Morre aos 72 anos Kokó da Banda Lordão

Reprodução/ Rede Portal

Morreu na tarde dessa segunda-feira, dia 19, o vocalista da banda Lordão Clóvis Figueiredo Leite. ‘Kocó’, como era conhecido, tinha 72 anos e estava internado em um hospital na capital baiana enfrentando complicações após um transplante de fígado.

Além de ser um dos vocalistas, Kocó foi o criador da banda, onde estava no comando há mais de 50 anos. Clóvis Figueiredo nasceu no Rio de Janeiro, mas escolheu à Bahia como endereço desde os anos 60, e na década 70 chegou em Itabuna, onde formou sua família.

Em 2009 o músico perdeu um dos seus filhos e também integrante da banda, Clóvis Leite Júnior. Kocó havia passado por um transplante de fígado e vinha enfrentado complicações de saúde. Ele deixa sua esposa Sônia Leite, o filho Marcus Vinícius e uma legião de fãs pela Bahia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Itiruçu Online.

Sesab e SEC lançam projeto para vacinar estudantes nas escolas da rede estadual

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Na abertura do ano letivo de 2024, a Secretaria estadual da Educação (SEC) lançou o projeto Vacinação nas Escolas. O objetivo é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas, ampliando a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino da Bahia.

Devido às baixas coberturas vacinais apresentadas em todo o país e da possibilidade do retorno de doenças antes controladas por meio da imunização, a SEC, em parceria com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), elaborou estratégias para ampliar a proteção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Para alcançar o maior número de estudantes, serão encaminhadas equipes capacitadas às escolas. Os profissionais vão avaliar a caderneta e atualizar o esquema vacinal do público-alvo. (mais…)

Sefaz-BA oferece desconto de 8% para quem quitar o IPVA 2024 à vista

Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOVBA

Os proprietários de veículos licenciados na Bahia ainda podem pagar o IPVA 2024 com um desconto atrativo, de 8% para quitação à vista, oferecido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). Os prazos de vencimento, com início em março, desta vez variam de acordo com o número final da placa do veículo, e podem ser consultados no Calendário do IPVA 2024, disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, clicando-se em Inspetoria eletrônica –> IPVA –> Calendário. De acordo com a Sefaz-Ba, trata-se de nova oportunidade para quem perdeu o desconto de 15% oferecido aos contribuintes até o último dia 7 de fevereiro.

Para as placas terminadas com os números 1 e 2, o pagamento deve ser realizado até os dias 27 e 28 de março, respectivamente. Em abril, vencem as placas de final 3 (29/04) e 4 (30/04). Em maio, é a vez das placas 5 (28/05) e 6 (29/05). Já em junho, encerram os prazos para as placas 7 (27/06) e 8 (28/06). O calendário de desconto se encerra em julho para as placas terminadas em 9 (30/07) e 0 (31/07).

O abatimento é calculado de forma automática na hora do pagamento, que pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-Ba: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra possibilidade é pagar via pix, também em cota única, o DAE Integrado (Documento de Arrecadação Estadual), que engloba IPVA, Licenciamento e eventuais multas. Este novo procedimento, que pode ser feito por meio do portal www.ba.gov.br, foi implantado em 2023 em uma parceria entre a Sefaz-Ba, o Detran e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).} (mais…)

Diálogo e reflexão marcam primeiro Seminário de Políticas Territoriais na Bahia

Foto: CAR

Nesta segunda-feira, dia 19, teve início, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em Salvador, o 1º Seminário Estadual de Políticas Territoriais para o Desenvolvimento Territorial na Bahia, um evento organizado pela Coordenação Estadual dos Territórios (CET-BA), em parceria com a Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar na Bahia (MDA-BA).

O objetivo do seminário, que segue até esta terça-feira (20/02), é proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões pertinentes às políticas territoriais para o desenvolvimento rural, reunindo profissionais, gestores públicos, representantes de consórcios públicos e dos 27 Colegiados Territoriais da Bahia e interessados na promoção do desenvolvimento territorial.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, esteve presente e destacou a importância do evento para a organização das políticas públicas nos 27 territórios. “Estamos aqui para organizar ainda melhor as políticas públicas. A CAR tem grandes projetos em execução e outros serão iniciados. Viemos aqui não só discutir esses projetos, mas também escutar o que precisamos melhorar enquanto eficiência da política pública. Levar política pública de forma qualificada é a nossa missão”. (mais…)

Camaçari: Estudantes utilizam cascas de frutas para tratar água contaminada

Foto: Gabriel Pinheiro

A prática de atividades industriais gera diversos tipos de resíduos poluentes que, ao serem lançados na natureza, geram ações tóxicas em toda cadeia alimentar dependente da vida marinha. Na busca por soluções para a crise hídrica, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana, em Camaçari, avaliaram a eficácia das cascas de frutas no tratamento da água poluída.

As jovens Karen Ribeiro e Kevillyn da Silva, sob orientação do professor Gabriel Luiz dos Santos, explicam que esses estudos são fundamentais, já que o descarte de substâncias tóxicas na água causa um problema de contaminação mundial. “Ao compreender que os metais pesados têm características como elevados níveis de reatividade e bioacumulação, buscamos uma solução com custo-benefício para remoção deles”, afirma Karen.

O projeto, que até o momento constatou êxito com cinco cascas de frutas, como banana nanica, laranja, maçã, coco verde e abacaxi, apresentou maior valência com a banana. Para o desenvolvimento do biossorvente, as cascas são selecionadas, cortadas em tiras e expostas à secagem orgânica. Em seguida, são trituradas e o Ph é avaliado. (mais…)

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas

Imagem de jannoon028 no Freepik

Começou nessa segunda, dia 19, o período de inscrições para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Realização da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Adab, o certame do Edital Saeb 01/2024 está oferecendo 120 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, e outras 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.

Os interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário podem escolher entre duas áreas de atuação: Defesa Sanitária e Inspeção Animal ou Defesa Sanitária Vegetal. No primeiro caso, é preciso ter graduação em Medicina Veterinária e, no segundo, em Agronomia. Com remuneração inicial de R$ 6.513,00, os aprovados obedecerão a um regime de trabalho de 40 horas semanais.

Já os candidatos ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária devem possuir formação de nível técnico em Agropecuária, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, fixadas por meio de Resolução da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).  A remuneração para a classe inicial do cargo será de R$ R$ 2.442,00, também para 40 horas semanais.

Trinta por cento das vagas serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente.

Inscrições – As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico da FGV (conhecimento.fgv.br), empresa responsável pelo certame.  O período de inscrições se encerra às 16h do dia 04 de abril de 2024. Os candidatos devem observar o regramento e as exigências no Edital Saeb 01/2024.

As provas serão realizadas em Salvador. Os endereços dos locais para a aplicação das provas serão enviados para os candidatos pelo e-mail informado no momento da inscrição no certame. A seleção contará com três etapas: provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório); prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório, somente para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário).

ASCOM.