SAJ: Secretaria solicita que população tome dose de reforço da vacina contra a COVID-19

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

A Secretaria Municipal de Saúde, em Santo Antônio de Jesus (BA), reforça a solicitação para que todos os munícipes tomem a dose de reforço do imunizante contra a COVID-19, uma vez que o avanço na vacinação foi o principal fator na redução do número de casos, internações e óbitos.

Em nota, a gestão municipal ressalta que, com o arrefecimento da pandemia, foi possível a flexibilização das medidas restritivas, como o uso de máscara de proteção, por exemplo. No entanto, é essencial seguir o cronograma de vacinação elaborado pela SMS, para que não haja um novo aumento no número de casos.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ

Cruzalmense Robson Araújo conquista o bicampeonato brasileiro de Jiu-Jitsu

Foto: Arquivo Pessoal

O atleta cruzalmense Robson Araújo foi consagrado Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu 2022, na categoria Master, Faixa Preta, Peso Absoluto. O evento aconteceu em Feira de Santana neste domingo, dia 10.

Com o resultado, Robson conquistou bicampeonato brasileiro e o primeiro lugar no podium no coração dos cruzalmenses. “Agradeço a todos que torceram por mim e também”, disse em rede social.

Organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo (FIJJD) e pela Confederação de Jiu-Jitsu do Brasil (CJJD), a competição contou com a participação de vários atletas e suas respectivas categorias.

Forte na Noticia

Muniz Ferreira: MP aciona ex-prefeito para que devolva quase R$ 400 mil ao município

Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Ministério Público (MP) estadual acionou a Justiça, para que o ex-prefeito de Muniz Ferreira, Clóvis dos Santos Penine, seja obrigado a ressarcir R$393.107,36 aos cofres públicos do município.

O montante, solicitado na ação do promotor de Justiça Leandro Ribeiro de Matos Oliveira, corresponde a processos de pagamentos sonegados ao exame do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), no valor de R$140.854,41; bem como aos processos em que não houve confirmação de pagamento, que somam R$252.261,95. A irregularidade foi atestada na análise das contas do Município no exercício de 2016. Além dos R$393.107,36, o TCM impôs ao Município multas de R$ 31.800,00.

A ação de improbidade administrativa se baseou nos dados obtidos pela 3ª Promotoria de Justiça de Nazaré, junto ao TCM e à Prefeitura de Muniz Ferreira, que comprovaram a sonegação de pagamentos. “Verifica-se que o requerido Clóvis dos Santos Penine agiu com inobservância dos deveres de honestidade, legalidade, lealdade e fidelidade às instituições e também não respeitou o dinheiro arrecadado do contribuinte”, afirmou o promotor de Justiça, salientando que as condutas do então prefeito configuram ato de improbidade administrativa.

MP-BA

Camamu: Após motorista passar mal, ônibus desce de ré em rodovia

Foto: Rede Social

Um motorista da empresa Cidade Sol, que trafegava na manhã do último sábado, dia 09, pela rodovia estadual BA-001, próximo ao município de Camamu (BA), passou mal ao volante e acabou perdendo o controle da direção do veículo, que desceu de ré na lateral da via.

Os passageiros ficaram assustados temendo acontecer uma tragédia, mas não houve feridos. O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado para o hospital municipal.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Voz da Bahia

Rui Costa suspende obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados na Bahia

Foto: Carol Garcia/ GOV-BA

O governador Rui Costa suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais fechados na Bahia.  O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 11, durante visita a cidade de Ibicuí. O governador também usou as redes sociais para divulgar a decisão.

A liberação vem após o estado alcançar a taxa de menos de 1.000 casos de Covid-19. O decreto será publicado ainda nesta segunda-feira. Ainda de acordo com o anúncio do governador, o uso obrigatório do equipamento de proteção será exigido apenas em unidades de saúde.

“Hoje eu assino, mais tarde, o decreto liberando a máscara em ambiente fechado em nosso estado. Agora quero dizer para os prefeitos: nós vamos manter, e peço que vocês exijam a manutenção do uso da máscara em todo e qualquer ambiente de saúde, seja em posto de saúde, policlínica, hospital, pois em geral quem está indo nos ambientes de saúde é porque está com a saúde fragilizada ou pesquisando algum tipo de problema”, explicou.

Bahia Noticias

Casa Nova: Homem morre após confronto com policial que estava de folga

Foto: Divulgação/ SSP

Um homem de 26 anos foi neutralizado por um policial lotado na 25ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na cidade de Casa Nova, região norte da Bahia, após atirar e ferir três pessoas. A ação ocorreu na madrugada deste domingo, dia 10. O militar, que estava de folga, ouviu os disparos, ocorridos no distrito de Santana do Sobrado. Segundo o depoimento dele, além de não acatar a ordem de prisão, o atirador disparou contra o PM que, em seguida, reagiu.

De acordo com o comandante da unidade, capitão Lizandro Santos do Rosário, o homem foi levado para o hospital municipal da cidade, mas não resistiu. Com ele foi apreendida uma pistola 380 e oito munições. Segundo o delegado da DT de Casa Nova, Arnóbio Dionísio, o atirador estava fazendo uso de tornozeleira eletrônica e tinha passagens por tráfico de drogas, homicídio e porte ilegal de armas. “As pessoas atingidas pelos disparos seguem internadas, mas não correm risco de vida”, disse a autoridade policial.

Após a intensificação de rondas e abordagens contra o tráfico de drogas e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na região norte foram apreendidas três armas e porções de drogas (cocaína, crack e maconha), nas cidades de Casa Nova e Remanso. Nas ações realizadas na sexta-feira, dia 08, e no sábado, dia 09, sete pessoas foram conduzidas para as delegacias das respectivas cidades. “Nas operações em áreas rurais e urbanas, nos locais em que a CIPM atende, tivemos bons resultados. Foram apreendidas mais de 30 armas de fogo, no espaço de um mês”, disse o comandante da unidade, ressaltando que o trabalho ostensivo continuará intenso na região.

SSP