Lula chega a Londres para coroação do Rei Charles III

Foto: Ricardo Stuckert/ Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Londres para participar da coroação do Rei Charles III do Reino Unido, que será realizada amanhã, dia 6, na Abadia de Westminster. Lula desembarcou na capital inglesa nesta sexta-feira, dia 5, e à tarde se reúne com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. Não há previsão de assinatura de acordos.

Segundo o Itamaraty, o encontro bilateral é uma oportunidade para reforçar a relação entre os países que mantêm uma série de parcerias e mecanismos multilaterais em diversos setores, como transição energética, saúde, defesa e preservação ambiental.

Ainda hoje, Lula participará de uma recepção no Palácio de Buckingham. O evento é oferecido pelo rei e reunirá dezenas de chefes de Estado convidados para coroação. (mais…)

Câmara aprova nova multa para empresa que paga menos a mulheres

Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, dia 4, um projeto que atualiza a multa aplicada a empresas que pagam salários menores para mulheres que desempenham a mesma função dos homens. O texto segue para análise do Senado.

A proposta estabelece o pagamento de multa equivalente a dez vezes o valor do salário que a pessoa discriminada deveria receber. Por exemplo, se uma empresa paga R$ 3 mil a um funcionário e R$ 2 mil a funcionária que cumpre a mesma função, a multa seria de R$ 30 mil.

A cobrança vai ser dobrada em caso de reincidência e a nova punição também vale para discriminação salarial por etnia, nacionalidade ou idade.

(mais…)

Santo Antônio de Jesus terá novo comando regional da PM, anuncia deputado

Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA

O líder da Federação PT, PV e PC Do B, deputado Robinson Almeida, anunciou, na sessão plenária desta quarta-feira, dia 3, na Assembleia Legislativa, a criação de um novo Comando Regional da Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus (BA). O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já enviou o Projeto de Lei que cria a nova estrutura no Recôncavo para a Casa Legislativa. Para ser efetivada, a proposta que reforçará a segurança pública no Recôncavo e também em mais 3 regiões do Estado precisa ser aprovada pelos deputados.

“O governador decidiu enviar pra análise dessa Assembleia uma reestruturação que começa com a ampliação dos comandos regionais. A Bahia vai ganhar mais quatro comandos regionais. Um deles no Recôncavo, sediado em Santo Antônio de Jesus”, afirmou Robinson Almeida.

Para o petista, a medida visa descentralizar as ações da Policia Militar e fortalecer a segurança pública no interior do estado. Além de Santo Antônio de Jesus, outros 3 comandos regionais serão criados; no Extremo Sul, sediado em Teixeira de Freitas, no Oeste, em Bom Jesus da Lapa, e o último na região Nordeste do Estado, em Paulo Afonso. (mais…)

Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos alvos da Operação Venire que investiga adulteração em cartões de vacinação. A residência do ex-presidente foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, dia 3. Os agentes também recolheram o celular de Bolsonaro.

“Nunca falei que tomei a vacina [de covid-19]. Nunca me foi pedido cartão de vacinação nos EUA. Não existe adulteração de minha parte”, disse o ex-presidente ao deixar sua residência em Brasília, acompanhado de seus advogados de defesa.

Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro. (mais…)

SAJ: Edileide Castro fala sobre sua formação e planos como secretária de educação

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A professora Edileide Castro foi oficializada na manhã desta quarta-feira, dia 3, como nova secretária de educação em Santo Antônio de Jesus (BA). O cargo era ocupado pela professora Maria Renilda Barreto, que pediu exoneração para dar continuidade a outros planos na área acadêmica.

Ao Tribuna, Edileide, com 32 anos de atuação, diz que sempre teve esperança que ações na educação melhorem a vida das pessoas. “Primeira coisa que eu preciso fazer, é conhecer como está andando cada setor, cada local, e eu sonho em estar com as pessoas, eu quero visitar as escolas, estar com os profissionais de educação. A primeira coisa que eu preciso é me apropriar das questões todas, inclusive das demandas que precisam ser resolvidas”, finalizou a nova secretária.

Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão e reportagem: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

ASSISTA:

Ministra da Igualdade Racial anuncia ação antirracista para companhias aéreas em visita à Salvador

Foto: Tarsilla Alvarindo/ TV Bahia

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve em Salvador nesta quarta-feira, dia 3, e falou sobre o caso de Samantha Vitena,  professora negra expulsa de um voo da Gol Linhas Aéreas. Ela antecipou que haverá integração entre ministérios, para criar ações de letramento racial para companhias aéreas, e citou um caso de racismo sofrido pela irmã, Marielle, com a mesma empresa.

Na capital mais negra do país, Anielle Franco esteve com a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, para renovar o Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer).

“A Marielle passou por um caso de racismo na Gol, ainda com três meses de vereadora. Eu me lembro perfeitamente de como ela chegou em casa. A gente recebeu [o caso de Samantha] e, para além de repudiar a atitude que aconteceu com ela, notificamos todo mundo que estava envolvido no caso”, disse Anielle. “No mesmo dia eu liguei para o ministro Silvio Almeida, que topou entrar comigo nessa notificação. Já falamos também com o ministro de Portos e Aeroportos”.

(mais…)