Operação da Polícia Federal cumpre mandados em flat de luxo no Jardim de Alah

Imagem Ilustrativa | Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Federal, por meio da Operação Tarja Preta, cumpre 35 mandados de prisão preventiva e outros 46 mandados de busca e apreensão em casas e presídios em seis estados. São eles: Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Em Salvador, dois homens foram detidos. Eles já estavam em uma unidade prisional, mas continuavam comandando uma facção criminosa. Agora, serão transferidos para um presídio federal. Também na capital baiana, equipes da PF fizeram buscas em um flat de luxo no Jardim de Alah, na orla. Os agentes deixaram o local com dois malotes apreendidos por volta das 7h. Nessa situação, ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Tarja Preta tem o objetivo de combater crimes considerados graves, como homicídios, tráfico de drogas e armas de fogo, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações começaram em maio de 2020, quando a polícia identificou os membros do grupo criminoso e as funções desempenhadas por eles. Também foi identificado que as ordens dos crimes eram emitidas de dentro de presídios. (mais…)

Caculé: Prefeito é multado após contratar empresa de namorada

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) , resolveu, nesta quarta-feira (23), multar em R$ 2 mil o prefeito da cidade de Caculé, no sudoeste da Bahia, Pedro Dias da Silva, após ele contratar a empresa da namorada do seu secretário de Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Edgar Souza Santos Filho.

Segundo a denúncia, acatada pelo TCM, a empresa “A. Artes e Brindes” é de propriedade de Nita Aline Aguiar Silva, a qual, segundo os denunciantes, “mantém relacionamento amoroso, público e notório” com o secretário.

Para o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a empresa de propriedade da namorada de um secretário municipal está, de fato, impedida de ser contratada pela administração pública, ainda que a ligação entre os envolvidos seja apenas indireta (namoro), como alegado pela defesa dos denunciados. O relacionamento, segundo o relator, viola os “princípios da moralidade administrativa e, em especial, da impessoalidade”.

Cabe recurso da decisão.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para cidades do Extremo Sul baiano

Imagem de Roman Grac por Pixabay

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) expediu alerta de perigo em que informa a possibilidade de chuva intensa na região baiana da Costa do Descobrimento e do Extremo Sul do estado. A previsão vai até o final da manhã desta quinta-feira, dia 24, e traz a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).

Conforme o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em torno de 18 municípios baianos podem ter as precipitações. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.

O inmet emite três tipos de alerta. O amarelo, com potencial perigo; o laranja, com perigo; e o vermelho, com grande potencial. O alerta emitido nesta quarta-feira, dia 23, para as cidades baianas foi o laranja.

Bahia Noticias

SAJ: Loja de celular é assaltada em Shopping

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Homens armados assaltaram uma loja de celulares no Shopping Vila Inglesa,, em Santo Antônio de Jesus (BA), na manhã desta quarta-feira, dia 23. Os criminosos levam cerca de 40 aparelhos de celular.

Em janeiro uma loja de celular foi assaltada na Rua Gorgônio José de Araújo, centro do município, em plena luz do dia. Recentemente meliantes armados a bordo de uma moto assaltaram entregadores de Delivery no bairro Maria Preta.

O número de assaltos teve um aumento nos últimos dias, inclusive roubo de motos. Só neste ano cerca de seis motos foram roubadas. Os moradores de localidades rurais como Benfica, também reivindicam segurança, pois os assaltos têm sido constantes.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente

Remadores participam da 1ª etapa Sprint Kaiaulu Va’a na Baía de Todos-os-Santos domingo, 27

Foto: Tau Andrade/ Divulgação

O próximo domingo, dia 27, será de atividade esportiva aquática na Baía de Todos-os-Santos, com a realização da 1ª etapa Sprit Kaiaulu Va’a. O evento – que tem apoio da Fundação Aleixo Belov e do Museu do Mar – terá início a partir das 8h30. A partida será na Praia do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Solar do Unhão, na avenida Contorno, e envolverá diversas categorias de canoagem.

A primeira será a bateria com atletas femininas. Logo em seguida, às 9h30, será a vez dos homens. Uma hora depois, ocorrerá a bateria infantil, com atletas que moram na Preguiça, Gamboa, Solar do Unhão e demais comunidades. Para fechar, haverá uma bateria mista e outra com pessoas com deficiência (PCD). Essas últimas apoiadas pelo Projeto Social Remo Sem Fronteiras, do Kaiaulu Va´a Clube de Canoagem. O encerramento está previsto para as 12h30, com a premiação e apresentação de um DJ, também na Praia do MAM.

De acordo com Lorena Lago, coordenadora do evento e proprietária do Kaiaulu Va´a Clube de Canoagem junto com Sérgio Oliveira, a competição terá remadores iniciantes visando motivar os atletas para aprimorar a técnica da remada e incentivar a participação nas competições de Canoa Polinésia tipo OC6, nas categorias feminino, masculino, misto e PCD para adultos e crianças. “No sábado, 26, haverá distribuição de kit para os atletas. Já no domingo, além da competição, acontecerá ainda um sorteio de uma Canoa OC1 na 4 etapa”, antecipa. (mais…)

Feira de Santana: Vereador volta atrás após propor mudança de nome para cidade

Foto: Divulgação

Um vereador de Feira de Santana (BA) voltou atrás após sugerir um projeto de lei para mudar o nome da cidade. Segundo Pastor Valdemir Santos (PV), a ideia era acrescentar uma expressão antiga ao atual nome do município que passaria a ser Feira de Santana dos Olhos D’Água.

A intenção foi dita durante sessão desta terça-feira, dia 23, da Câmara feirense, data em que celebrava o Dia Mundial da Água. O fato gerou contrariedade em diversos moradores, o que motivou o recuo do legislador.

Santos declarou que fez a sugestão devido a sua preocupação com as nascentes e lagoas do município, mas que as respostas contrárias à proposta de renomeação o motivaram a desiste do intuito.

Redação: Bahia Noticias | Informações: Acorda Cidade