Rêgo Barros é exonerado do cargo de porta-voz da Presidência

Foto: José Dias/ PR

O porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros, foi exonerado do cargo. Em agosto, o governo anunciou que o posto seria desativado com a criação do Ministério das Comunicações. A exoneração foi publicada nesta quarta-feira (07), no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto.

Até integrar a equipe do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019, o general era o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, cargo que ocupava desde 2014. Nessa função, Rêgo Barros era um dos principais assessores do então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, que também havia deixado o posto para integrar a equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a convite do presidente.

Em 2019, o porta-voz costumava falar diariamente com a imprensa no Palácio do Planalto, atualizando informações do governo e respondendo perguntas dos jornalistas. Em 2020, entretanto, o briefing diário não aconteceu mais, mesmo antes da pandemia de covid-19. Rêgo Barros é general de divisão do Exército e passou para a reserva em julho do ano passado. (mais…)

Vale do Jiquiriçá: Candidatos se comprometem a não criar aglomerações

Foto: Manu Dias/ Agecom | Editado

Os candidatos das cidades de Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás e Planaltino, no Vale do Jiquiriçá, na Bahia, se comprometeram a não fazer nenhum ato de campanha de forma presencial. Assim, as coligações afirmaram que seus candidatos não farão passeatas, carreatas ou comícios.

As coligações firmaram o acordo com o Ministério Público do Estado (MP-BA) no dia 1° de outubro. O objetivo é garantir o cumprimento das normas de segurança sanitária devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o MP-BA, o acordo se baseou nas recomendações expedidas pelo promotor de Justiça Eleitoral Samory Pereira Santos, durante reunião presidida por ele na Câmara de Vereadores de Maracás.

Santos se embasou na resolução do Tribunal Regional Eleitoral e no parecer técnico da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) que tratam do assunto. Por meio do acordo, as coligações garantiram também que farão apenas ações de marketing digital.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias

Após jantar, Maia e Guedes pedem desculpas por atrito e defendem reformas

Foto: Jose Cruz/ Ag. Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediram desculpas mútuas nesta segunda-feira (05), pelos atritos protagonizados nas últimas semanas. Durante um jantar convocado por parlamentares, realizado na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, ambos defenderam a pacificação e a continuidade da agenda de reformas.

“Na minha última eleição [para presidência da Câmara], a única pessoa do governo que me apoiou foi o ministro Paulo Guedes. Nos dias seguintes à presidência, por divergências, por erros — e assumo os meus —, nós fomos nos afastando e, agora, na pandemia, mais ainda. Até na semana passada, deixo o meu pedido de desculpas, fui indelicado e grosseiro. Não é do meu feitio, ao contrário”, declarou Maia. Maia pediu desculpas espontaneamente. Já a fala de Guedes foi motivada pela pergunta de um jornalista ao fim dos pronunciamentos – quando o presidente da Câmara já havia deixado o local.

“Eu nunca ofendi o presidente Rodrigo Maia. Isso não é ofensa pessoal, foi uma troca de opiniões. O presidente Rodrigo Maia falou: ‘Olha, você está atrasando a reforma tributária’. E eu: ‘Olha, e as privatizações aí?’ Isso são trocas de opinião. Não tem ofensa. Agora, eu, caso eu tenha ofendido o presidente Rodrigo Maia ou qualquer político que eu possa ter ofendido inadvertidamente, eu peço desculpas também. Não é um problema”, declarou Guedes. No intervalo do jantar, Guedes e Maia defenderam uma ação conjunta de Executivo e Legislativo para o avanço das reformas estruturais – assunto que levou às discordâncias públicas.

Redação: Metro1 | Informações: G1

Porta-voz da Casa Branca anuncia que está com coronavírus

Foto: Reprodução/ YouTube/ KrahenbuhlR

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, anunciou nesta segunda-feira (05), que está com Covid-19. McEnany diz que está assintomática e recebeu o resultado positivo na manhã desta segunda. A confirmação vem após o presidente americano, Donald Trump, ser diagnosticado com a doença.

Ela ainda disse não ter conhecimento que a conselheira de Trump, Hope Hicks, tenha sido diagnosticada com Covid-19 antes de conceder uma coletiva de imprensa, na última quinta (01), na qual apareceu sem máscara.

Redação: Metro1 | Informações: Politico

Bolsonaro sanciona lei que permite obras públicas de até R$ 100 mil sem licitação durante pandemia

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (30), a lei que permite teto de R$ 100 mil para obras do poder público sem licitação durante a pandemia de coronavírus. O limite anterior era de R$ 8 mil ou R$ 15 mil, a depender do tipo de serviço.

As regras já estão em vigor desde maio, quando foram editadas pelo governo por meio de uma medida provisória. Com a aprovação do Congresso e sanção presidencial, novo limite não corre risco de perder a validade.

A medida foi publicada em edição da madrugada desta quinta-feira (01), do Diário Oficial da União (DOU). A lei também autoriza o pagamento antecipado a empresas que firmarem contratos com o poder público.

Metro1

Licínio de Almeida é a única cidade da Bahia com apenas um candidato a prefeito

Foto: Reprodução/ DivulgaCand

A cidade de Licínio de Almeida, no centro-sul da Bahia, vai ter só um candidato a prefeito nas eleições 2020. O atual prefeito, Dr. Fred, vai tentar a reeleição. Dos 417 municípios do estado, Licínio de Almeida é o único com apenas um candidato disputando a chefia do executivo.

Dr. Fred, de 34 anos, é candidato à prefeitura pelo PC do B. O político é natural de Cantagalo, no Rio de Janeiero. Robertinho, do PSD, é candidato a vice na chapa. Dr. Fred e Robertinho integram a coligação “Um novo tempo continua”, que é formada por dois partidos: PC do B e PSD. Já na disputa da Câmara, a Justiça Eleitoral registrou 33 pedidos de candidatos a vereadores.

Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos. No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, Dr. Fred só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro.

G1/ Bahia