Brasileiros têm até o dia 31 de março para participar da consulta Cidades Sustentáveis da ONU-Habitat

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
  • Pesquisa irá apurar as condições de vida nas cidades brasileiras
  • Realizada desde 2018, consulta pública nacional faz raio-X sobre como cidades do país avançam para se tornarem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
  • Neste ano, consulta inclui perguntas sobre as ações das administrações municipais na contenção da covid-19

Está chegando ao final a 4ª edição do Cidades Sustentáveis, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat. Os brasileiros interessados em participar da consulta terão até o dia 31 de março para fazê-lo. A participação é voluntária e seus resultados servirão para medir a percepção dos brasileiros sobre como suas cidades estão evoluindo para alcançar Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU (ODS 11), que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Na edição deste ano, a pesquisa contém perguntas sobre como os cidadãos avaliam as políticas de combate à pandemia de Covid-19 em suas cidades.

A consulta Cidades Sustentáveis se insere no programa da ONU e dos seus parceiros no Brasil, que estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O que são as ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 193 Estados membros da ONU, incluindo o Brasil, comprometeram-se a adotar a chamada Agenda Pós-2015, considerada uma das mais ambiciosas da história da diplomacia internacional. A partir dela, as nações trabalharão para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cidades Sustentáveis no Brasil

No Brasil a ONU-Habitat escolheu a GovTech Colab como plataforma onde acontece a consulta. Para responder às perguntas, basta entrar em no consultas.colab.re ou baixar gratuitamente o aplicativo Colab para celulares de sistema Android ou iOS. (mais…)

PRF retira 102 motos de circulação e multa 390 condutores por irregularidades no trânsito

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal retirou 102 motocicletas e multou 390 motociclistas por diversas irregularidades no trânsito entre a última terça-feira (22) e esta quinta (24) na Bahia. A ação fez parte da Operação Cavalo de Aço, com foco em intensificar as fiscalizações de motocicletas. Durante os três dias de atividades, foram abordados 400 veículos e 444 pessoas tiveram seus documentos consultados nos sistemas da PRF.

A PRF informou que, durante as atividades, constatou-se muitos condutores conduzindo motocicletas sem CNH e autorização para conduzir ciclomotores, além de um grande número de motocicletas circulando sem placa, sem pagamento das taxas e tributos obrigatórios e em mau estado de conservação.

Na operação, uma pessoa foi detida por possuir um mandado de prisão em aberto e encaminhada para a Polícia Judiciária local.

Metro1

Bahia tem gasolina mais cara do Brasil, diz ANP

O preço máximo da gasolina vendida no Brasil chegou perto de R$ 9, de acordo com pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgada nesta sexta (25). Nesta semana, o preço máximo encontrado nas bombas chegou a R$ 8,949 na Bahia. É o maior preço já registrado pela ANP.

É a terceira semana seguida em que os preços máximos no país estão acima dos R$ 8.

Na semana passada, o maior valor verificado no país foi de R$ 8,399 por litro no Rio de Janeiro. Há duas semanas, o teto já havia ficado com a Bahia, com R$ 8,770 por litro. Apesar do alto valor, o preço médio do litro da gasolina recuou 0,78% nos postos do país nesta semana.

Metro1

Ilhéus: Comunidade quilombola relata ameaças de homens armados após ocupação de área

Foto: Divulgação

Uma comunidade quilombola em Ilhéus, no Litoral Sul, registrou queixa na Polícia Federal e na Polícia Civil. Eles relatam ameaças de homens armados. O último caso ocorreu na quarta-feira (23) quando um homem apontou uma arma para um quilombola.

No domingo passado (20) quando o grupo decidiu ocupar uma área dentro do terreno destinado a eles, a situação foi mais apreensiva. Por volta das 11h, três homens armados chegaram ao local e começaram a intimidar os quilombolas, atirando a esmo. Apesar dos disparos, ninguém ficou ferido. Em torno de 44 famílias da comunidade Alto Terra Nova estão no local, que fica às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca, BA-262, na área do distrito de São José.

Conforme informou Nivaldo Andrade, uma das lideranças da comunidade, a ocupação do domingo visa chamar a atenção para acelerar o processo de demarcação, último passo para a legitimação da posse do local. Conforme Andrade, a fazenda já recebeu certificação da Fundação Cultural Palmares, faltando apenas o aval do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). (mais…)

Nazaré: Dupla é presa com mais de 6 mil porções de drogas

Foto: Divulgação/ SSP

Policiais da 3ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Santo Antônio de Jesus) e da Delegacia Territorial de Nazaré localizaram, nesta quinta-feira, dia 24, na cidade de Nazaré (BA) mais de 6,6 mil porções de entorpecentes prontas para a comercialização, drogas em tabletes, munições e outros itens utilizados no comércio ilegal. O material foi encontrado com dois suspeitos de tráfico.

Os policiais monitoravam os suspeitos quando receberam a informação que haveria uma entrega de grande quantidade de drogas. As equipes flagraram um homem retirando o material de um veículo e entregando em um imóvel, no bairro de Muritiba. O responsável pela entrega e uma mulher, que recebia o material, foram capturados em flagrante. De acordo com o delegado Adilson Bezerra de Freitas, titular da DT de Nazaré, o homem era motorista de aplicativo e já atuava também no transporte de drogas para líderes do tráfico na região.

Com a dupla foram encontrados mais de 4,6 mil porções de cocaína, nove quilos de maconha e mais de 1,8 mil porções da erva, três quilos de crack e 159 embalagens menores, sete porções de haxixe, quatro balanças, 11 munições, dois cadernos com anotações do tráfico de entorpecentes, lâmina de corte, faca, dois celulares, embalagens vazias, relógio, dinheiro e um veículo Ford Ka. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse de munições e permanece custodiado na unidade à disposição da Justiça.

SSP

Guanambi: Acidente entre moto e carreta termina com vítima fatal na BR-122

Foto: Arquivo Pessoal

Um acidente entre uma carreta e uma moto na noite desta quarta-feira, dia 23, na BR-122, no município de Guanambi (BA), terminou em fatalidade. O motociclista, identificado como Anderson Rodrigues Silva, 31 anos, não resistiu a colisão e morreu no local.

O motorista da carreta, identificado como Wellington Costa Ferreira, trafegava normalmente com a velocidade média de 60km/h, quando foi surpreendido pela motocicleta que invadiu a contramão, sendo impossível evitar o acidente.

O Departamento de Polícia Técnica realizou os procedimentos de praxe na pista. Após realização da perícia, os veículos envolvidos foram liberados. O motorista foi conduzido à 22ª Coorpin para prestar esclarecimentos.

Redação: Bahia Noticias | Informações: Achei Sudoeste