Itaparica: Cursos na área de gastronomia estão sendo oferecidos gratuitamente

Image by Werner Heiber from Pixabay

O Sistema Fecomércio-BA Sesc Senac, em parceria com a prefeitura de Itaparica (BA), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional na área de gastronomia. As aulas estão sendo ministradas na estrutura do Grande Hotel Sesc Itaparica, na  Avenida Rui Barbosa, Centro.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo no município, oferecendo cursos e oficinas com carga horária de 4 a 20 horas, com foco na produção de alimentos e em dicas de venda. Salgados comerciais, cozinha básica, bombons e trufas, tortas salgadas, culinária baiana e comida de boteco são algumas das opções disponíveis para os itaparicanos.

Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência (original e cópia). As formações estão disponíveis para pessoas com idade mínima de 16 anos e ensino fundamental incompleto. A inscrição é feita online através do formulário disponível no link da bio do instagram @SescBahia (clique aqui para se inscrever) e as vagas são limitadas. (mais…)

Vitória se pronuncia após atos ofensivos de torcedores contra jornalista e youtuber

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em nota divulgada em seu site oficial nesta quarta-feira, dia 3, o Vitória se pronunciou em relação aos ataques sofridos pela jornalista Samara Figueiredo, da TV Bahia, e o criador de conteúdo Antônio Neto, do canal ECB TV, do YouTube, no último domingo (31), no Barradão, durante o Ba-Vi válido pelo jogo de ida das finais do Campeonato Baiano.

“Diante dos fatos apurados, o EC Vitória vem manifestar sua reprovação aos ataques sofridos pela jornalista Samara Figueiredo, da TV Bahia, partindo de um grupo de torcedores rubro-negros, por ocasião do BA-VI disputado domingo passado no Barradao”, diz trecho da nota.

O Vitória ainda de clarou que “não concorda com a atitude, mas entende que provocações injustificáveis sempre geram reações” e que “estará atento doravante para que fatos como esse não se repitam dentro do nosso estádio”. “Ao mesmo tempo hipotecamos solidariedade à profissional Samara Figueiredo”, disse o clube finalizando a nota. (mais…)

Clero da Diocese de Jequié faz peregrinação ao Santuário Santa Dulce dos Pobres e à Basílica do Senhor do Bonfim

Foto: Divulgação

Nesta manhã de quarta-feira, dia 3, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos e o clero da Diocese de Jequié-BA deram início à Peregrinação ao Santuário Santa Dulce dos Pobres e à Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador.

A peregrinação acontece em sintonia com o Ano da Oração em preparação ao ANO JUBILAR, com a Santa Missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração Pessoal.

Tribuna do Recôncavo.

Ipirá: Idosa é assassinada no distrito de Bonfim

Foto: Arquivo Pessoal

Uma idosa de 74 anos foi assassinada na última terça-feira, dia 2, no distrito de Bonfim, em Ipirá (BA. Maura Justiniana dos Santos foi golpeada com uma pá de construção civil. A idosa estava sozinha em casa quando um homem invadiu o imóvel e a atacou.

Moradores da região acionaram a Polícia Militar, que encontrou Maura caída no chão e com sinais de perfuração na região da cabeça. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. O caso é investigado pela delegacia do município.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1.

Exposição de carros antigos marca aniversário de Salvador

Image by Léo Bezerra from Pixabay

Mais de 200 carros antigos estarão presentes no encontro promovido pelo Veteran Car Club do Brasil – Bahia, com apoio da Saltur, no dia 06 abril, das 09 às 18h, no estacionamento do Parque da Cidade, em celebração ao aniversário de Salvador.

O Veteran Car Club do Brasil – Bahia tem como principal atividade preservar e expor veículos antigos de coleção. Para os amantes do antigomobilismo, o interesse por modelos raros e fora de série, que devem ter mais de 30 anos de preservação, é uma paixão e na Bahia há alguns veículos especiais, tais como: o primeiro carro a chegar no Brasil está aqui preservado, assim como o Fusca mais antigo do país.

A exposição no Parque da Cidade também os veículos neo clássicos, ou seja, com mais de 20 anos de idade que ainda não atingiram a idade mínima de 30 anos para ser um veículo antigo. A exposição é gratuita e aberta ao público. Festival da Cidade é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador através da Saltur.

Texto: Doris Pinheiro.

5ª Conferência Estadual de CT&I reunirá representantes de todos os territórios da Bahia nesta quinta-feira

Foto: Gabriel Pinheiro

Com o propósito de promover o desenvolvimento de políticas públicas científicas, tecnológicas e inovadoras mais eficazes na Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), está executando a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”. A primeira fase incluiu 11 plenárias macroterritoriais, com cerca de 3 mil participantes e mais de 1000 propostas. A próxima etapa será a conferência estadual, nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador, com a abertura oficial no dia 4, às 18h, com a participação de cerca de 300 representantes eleitos nas conferências macroterritoriais. Até agora, a 5ª CECTI da Bahia é a maior do Brasil em termos de mobilização e representatividade.

O evento terá painéis dedicados a cada um dos quatro eixos temáticos, nos quais especialistas conduzirão debates. No segundo dia, os participantes discutirão e avaliarão as propostas sistematizadas em grupos correspondentes aos eixos. Após essa etapa, uma plenária final será conduzida para analisar as proposições apresentadas nos grupos e elaborar o relatório final da conferência. Esse documento orientará a formulação da nova política estadual de ciência e tecnologia e atenderá as demandas da conferência nacional, que acontece entre os dias 04 e 06 de junho.

Para o secretário da Secti, André Joazeiro, o encontro encerra o trabalho realizado durante as plenárias do interior e da região metropolitana. “Estamos nos preparando para finalizar a 5ª CECTI. Com 11 plenárias macroterritoriais, esse processo foi enriquecedor, marcado por diálogos significativos que percorreram todos os territórios do estado. Juntamos representantes da academia, do setor produtivo, do setor público e da sociedade civil para dar voz às suas necessidades em CT&I. Agora, nos dias 4 e 5, os representantes eleitos contribuirão para a sistematização do documento final. Essas propostas serão essenciais para impulsionar essas áreas em nosso estado”. (mais…)