SAJ: Prefeitura segue realizando, em ritmo acelerado, obras estruturantes por toda a cidade e zona rural

Foto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) informa que segue realizando, em ritmo acelerado, obras estruturantes na cidade e zona rural.

Ao todo, 31 estão sendo realizadas de forma simultânea, dentre elas, a obra de drenagem, a reestruturação da Feira Livre, a requalificação da Praça Pirajá e a pavimentação das comunidades da Sapucaia, Gameleira e Boa Vista. Essas obras, além de consolidar Santo Antônio de Jesus como a Capital do Recôncavo, vão seguir gerando desenvolvimento econômico e social.

Outras obras em destaque são: a iluminação BA 046 e BR 101, pavimentação no Povoado de Fátima (KM 53), construção dos portais nas entradas da cidade, construção da Praça da Boa Vista, construção da Praça da Juventude (Pista de Skate), a drenagem do Canto do Sol, e pavimentação do Sales, 4ª Travessa da Teodoro Dias Barreto e Rua Firmina Costa Argolo, a pavimentação asfáltica das ruas no entorno do Clube dos 1000, a requalificação completa da Praça da Urbis I, a construção e revitalização da praça da Urbis III e a construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Irmã Dulce. (mais…)

Chuva que caiu em Salvador nesta terça foi cerca de um terço do esperado para abril

Foto: Manu Dias/ GOVBA

As fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada desta terça-feira, dia 2, superaram, em poucas horas, acima dos 100 mm em localidades como Federação (113,1mm), Ondina (111,2mm) e Campinas de Brotas (104,8mm). A média histórica para todo o mês de abril é de 284,9mm.

Outros bairros também registraram no intervalo de 24 horas significativos volumes de chuvas, como Brotas (99mm), Pituba – Parque da Cidade (92,8mm) e Engenho Velho de Brotas (90mm). Os dados são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

De acordo com a Codesal, as chuvas ocorreram devido à formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na atmosfera e que tiveram origem na região do Recôncavo. O sistema pode durar várias horas e são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo. (mais…)

Bahia recebe mais de 170 mil doses de vacina contra a dengue

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

O avanço da dengue por todo Brasil tem ligado o alerta no Ministério da Saúde. Com isso, a gestão federal tem enviado vacinas contra a dengue para as unidades federativas, levando em conta alguns critérios. A Bahia está em segundo lugar em doses da “Qdenga”, imunizante feito com o vírus da dengue atenuado.

O top 3 entre os estados contemplados com a vacina estão o Rio de Janeiro com 231.928 doses disponibilziadas, a Bahia em segundo lugar com 170.558 doses e o estado de São Paulo, em terceiro lugar com 79.420 unidades do imunizantes.

Em um cenário de escassez de doses, o Ministério da Saúde definiu, junto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), 521 municípios prioritários para o envio de vacinas contra a dengue. Os dados divulgados foram obtidos pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). (mais…)

Santo Amaro: Estudo identifica ferro, cobre e coliformes fecais em água de cisternas em comunidade quilombola

Imagem de musiking por Pixabay

Um estudo realizado pelo Instituto Rainhas do Mar, com apoio da Habitat para a Humanidade Brasil, reuniu parâmetros físicos, químicos e microbiológicos de seis locais de armazenamento e retirada de água em Santo Amaro (BA), essenciais para o abastecimento da comunidade de Acup, e identificou acidez, índices elevados de ferro e cobre e a presença de coliformes fecais em três pontos de coleta de água. O estudo será lançado no próximo dia 5 de abril, na Casa da Rede. Também será lançada a cartilha “Água porque te quero”.

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência e promoção da saúde humana. Porém, hoje, no Brasil, ainda há dezenas de milhões de pessoas sem acesso à água potável. Neste contexto, os moradores da comunidade de Acupe, distrito quilombola de Santo Amaro onde foi aplicada a medição, sofrem com o abandono e, consequentemente, a má qualidade das cisternas e fontes que abastecem as famílias da região.

Realizado por meio do Edital de apoio a iniciativas relacionadas com água, saneamento e higiene em territórios populares no Norte e Nordeste, promovido pela Habitat Brasil, o objetivo do estudo é não apenas mostrar os resultados das medições realizadas, mas, também, mostrar a importância dos cuidados com o território na preservação dos corpos d’água pela sociedade civil e pelo poder público. (mais…)

Parlamentares aprovam criação de fundo de investimentos do MP-BA

Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA

O Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira, dia 2, por acordo e unanimidade, o Projeto de Lei (PL 25186/24) que cria o Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais do Ministério Publico (FDDC/MP-Ba) com a finalidade de custear ações e projetos voltados à proteção, promoção e reparação de direitos fundamentais.

Segundo o líder da Maioria na Casa, Rosemberg Pinto, o Fundo vai concentrar os investimentos do MP, oriundos de diversas fontes, possibilitando ao órgão um melhor planejamento, gestão e aplicabilidade dos recursos.

Compete ao FDDF, receber recursos provenientes de multas, penalidades, indenizações e prestações pecuniárias decorrentes de condenações judiciais, ajustes em Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), Acordos de Não Persecução Cível (ANPCs), Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs), Transações Penais (TPs) e quaisquer outros acordos relacionados a danos causados a direitos fundamentais. Também serão administrados recursos de dotações orçamentárias específicas, doações, convênios, subvenções e outros auxílios financeiros de fontes públicas, privadas, nacionais e internacionais, além de recursos externos. (mais…)

Campo Alegre de Lourdes ganha mais duas unidades de processamento de mel e cera

Foto: Vânia Barros

Nesta segunda-feira, dia 1º, o Governo do Estado inaugurou duas unidades de beneficiamento de mel e cera no município de Campo Alegre de Lourdes. As agroindústrias, construídas nas comunidades do Carolino e Barreiro do Espinheiro, beneficiam diretamente mais de 200 famílias, que passam a ter condições de extrair o mel dentro dos padrões sanitários, assegurando um produto de qualidade e com condições de ter um valor agregado no mercado.

Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Barreiro do Espinheiro e Região, Elizabeth Feitosa, o empreendimento, que era muito esperado, vai contribuir para que as famílias tenham incremento na renda. “A casa do mel é muito importante para a nossa comunidade. Além de tirar nosso mel da maneira correta agora estamos correndo atrás do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), do Selo da Agricultura Familiar e da parceria com produtores de mel das comunidades vizinhas para que, juntos, a gente consiga vender a um preço melhor”.

O investimento feito pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do Projeto Pró-Semiárido, para as famílias é a realização do sonho de sair da informalidade. “A importância desse investimento foi surreal porque trouxe melhoria para a nossa comunidade e nosso município, e mostra que o Governo do Estado não esqueceu da gente do meio rural. A partir da casa de mel, hoje, o nosso mel tem qualidade top. Hoje, é tudo no equipamento, tem o decantador, o mel já é centrifugado e sai embalado”, afirma Maria Soledade, presidente da Associação do Carolino. (mais…)