Muniz Ferreira: MP aciona ex-prefeito suspeito de não repassar verba de INSS

Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

O ex-prefeito de Muniz Ferreira, no Recôncavo baiano, Wellington Sena Vieira, foi acionado na Justiça. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), o gestor deixou de repassar, entre 2017 e 2020, contribuições previdenciárias descontadas da remuneração dos servidores municipais ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Conforme a ação do promotor Leandro Ribeiro Oliveira, ajuizada na quarta-feira, dia 30/03, o ex-prefeito causou um débito de mais de R$ 2 milhões à Receita Federal. Com isso, o Município foi obrigado a pagar, de juros e multas, R$ 567 mil. Na ação, o promotor de Justiça acusa improbidade administrativa, ato ilegal cometido por agente público, por causar dano ao erário.

Como forma de punição, o promotor pediu à Justiça a indisponibilidade dos bens de Wellington Vieira no mesmo valor do débito, R$ 567 mil, para ressarcimento aos cofres públicos. O MP-BA solicitou ainda a perda dos bens ou valores acrescidos de forma ilícita ao patrimônio do ex-gestor, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 anos, além de pagamento de multa, entre outras medidas.

Bahia Noticias

Itabuna: Caminhão tomba em pista na BR-415 e carga de 25 mil de carne é saqueada

Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz

Uma carreta com 25 mil quilos de carne tombou em um trecho da BR-415 de Itabuna, no Sul, na tarde de quinta-feira, dia 31. Apesar do ocorrido, ninguém se feriu. O motorista perdeu o controle de veículo quando subia uma pisa inclinada, o caminhão desceu de ré e tombou.

Com a carga espalhada na pista, moradores e pessoas que passavam pelo trecho saquearam a carga de 25 mil quilos de carne. Algumas pessoas chegaram a levar a mercadoria na cabeça para conseguir carregá-la. Outras carregaram a carne em um carrinho de mão ou bicicleta.

Ainda segundo informações, o veículo tinha saído de Itapetinga, com destino a Salvador. Em nota, a Polícia Militar informou que não conseguiu impedir o saqueamento, já que havia poucos agentes na ocorrência. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia disse que também esteve no local, mas a carga já havia sido saqueada.

Redação: Bahia Noticias | Informações: TV Santa Cruz

Conquista e Porto Seguro liberam máscaras em locais fechados

Foto: Pixabay

Os municípios de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; e Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano; decidiram liberar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais fechados. Elas são as primeiras cidades do estado a adotar a medida. As flexibilizações já valem a partir desta sexta-feira, dia 1ª, em Vitória da Conquista e neste sábado, dia 02, em Porto Seguro.

Nas duas cidades, no entanto, será obrigatório ainda o uso de máscaras em transporte coletivo, bancos e unidades de saúde em Vitória da Conquista; e em escolas, unidades de saúde e transporte coletivo, exceto balsas, em Porto Seguro. Os municípios justificaram as medidas. Em Porto Seguro, a prefeitura afirmou que, além da desmobilização do Hospital Municipal destinado a pacientes com Covid-19, a vacinação contra a doença tem avançado.

O município informou que 90.873 pessoas, entre adultos, adolescentes e crianças, já receberam, pelo menos, duas doses. No caso de Vitória da Conquista, a gestão disse que, além da redução de internações e óbitos houve uma diminuição da média semanal de casos ativos da Covid-19 pela sexta semana consecutiva. “Neste momento, a média diária está em 3,57, quando em fevereiro chegou a ser registrado uma média diária de 268,57 de casos confirmados”, diz o comunicado.

Bahia Noticias

Neoenergia Coelba recebe Selo Empresa Irmã 2021 das Obras Sociais Irmã Dulce

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

A Neoenergia Coelba recebeu, na manhã desta quinta-feira (31), o Selo Empresa Irmã 2021, das Obras Sociais Irmã Dulce, como forma de reconhecimento pelas contribuições realizadas pela distribuidora à instituição no ano passado.

Em evento realizado no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, representantes da distribuidora receberam o diploma representando o Selo Empresa Irmã.

As ações realizadas pela Neoenergia Coelba com a instituição foram por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel.

As iniciativas estiveram voltadas à eficientização energética para a redução do consumo de energia. Para saber mais sobre as Obras Sociais Irmã Dulce e com contribuir acesse www.irmadulce.org.br.

Mutuípe: Moradores do Riachão do Vinhático reclamam de fio de alta tensão caído

Foto: Reprodução/ Mídia Bahia

Moradores da região do Riachão do Vinhático, na zona rural de Mutuípe (BA), reclamam de um fio de alta tensão caído em uma estrada há mais de cinco dias. A fiação está próximo a ponte de Abel.

Animais estão morrendo eletrocutados e o temor é que alguma pessoa seja a próxima vítima. Diversas ligações já foram feitas à Coelba, mas o problema ainda não foi solucionado.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia

Obras Sociais Irmã Dulce entrega Selo Empresa Irmã para a Braskem

Foto: Divulgação | OSID

A Braskem recebeu o Selo Empresa Irmã das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na categoria diamante, em reconhecimento por suas ações de apoio ao trabalho da instituição. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, dia 31, durante cerimônia no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que contou com a participação da superintendente da OSID Maria Rita Pontes e da gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges.

Essa é a 13ª vez que a Braskem é homenageada nas 15 edições do selo, que também foi entregue para outras empresas. Recebem a condecoração, parceiros que apoiam uma ou mais ações da OSID, por meio do patrocínio de um projeto social da instituição, promoção de campanha ou evento em prol das Obras Sociais, doação de bens, serviços ou recursos financeiros e aquisição dos Panetones Santa Dulce.

Desde 2008, a Braskem promove inúmeras ações em prol das Obras Sociais, incluindo doação de cestas básicas, kits de higiene e outros materiais, apoio financeiro para projetos da instituição, compra de panetones e promoção de campanha interna para sensibilizar os integrantes da empresa a se tornarem doadores. Em 2020, a indústria intensificou as iniciativas, ajudando a OSID no enfrentamento da pandemia. Recentemente, a Braskem doou mais de R$ 370 mil para reforma do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) e adoção de três turmas do ensino fundamental do CESA.

ASCOM