Criança morre, enquanto irmão e pais ficam feridos em acidente na cidade de Tanhaçu

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma criança de 1 ano e 7 meses morreu após uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão, ocorrido na última segunda-feira, dia 8, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano.

Estavam no carro a criança, seu irmão de 20 anos e os pais de 44 e 42 anos. O casal foi internado com ferimentos graves no Hospital Municipal de Brumado e o filho mais velho teve apenas ferimentos leves.

A polícia constatou que houve uma ultrapassagem irregular do condutor do veículo, o que causou na sequência uma colisão frontal. O motorista do outro veículo envolvido no acidente, um jovem de 25 anos, está hospitalizado em observação.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste.

Caminhoneiro é flagrado em Barreiras (BA) com rebites

Foto: Divulgação/ PRF na Bahia

Nesta terça-feira (09) a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como “rebites”. A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).

O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos.

O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco. Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

Presidente participa de reunião com movimentos de catadores e assina Lei de Incentivo à Reciclagem nesta quarta

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). O evento será a partir das 11h, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, será assinada a Lei de Incentivo à Reciclagem e serão anunciadas medidas de incentivo aos catadores do país, como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã, em parcerias da Secretaria-Geral com Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro reúne, além de seis movimentos nacionais, representantes de 19 ministérios.

Credenciamento: profissionais de veículos de imprensa podem usar a credencial anual 2024 da Presidência da República ou realizar o credenciamento diário no site do Palácio do Planalto. (mais…)

Será sábado (13) o 2º Festival Náutico Maria Felipa em Itaparica

Foto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

As águas paradisíacas da ilha de Itaparica receberão neste sábado, dia 13, o 2º Festival Náutico Maria Felipa Baía de Todos-os-Santos, evento que contará com uma intensa programação que une turismo, esporte, lazer e cultura com feira de artesanato e shows gratuitos para moradores e visitantes.

O festival, que integra o calendário de esportes náuticos do estado em comemoração à Independência da Bahia, recebeu este nome em homenagem à itaparicana Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta dos baianos pela expulsão das tropas portuguesas no território baiano.

A programação começa às 8h30 com um café da manhã e palestras para convidados na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, de onde será dada a largada do festival, às 13h, e as embarcações partirão rumo à Marina de Itaparica, na cidade de Itaparica. O II Festival Náutico Maria Felipa contará com a participação de cerca de 50 Veleiros de Oceano, além de saveiros que participarão do evento como classe especialmente convidada. (mais…)

SAJ: Após ser recepcionado nos braços do povo, prefeito Genival Deolino prestigia o Arraiá do Mutum de Cima

Foto: Bruna Barbosa.

O clima junino ainda paira no ar nas ruas de Santo Antônio de Jesus. Neste domingo (07), o prefeito Genival Deolino esteve presente no bairro Irmã Dulce, participando e prestigiando o Arraiá do Mutum de Cima, acompanhado pela comunidade local.

A chegada do prefeito foi marcada por uma recepção calorosa da população, embalada pelas tradicionais músicas juninas do São João. Durante sua visita, Deolino interagiu com os moradores, ouviu suas demandas, visitou algumas residências e aproveitou a energia contagiante da festa.

Genival Deolino destacou a importância de eventos comunitários como este, que não apenas proporcionam lazer gratuito, mas também promovem a cultura regional. “Reuniões como essas são fundamentais para manter viva a nossa tradição e fortalecer os laços comunitários”, afirmou o prefeito. (mais…)

Homem sequestrado em Santo Antônio de Jesus foi encontrado morto nesta terça

Foto da vítima, Willian | Arquivo Pessoal

O motorista Willian, que estava desaparecido há 3 dias, foi encontrado sem vida na tarde desta terça-feira, dia 9, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Willian morava em Salinas da Margarida.

Willian seguia com sua esposa no último sábado (06), de Santo Antônio de Jesus para a Ilha de Itaparica, quando pegou 3 passageiros nas proximidades do Clube dos Mil. Ao chegar no KM 53, na BA-046, os passageiros anunciaram o assalto, deixaram a esposa da vítima próximo a igreja do Riachão, e seguiram com Wiliam. O carro foi encontrado abandonado na zona rural de Castro Alves no último domingo (07).

O corpo de ‘‘Foguinho do Táxi’, como era conhecido, foi encontrado em estado de decomposição nesta terça (09), no Cruzeiro do Riachão, depois da Vila Bonfim, na mesma localidade que deixaram e esposa no sábado.

“O carro desceu e voltou, pois, o caminho não tinha saída. Só que ninguém imaginava que tinham deixado o corpo ali”, disse um internauta.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.