Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios

Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay

As ações de prevenção e combate a incêndios que ameaçam o Pantanal e outros biomas nacionais ganharam um aliado nesta terça-feira, 9 de julho. A publicação da Medida Provisória Nº 1.239 no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), altera o prazo de recontratação de pessoal para atender casos emergenciais de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, o texto da lei determinava um prazo de dois anos de intervalo para recontratações. Isso dificultava o trabalho de encontrar profissionais experientes em situações de emergência. O novo texto permite recontratações mais rápidas, o que beneficia diretamente Ibama e ICMBio.

SALA DE SITUAÇÃO – Diante da gravidade da situação no Pantanal, o Governo Federal criou, no dia 14 de junho, uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. Historicamente, o período de seca ocorre no segundo semestre, mas o bioma registrou em junho um número incomum de focos de incêndio. (mais…)

Morador de Governador Mangabeira morre vítima de acidente em Muritiba

Foto: Reprodução/ Video

Um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal em Muritiba, no Recôncavo baiano, na noite desta segunda-feira, dia 8.

A vítima fatal de prenome Valnei conduzia uma motocicleta na BR-101, quando ao passar nas imediações do Posto Águia colidiu com uma Ford Ranger.

Valnei, que residia na localidade rural de Queimadas, no município vizinho de Governador Mangabeira, morreu no local do acidente.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Técnicas de vendas será tema de palestra em Santo Antônio de Jesus

Imagem por Squirrel_photos de Pixabay

Decifrar o cliente, construir relacionamentos genuínos e dominar técnicas persuasivas e gatilhos mentais. Este é o propósito da palestra “Técnicas de vendas” que o Sebrae realizará no próximo dia 18 de julho, em sua sede em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.

A atividade é gratuita e aberta ao público que deve se inscrever previamente no site ba.loja.sebrae.com.br. Na oportunidade, serão mostradas estratégias de fechamento de negócios, integrando tecnologia e cultivando relacionamentos no pós-venda para alcançar novos patamares de sucesso.

A palestra abordará ainda pontos como: compreensão sobre o perfil do cliente; estabelecimento de relacionamentos empáticos; técnicas persuasivas de apresentação; gatilhos mentais; gestão de objeções; utilização de tecnologia nas práticas de vendas; diferenças de abordagem online e offline; e relacionamento pós-venda e fidelização. (mais…)

Governo sanciona lei que impulsiona o fortalecimento da DP-BA e a interiorização dos serviços

Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

O Governo da Bahia sancionou na tarde desta segunda-feira (8), a lei que garante o fortalecimento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e a interiorização dos seus serviços – antigo PL 156. O documento foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues logo após a reunião do Programa Bahia Pela Paz, que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Estiveram presentes no ato de assinatura a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio; a subdefensora-geral da Bahia, Soraia Ramos; o presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Oleno Matos; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos na Bahia (Adep/BA), Tereza Almeida; além de representantes do Sistema de Justiça baiano e secretariado executivo do Estado.

“É um momento de celebração, um dos mais importantes para nossa instituição nos últimos 10 anos. É a concretização da nossa prerrogativa de iniciativa de lei e de todo plexo de autonomia da Defensoria. Entramos hoje para o grupo das Defensorias brasileiras que exercitou essa iniciativa de lei”, destacou a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio. De acordo com ela, a lei traz mecanismo que possibilitam à Defensoria levar os serviços institucionais para perto de quem mais precisa e prestar melhor atendimento, além de elevá-la para que esteja em sintonia com as demais instituições do Sistema de Justiça.

(mais…)

PRF recupera motocicleta furtada em Operação na BR-116 em Manoel Vitorino (BA)

Foto: PRF

Na tarde da última sexta-feira (5), por volta das 15h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda nas margens da BR-116, quando avistaram uma motocicleta Yamaha/NEO 125 de cor azul, que ostentava uma placa irregular.

Ao procederem com a identificação veicular, foi constatado que o veículo na verdade tratava-se de um clone e o original possuia registro de furto, datado de abril de 2023, na cidade de São Paulo (SP).

A condutora do veículo, uma mulher, informou aos policiais que havia adquirido a motocicleta por R$ 5.000,00 em um anúncio na internet sem conhecer o vendedor. Tanto a motocicleta quanto a condutora foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PRF recupera veículo furtado durante fiscalizações na BR-235 em Casa Nova (BA)

Foto: PRF

Na última sexta (5), por volta das 10h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante ronda ostensiva no km 389 da BR-235, no município de Casa Nova (BA), avistou um veículo estacionado no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia.

Ao se aproximarem do veículo, os agentes foram abordados por um homem que se identificou como proprietário do carro. Durante a abordagem, ele informou que não possuía os documentos do veículo, pois havia adquirido o automóvel através de terceiros. No entanto, não havia recebido o documento para transferência de titularidade.

A equipe da PRF observou que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados, em desacordo com o padrão de fábrica, o que levantou suspeitas. Após a realização do procedimento de identificação veicular identificaram que o veículo em questão tratava-se de um clone e o original com registro de furto conforme boletim datado em janeiro de 2019.

Diante das evidências, foi constatada a princípio a ocorrência de receptação de veículo. O condutor e o veículo foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil da cidade de Casa Nova para os procedimentos cabíveis.