Simões Filho: OSID recebe doação de R$ 370 mil para reforma de Núcleo de Apoio Psicossocial

Divulgação/ OSID

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam a doação de mais de R$ 370 mil para reforma do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP) e adoção de três turmas do ensino fundamental do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O recurso foi concedido pela Braskem com o objetivo de beneficiar as 780 crianças e adolescentes assistidos no local.

“Essa reforma vai melhorar a infraestrutura do NAP, que é um projeto muito importante. Eu não teria condições de pagar o acompanhamento que minha filha recebe lá, onde temos uma base de apoio significativa”, pontua a auxiliar administrativa Rosemeire Santos, mãe de Maria Luiza, de 12 anos, que é acompanhada por assistentes sociais e psicólogas do NAP há seis anos. “Eles me ajudaram muito, não só com minha filha, mas na minha vida também”, complementa.

O serviço de melhoria no espaço que abriga o NAP inclui pintura, instalações elétricas e de ar-condicionado, além de troca de piso, portas, luminária e forro, que passará a contar com proteção acústica. As obras estão previstas para começar em abril e devem ser finalizadas em julho. Nesse período, o acompanhamento psicossocial dos estudantes será realizado em local provisório, nas dependências do CESA. (mais…)

Brumado se destaca entre os principais municípios baianos com maior Produção Mineral

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

O município baiano de Brumado se destacou entre os principais municípios com 29% de participação na Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) seguido por Jacobina, com 27 % e Caetité, com 12%, em fevereiro de 2022. As informações constam do Sumário Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), de fevereiro deste ano.

“O estado da Bahia vem se destacando cada vez mais na produção mineral no Brasil. Com a conclusão da Fiol com certeza iremos aumentar nossa capacidade de produção pois teremos um importante meio logístico para escoar nossa produção mineral. E claro, com o aumento da produção, aumenta a arrecadação dos municípios que atuam na mineração baiana. E essas arrecadações se convertem em melhorias na qualidade de vida do povo local” ressalta o titular em exercício da SDE, Paulo Guimarães.

De janeiro a fevereiro de 2022. o saldo na balança comercial de bens minerais é de U$ 170 milhões nas exportações e U$ 120 milhões nas importações. Atualmente os três principais bens minerais exportados, como o Ouro, o Níquel e o Vanádio. Já os importados são o Cobre, o Boratos e o Enxofre. (mais…)

SAJ: Vem aí a 1ª Copa das Palmeiras de Futevôlei

Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SELL), de Santo Antônio de Jesus (BA), realizará, entre os dias 25 e 27 de março, no Estádio José Trindade Lobo, a I Copa das Palmeiras – de futevôlei.

O evento contará com a participação de cerca de 150 atletas amadores e profissionais de futevôlei de diversas cidades do estado. O campeonato terá início às 18h30 da sexta-feira, dia 25, com jogos da série C do futevôlei. Já no sábado, dia 26, as atividades serão iniciadas a partir das 10 horas, com a categoria B do futevôlei.

No domingo, dia 27, acontecerá, a partir das 10 horas, os jogos envolvendo os atletas profissionais da modalidade, a série A do esporte. Com o intuito de promover e incentivar a prática de esportes em Santo Antônio de Jesus, a gestão do executivo municipal tem apoiado diversas modalidades esportivas no município.

PMSAJ

Conceição do Almeida: Homem é morto a tiros na zona rural

Foto: Redes Sociais

Na madrugada desta terça-feira, dia 22, um homem foi morto na localidade de Comercio de Jaguaripe, zona rural de Conceição do Almeida (BA).

Segundo informações preliminares, a vítima conhecida como “Negão”, foi tirado de dentro de casa por homens armados que o executaram com diversos disparos de arma de fogo.

Até o fechamento desta matéria a autoria e motivação do crime ainda não tinham sido divulgadas. O caso está sendo investigado pela Policia Civil.

Tribuna do Recôncavo

PF cumpre mandados em SAJ e afasta servidor do INSS com atuação em Amargosa e Mutuípe

Foto: Reprodução/ Vídeo - Clube FM/ Fabio Barriga

Um servidor do INSS com atuação em Amargosa e Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá, na Bahia, foi afastado durante operação da Polícia Federal (PF). Intitulada de Marco Reverso, a ação tem como objetivo desarticular um esquema de fraudes cometidas contra a Previdência Social. Mandados de busca também são cumpridos em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, local de atuação de uma advogada suspeita de integrar o conluio com o servidor afastado. Segundo a PF, as investigações apontam que o servidor do INSS realizava os atendimentos em detrimento do sistema de agendamento do INSS desde 2016.

Ainda segundo a apuração, as concessões ocorriam principalmente na reabertura de processos administrativos de benefícios indeferidos anteriormente, mediante a inserção de dados falsos. Dessa forma, os benefícios, ao serem deferidos, geravam pagamentos retroativos em valores altos, em parcela única, com grande prejuízo à Autarquia Federal. A PF também informou que a suspeita é de que a concessão indevida dos processos beneficiava especialmente os clientes da advogada com atuação na área previdenciária na região de Santo Antônio de Jesus, Mutuípe e Amargosa. Os valores decorrentes dos pagamentos indevidos eram, em sua maioria, transferidos pelos segurados à citada advogada.

Ainda segundo a investigação, o prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera R$ 3 milhões e são referentes a 47 benefícios com constatação de fraude. No entanto, o valor pode aumentar com o curso da apuração. Além do afastamento do servidor, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Santo Antônio de Jesus e outros dois em Amargosa. Os mandados foram autorizados pela Justiça Federal, em Jequié, no Sudoeste baiano. Participam da força-tarefa a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e da Previdência. Os envolvidos podem responder por diversos crimes, como estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB) e inserção de dados falsos em sistema informatizado (313-A do CPB).

Bahia Noticias

Caculé: Mulher é encontrada morta em lagoa

Foto: Camila Souza/ GOV-BA

Uma mulher foi encontrada morta no último domingo, dia 20, na Lagoa Manoel Caculé, na cidade de Caculé, sudoeste da Bahia. O caso foi registrado em delegacia, que investiga a morte.

Identificada como Odete Ferreira da Silva, a vítima foi encontrada por moradores da região, que caminhavam às margens da lagoa, durante a manhã. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, onde a vítima foi encontrada.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e removeu o corpo. A Polícia Civil informou que a vítima não tinha sinais de violência.

Metro1