.

Metro1

Jaguaquara, SAJ e Cravolândia passam a fazer parte do Mapa de Turismo Brasileiro

Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA

O Ministério do Turismo divulgou na segunda-feira, dia 28, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

A Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, agora passa a ser considerada pelo MTUR uma Instância de Governança Regional da qual 26 municípios fazem parte, dos 26 municípios apenas 13 estão no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo que 3 novos integram o Mapa: Jaguaquara, Santo Antônio de Jesus e Cravolândia.

Deixaram de fazer parte do Mapa os Municípios Turístico de: SANTA TERESINHA e ITATIM, que desde 2019 estavam inseridos no Mapa. Estão no Mapa do Turismo Brasileiro na Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá: Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus (novo), Castro Alves, Mutuipe, Ubaira, Jiquiriçá, Santa Inês, Cravolândia (novo), Dom Macedo Costa, Milagres, Varzedo e Jaguaquara (novo).

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Criativa

*ATENÇÃO: Ao replicar as matérias redigidas ou editadas pelo Tribuna do Recôncavo favor manter a fonte.

Itaberaba: Mulher é presa com cocaína avaliada em R$ 360 mil

Foto: Divulgação/ PRF na Bahia

Uma mulher foi presa na tarde desta segunda-feira, dia 28, ao ser flagrada com pasta base de cocaína. O material renderia cerca de R$ 360 mil ao tráfico de drogas. O fato ocorreu em um trecho da BR-242 de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu, na Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, a acusada estava em um ônibus que foi parado para a fiscalização. Na abordagem aos passageiros, os agentes perceberam que uma das passageiras apresentava um nervosismo incomum. Eles então decidiram fazer uma vistoria, quando encontraram os tabletes de pasta base de cocaína escondida na bagagem da acusada.

A droga apreendida pesou três quilos. Questionada, a mulher disse que recebeu a droga em Goiânia (GO) e a entregaria em Feira de Santana. Para o serviço, ela ganharia R$ 1,5 mil. Ainda segundo a PRF, a pasta base de cocaína é um primeiro produto resultante do beneficiamento da folha de coca e tem um valor elevado no mercado de drogas. Após o flagrante, a mulher foi encaminhada com a carga para uma delegacia de Itaberaba.

Bahia Noticias