Brasil vive retrocessos desde a saída do PT do poder, diz Lula em Salvador

Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou nesta quinta-feira, dia 31, em Salvador (BA), dos retrocessos nas políticas sociais que o Brasil teve depois que os governos petistas deixaram o poder. Houve, por exemplo, perda de direitos e defasagem salarial, com reajustes incapazes de recompor o impacto da inflação nos preços.

Mais pobres, muitas pessoas não conseguem comprar comida e passam fome. Nos tempos do PT, quando o Brasil saiu do Mapa da Fome, 90% das categorias organizadas tinham reajustes salariais acima da inflação, o que assegurava a manutenção do poder de compra e dignidade para as pessoas mais pobres.

Atualmente, a inflação bate recorde e uma das razões é a alta constante dos combustíveis. Lula afirmou que a causa, diferentemente do que diz o governo, não é a guerra na Ucrânia. “Ninguém deve acreditar que a gasolina está cara por causa da guerra na Ucrânia. Ninguém deve acreditar quando o presidente diz que, se pudesse, dava um murro na mesa e consertava o preço. Ele está mentindo. Ele pode consertar. É só reunir o conselho de Administração, o Conselho Nacional de política energética e dizer que não quer preço dolarizado”, afirmou. (mais…)

Governo Federal entrega 100 moradias a famílias de baixa renda da cidade de Una na Bahia

Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou nesta quinta-feira, dia 31, as chaves de 100 moradias a famílias de baixa renda no bairro de Sucupira, na cidade de Una, na Bahia. O investimento no Loteamento Nova Una foi de R$ 6,5 milhões. A projeção é de que 400 pessoas sejam beneficiadas com a casa própria.

Para o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos, as moradias dão dignidade à vida das pessoas mais vulneráveis. Ele ressaltou a importância das residências para que as famílias tenham condições de ter uma vida melhor.

“A partir do momento que uma família tem um teto digno, adequado, com parcelas adequadas à capacidade de pagamento, há uma transformação dessa família, que tem muito mais tranquilidade para se desenvolver, cuidar bem dos seus filhos”, destacou. (mais…)

Lula lança Jerônimo na Bahia e aconselha: “comece pelos mais necessitados”

Foto: Divulgação

No evento de lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, em Salvador, nesta quinta (31), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou para um auditório lotado sobre o carinho que tem pelo povo baiano. O presidente disse ter se surpreendido com o tamanho do evento e com a animação do público e destacou que Jerônimo, por sua trajetória, já é um herói do sertão.

“Quando fui avisado que deveria vir à Bahia para fazer a apresentação do companheiro Jerônimo, eu pensei que era aquele herói da televisão, Jerônimo, o herói do sertão. Quando eu cheguei aqui, descobri que era o secretário da Educação. Mas o cara que nasceu na cidade de Aiquara e vai ser candidato a governador da Bahia é um verdadeiro herói do sertão, porque conseguiu ultrapassar todas as barreiras”, brincou Lula, exibindo seu carinho pela alegria e pelo jeito baiano.

“Vocês outra vez me surpreenderam”, disse. “Eu gosto tanto da Bahia que eu desconfio que em alguma encarnação eu nasci na Bahia. Porque o carinho que vocês têm comigo é um carinho excepcional, assim como o carinho que eu tenho por vocês, a alegria, o jeito bonito de vocês falarem, o jeito bonito de vocês cantarem, as coisas que vocês falam. Eu quero dizer para vocês que a Bahia vai continuar sendo governada por gente decente”. (mais…)

SAJ: PM prende suspeito após tentativa tentativa de homicídio na Rua Cosme e Damião

Imagem de tevenet por Pixabay

Na tarde desta quarta-feira, dia 30, um homem sofreu uma tentativa de homicídio, após homens encapuzados invadirem um estabelecimento na Rua Cosme Damião no bairro do Andaiá em Santo Antônio de Jesus e deflagram os disparos.

Segundo a PM, após o ocorrido, um suspeito foi detido em flagrante e uma arma de fogo apreendida. Ainda conforme a polícia, o ferido foi levado para o HRSAJ com vida, entretanto o Voz da Bahia ainda não tem informações sobre o estado de saúde. A autoria e motivação do crime continua sendo investigada.

Voz da Bahia

Caminhão tomba na BR-244 entre Lençóis e Valença

Imagem Ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

A BR-244 ficou fechada durante um período da tarde de quarta-feira, dia 30, depois que um caminhão tombou e ficou atravessado na pista na região entre as cidades de Lençóis e Valença, próximo ao morro do Pai Inácio.

Ainda na própria quarta-feira a pista foi liberada por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Não há informações sobre o estado de saúde do motorista do caminhão.

Por conta do acidente, parte de uma ponte que fica na via ficou destruída. O bloqueio da pista gerou engarrafamento de caminhoneiros que não puderam seguir viagem.

Metro1

Irecê confirma realização do São João em 2022

O prefeito de Irecê (BA), Elmo Vaz, anunciou, nesta quarta-feira, dia 30, que o município do norte baiano terá festa de São João em 2022. A informação foi divulgada nas redes sociais do gestor. Irecê é a segunda cidade do estado a confirmar os festejos.

Cruz das Almas, no recôncavo baiano, já divulgou as primeiras atrações de sua festa. Na publicação, Elmo Vaz afirma que a prefeitura se organiza para divulgar a grade de atrações nos próximos dias.

O anúncio do prefeito ocorreu após o governador Rui Costa afirmar que determinou planejamento de festas juninas no estado e que há mais de 90% de chance de ter São João no estado.

Metro1