Juazeiro: Policiais e bombeiros militares ganham unidade de atendimento no SAC

Foto: DCS PM

Identificar legalmente os militares baianos em qualquer lugar do mundo, além de regular o porte de armas de fogo. Essa é a função da Carteira de Identidade Funcional, cuja renovação é um dos 11 serviços disponíveis na nova unidade do Serviço de Atendimento aos Militares Estaduais (SAME). Essa é a quarta unidade SAME na Rede SAC e vai funcionar no SAC Juazeiro, localizado no Juá Garden Shopping. A solenidade de inauguração está marcada para esta sexta-feira (8), às 10h30, com a presença da coordenadora do SAC, Cecília Pereira.

A unidade, que é exclusiva a policiais e bombeiros militares da ativa e inativos (aposentados e reformados), tem capacidade para realizar cerca de 100 atendimentos diários, por ordem de chegada. Além da Renovação da Carteira de Identidade Funcional, o SAME realiza a Renovação do Certificado de Registro de Arma de Fogo Pertencente a Militar Estadual (CRAF), para policial militar inativo, e ainda a solicitação da Certidão de Tempo de Contribuição para ex-policial militar, dentre outros serviços.

A inauguração atende ao processo de expansão do serviço, que já possui unidades no SAC Bela Vista, Conquista I e Itabuna. O objetivo principal do SAME é agregar qualidade, agilidade e eficiência aos serviços prestados aos militares. “É uma satisfação para a Polícia Militar da Bahia essa parceria com o SAC no intuito de oferecer serviço ao efetivo da corporação, em extensivo aos Bombeiros Militares, evitando o deslocamento deles para a capital”, ressaltou o comandante-geral da PMBA, Coronel Paulo Coutinho. (mais…)

Araci: Governo entrega ambulâncias e autoriza obras de infraestrutura e abastecimento de água

Foto: Manu Dias/ GOVBA

No dia em que completa 63 anos de emancipação política, o município de Araci recebeu a visita do governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira (7). Foram entregues três novas ambulâncias adquiridas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e destinadas às prefeituras de Araci, Inhambupe e Teofilândia; além de dois ônibus escolares que vão servir a estudantes de Araci e Teofilândia.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) fará licitação para implantação do sistema de água dos povoados de Lagoa de Cima, Retirada, Nossa Esperança, Laranjeiras e Rufino, em Araci. Também haverá reconstrução e ampliação da barragem Serra Branca. Os investimentos somam R$ 4,9 milhões.

Esporte e educação

Rui visitou a área onde será construído o estádio de futebol de Araci, obra que ficará a cargo da Superintendência dos Desportos (Sudesb), órgão da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele também esteve no canteiro de obras do colégio estadual que vai funcionar em tempo integral no município. A nova unidade terá 35 salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com vestiário, campo society com arquibancada e pista de atletismo. (mais…)

Estudantes baianos representam o Estado na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Biologia

Foto: Divulgação

Foram aprovados 78 estudantes baianos para a segunda fase da 18º edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan. Com o resultado, a Bahia superou em performance 13 estados, entre eles Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Amazonas, Sergipe e Goiás.

Realizada no formato online, a etapa seguinte da OBB está agendada para sexta-feira (08), durante todo o dia. Nessa seletiva, os alunos vão responder questões relacionadas a botânica, zoologia, anatomia, biossistemática, farmacologia e vários outros assuntos. Os mais bem ranqueados vão para a última fase, marcada para maio. Na etapa final, finalistas irão disputar a 33ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e a 16ª edição da Ibero-Americana de Biologia (OIAB), ainda este ano.

O estudante do Colégio Cândido Portinari Vitor Fascio Barbosa, de 16 anos, está no 2º ano do Ensino Médio e é um dos 78 classificados da Bahia para a segunda fase. “Uma alegria ter passado para a nova etapa. Participei da olimpíada no ano passado, mas infelizmente fiquei na primeira fase. Ainda bem que neste ano foi diferente”, comemora. (mais…)

Seabra: Hospital Regional da Chapada bate recorde de cirurgias e exames no primeiro trimestre de 2022

Imagem Ilustrativa | Foto: Manu Dias/ AGECOM

Empenho, dedicação e trabalho de excelência. Essa vem sendo a fórmula de sucesso utilizada pela equipe do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, para aumentar o atendimento à população de municípios da Chapada Diamantina. Somente nos primeiros três meses de 2022, a unidade administrada pela Fundação Fabamed registrou números recordes de atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias.

Ao todo, no período entre janeiro e março, foram feitos mais de 8 mil exames entre ambulatoriais e de imagem, além de 758 cirurgias entre ortopédicas e gerais. Dessas, 227 foram ortopédicas e 531 destinadas a pacientes que necessitavam de outros tipos de atendimentos cirúrgicos. Inaugurado em 2017 e referência para 11 cidades da região, o HRC oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

O diretor médico da unidade, Everson Matt, destaca que o hospital também realiza procedimentos eletivos e atende pacientes cadastrados no sistema Lista Única do Governo do Estado. “Nós temos um serviço de urgência e emergência onde dispomos de cirurgião-geral, anestesista e ortopedista dando suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Associado a esse serviço, temos o ambulatorial, onde realizamos a triagem e as cirurgias eletivas. Seguimos aumentando o número de cirurgias realizadas a cada dia para zerar a lista de pacientes que estavam aguardando em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19”, explica.

Unidade de referência

O HRC possui 110 leitos, sendo 30 UTIs divididas entre geral (20) e Covid-19 (10). A unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

Fonte: Ascom/Sesab

Cafarnaum: Governo assina ordem de serviço para pavimentação da BR-122 e autoriza nova escola

Foto: Manu Dias/ GOVBA

O município de Cafarnaum recebeu a visita do governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8), para a entrega de obras e autorização de novas intervenções. Destaque para a pavimentação da BR-122, entre o entroncamento da BA-052 (Morro do Chapéu), Cafarnaum e o entroncamento da BA-434 (distrito de Segredo, em Souto Soares), que teve ordem de serviço assinada pelo governador.

A obra, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), receberá um investimento de mais de R$ 70 milhões e vai beneficiar 119 mil habitantes de Cafarnaum, Mulungu do Morro, Morro do Chapéu, Souto Soares, Iraquara e Várzea Nova.

O governador também assinou ordem de serviço para implantação do sistema de abastecimento de água da localidade de Cigana e deu autorização para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), iniciar a licitação para implantação do sistema de abastecimento de água da localidade de Canal. (mais…)

Morro de São Paulo: Gestão municipal suspende contrato de operadora de terminal

Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA

A gestão municipal de Cairu, no baixo sul da Bahia, suspendeu o contrato com a administradora dos terminais hidroviários da Gamboa e Morro de São Paulo, local turístico da cidade. A medida foi tomada na terça-feira, dia 05, depois que a empresa impediu a passagem de estudantes, cobrando uma taxa de circulação. O transporte entre os dois terminais segue normalmente, porque é feito pela Associação de Transporte Marítimo (Astram). A suspensão é apenas para a concessão de uso dos terminais, que pertence ao município.

O prefeito Hildécio Meireles, informou que a empresa violou a lei municipal que garante a isenção do pagamento da Tarifa de Utilização de Terminais (TUTE) aos moradores e trabalhadores de Cairu, e descumpriu a disponibilização de métodos de pagamento como pix, cartões de crédito e débito para o público que não é isento.

Hildécio disse ainda que os funcionários da empresa têm praticados maus tratos às pessoas no terminal. A medida de suspensão do contrato de concessão foi tomado após análises legais da Procuradoria Jurídica do Município. A redação entrou em contato com a Transportes Dattoli, que informou não cobra a tarifa dos isentos e que a prefeitura tem conhecimento disto.

G1/ Bahia