Funceb abre pré-inscrição para curso gratuito de Iniciação Teatral 2022

Foto: Diney Araújo

De 24 de março a 3 de abril de 2022 está aberta a pré-inscrição da convocatória para ingresso de novos estudantes no Curso de Iniciação Teatral do Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado. Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos, sem experiência prévia na área, através de formulário online.

Serão abertas 40 vagas gratuitas para novos estudantes. O curso terá duração de oito meses no período de 18 de abril a 30 de novembro de 2022. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30 (pessoas de 15 a 17 anos), e das 16h às 17h30 (pessoas acima de 18 anos), no Centro de Formação em Artes da Funceb, localizado no Pelourinho.

Após o período de pré-inscrição, a lista de pessoas candidatas pré-inscritas será divulgado no site da Funceb em 4 de abril. No dia seguinte (5/04) será aberto período de recurso, e no dia 6 será a divulgação do resultado pós-recursos. As 40 vagas serão disponibilizadas via sorteio online que será realizado em 7 de abril com acompanhamento da comissão de validação do sorteio. (mais…)

Governo da Bahia prorroga Programa Educar para Trabalhar

Foto: Divulgação/ SEC

O Governo da Bahia prorrogou o Programa Educar para Trabalhar, para o ano de 2022, em decreto publicado, neste sábado (26), no Diário Oficial do Estado. A inciativa, lançada em março de 2021, faz parte da expansão da oferta da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual e visa proporcionar mais oportunidades de qualificação profissional para os estudantes e egressos da rede estadual.

O Educar para Trabalhar oferta 43 cursos na modalidade Educação à Distância (EAD) de Formação Inicial e Continuada (FIC), em 10 eixos tecnológicos. Com o registro das matrículas do Educar para Trabalhar, a Educação Profissional e Tecnológica chegou a todos os 27 Territórios de Identidade e nos 417 municípios da Bahia. Ao total serão disponibilizadas 200 mil vagas.

O programa é executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com entrega de certificação, e serve como atividade complementar.

Baixe aqui o decreto.

Fonte: Ascom/ SEC

Pilão Arcado: Unidade de beneficiamento de buriti é inaugurada na região dos Brejos

Divulgação/ SDR e CAR

O Governo da Bahia inaugurou a agroindústria de beneficiamento de buriti na comunidade Brejo Dois Irmãos. A unidade beneficia diretamente famílias de 05 comunidades que vivem numa das regiões mais remotas do município de Pilão Arcado.

O empreendimento no valor R$ 438 mil foi inaugurado na última sexta-feira, dia 25, e integra as ações do Pró-Semiarido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com co-financimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Na ocasião, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, parabenizou e agradeceu a comunidade pelo empenho e sinalizou que o Governo está trabalhando na renovação da parceria com o Fida para chegada de mais recursos para fortalecer a agricultura familiar e falou ainda, do compromisso de investir no beneficiamento da cana-de-açúcar na região dos Brejos. (mais…)

Escritor Jeferson Tenório recebe ameaças por palestra em escola da Bahia

Foto: UFMG/DIVULGAÇÃO/JC

O escritor Jeferson Tenório recebeu, no último dia 16, uma mensagem no Instagram dizendo que ele teria seu “CPF cancelado” se desse uma palestra na Land School, escola de Salvador (BA). O autor da mensagem, enviada pelo perfil @estudante_anonimo123, reclamava de ter sido obrigado a ler “O avesso da pele”, romance de Tenório lançado pela Companhia das Letras em 2020 e premiado com o Jabuti no ano passado.

“Eu prefiro fzr 10 horas de aula de matemática (..) do q ter que ouvir essa militância”, dizia o texto, “Eh mlhr vc meter o pé e sair do país. Se nn vc tá fudido irmão”. Tenório, que vive em Porto Alegre, imediatamente registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Virtual da Bahia e avisou a Land School e a Companhia das Letras.

Por não poder garantir a segurança do autor, a escola optou por migrar a palestra para o ambiente virtual. Na última segunda-feira, Tenório conversou com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Land School. Segundo o escritor, o papo foi bom e não houve nenhum incidente.

Metro1

Bahia sofre sexto aumento de gasolina no ano

Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil

A Bahia terá um novo aumento no preço da gasolina. De acordo com o Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia), distribuidoras e postos de combustíveis foram informados do sexto aumento dos preços da gasolina e do diesel na manhã deste sábado (26).

Segundo o sindicato, a Acelen, operadora da Refinaria Mataripe, aumentou em R$0,15 o preço do litro da gasolina A, e em R$0,56 o preço do litro do diesel S10 para as distribuidoras. Por meio de nota, a Acelen justificou o aumento com a guerra que ocorre na Ucrânia.  “Nos últimos 26 dias, com o agravamento da crise gerada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, o preço internacional do barril de petróleo disparou, superando os US$120 por barril, o que gerou impacto direto nos custos de produção”.

Ainda segundo a Acelen, o aumento será de 12,5% para o Diesel S10 e 3,7% para a Gasolina A, enquanto o Diesel S500 não sofre mudanças no preço.  A refinaria já começa a vender os combustíveis às distribuidoras com o novo reajuste a partir de hoje. Já a decisão de repassar os aumentos ou não aos consumidores – ou seja, aumentar ou não o preço na bomba de gasolina para quem abastece – cabe às distribuidoras e a cada posto.

Metro1

Eunápolis suspende uso de máscaras em ambientes abertos

Imagem de HubertPhotographer por Pixabay

A prefeitura de Eunápolis, município do extremo sul da Bahia, anunciou nesta sexta-feira (25) a flexibilização do uso de máscaras contra a Covid-19. Em ambientes abertos, o uso não é mais obrigatório. Nos locais fechados, a utilização de máscaras permanece obrigatória. Além disso, os locais privados e públicos serão monitorados. O decreto com as novas determinações foi publicado na edição do Diário Oficial do Município deste sábado (26).

Segundo a gestão, a decisão teve como base os dados oficiais da Secretaria de Saúde, que demonstram queda no número de internações por Covid e de casos ativos no município. Também teriam sido levados em consideração os índices epidemiológicos apresentados pela pasta, juntamente com o cenário epidemiológico estadual.  A cidade tem 10 casos ativos do novo coronavírus.

Metro1