3° Ciclo de Formação Técnica do Arquivo Público da Bahia começa nesta terça-feira (6)

Imagem Ilustrativa | Foto: lil_foot/ Pixabay

Aberto ao público geral, tem início nesta terça-feira (6) o 3° Ciclo de Formação Técnica do Arquivo Público da Bahia (APEB), unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). A formação conta com as palestras do secretário executivo do Conselho Nacional de Arquivos, Alex Pereira de Holanda; do tabelião e registrador civil em São Sebastião do Passé/BA; Bruno César de Carvalho Coelho; da analista de tecnologia da informação no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Jussara Teixeira; e do diretor do APEB, Jorge Vieira.

O tema central da formação é “Desafios e Oportunidades das Novas Tecnologias no Contexto dos Arquivos”, que se desdobrará em palestras com as temáticas “Conexões Técnicas entre as Rotinas processuais do cartório de registros civis x Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq)”, com os palestrantes Bruno César de Carvalho Coelho e Alex Pereira de Holanda, na terça-feira (6), das 14h às 17h.

Na quinta-feira (8), das 14h às 17h, a palestra será sobre “Aplicação da Inteligência Artificial nos Arquivos”, com os palestrantes Alex Pereira de Holanda e Jussara Teixeira. Encerrando este 3° ciclo de formação, “Atuação Sistêmica dos Arquivos Públicos desafio e oportunidades para efetivação da preservação digital” será abordada na mesa conduzida por Alex Pereira de Holanda e Jorge Vieira, sexta-feira (9), das 9h30 às 11h30. A formação acontecerá na sede do APEB, em Salvador. Os participantes serão certificados.

SERVIÇO: (mais…)

PRF recupera veículo roubado e prende condutor com mandado de prisão em aberto na BR-101

Foto: PRF

Na noite de sábado (3), por volta das 21h10, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda ostensiva no km 720 da BR-101, no município de Eunápolis (BA), quando avistou um veículo modelo VW/Voyage entrando bruscamente em um posto de combustíveis.

Ao realizar a consulta da placa nos sistemas móveis da PRF, constatou-se que o carro possuía um registro de roubo/furto datado de julho deste ano. Imediatamente, os agentes deram ordem de parada e solicitaram que todos os ocupantes saíssem do veículo. Após o desembarque, os quatro ocupantes foram revistados, mas nenhum item ilícito foi encontrado.

Durante a abordagem, foi solicitado que os indivíduos apresentassem documentos de identificação, porém nenhum deles possuía os documentos no momento. O condutor alegou ter pego o carro emprestado de um tio, mas não soube informar o nome do familiar. Uma das passageiras afirmou que estavam viajando de Teixeira de Freitas para Porto Seguro para se encontrarem com amigos. (mais…)

“Não teve medo de projetar o futuro na cidade”, declara ACM Neto durante discurso em convenção que lançou candidatura de Genival Deolino

Foto: Luciano Almeida

Durante a convenção partidária que oficializou Genival Deolino como candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus pelo PSDB, o vice-presidente nacional do partido União Brasil, ACM Neto, discursou e expressou suas convicções sobre o contínuo progresso do município sob a liderança de Deolino.

Direcionando-se à Genival, Neto frisou a competência administrativa do peesedista enquanto gestor, “Genival soube com coragem enfrentar todas as dificuldades. Não teve medo de tomar decisões difíceis, de iniciar o conjunto de obras, de projetar o futuro dessa cidade”.

Neto reafirmou ainda o seu compromisso em apoiar Deolino durante a sua jornada eleitoral, juntamente com a candidata a vice-prefeita, Cristina da Farmácia (União Brasil), “Quero dizer a santo Antônio que o nosso sonho está mais vivo do que nunca, a gente começa a construir ele hoje”. (mais…)

Procon fiscaliza 49 postos no interior da Bahia

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Com o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano, entre outros tópicos, a operação Posto Legal fiscalizou, na última semana, 49 estabelecimentos localizados no Sudoeste baiano, nos municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Cândido Sales e Encruzilhada.

O diretor de fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes desta etapa da Posto Legal, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável principalmente por avaliar o bom funcionamento das bombas e dos bicos de combustíveis, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) afere aspectos de qualidade, a exemplo da quantidade de álcool adicionada à gasolina. (mais…)

Lauana Prado celebra sucesso com um show inesquecível; artista convida fã para dueto

Foto: Fábio Ponce

Sempre inovando e proporcionando experiências épicas, na noite de sábado (03), a cantora e compositora Lauana Prado, dividiu o palco com uma de suas fãs. A ganhadora do concurso de covers promovido pela artista em suas redes sociais, subiu ao palco durante o show de Catalão, em Goiás e juntas apresentaram o sucesso “Sombra Desconhecida”, para um público entusiasmado que acompanharam o dueto, fazendo do momento ainda mais especial.

“Essa proximidade com os fãs é essencial para mim, dessa forma consigo me conectar com eles e entender cada vez mais o que eles querem ouvir. Esse concurso foi uma loucura, recebi milhares de vídeos lindos, de pessoas extremamente talentosas, cantando Sombra Desconhecida por todo o Brasil. Esse momento de dividir o palco com a Yasmin, foi muito, muito especial.” comenta a cantora.

“Sombra Desconhecida” feat com Zé Neto e Cristiano, foi a primeira música apresentada do audiovisual “Lauana Prado Transcende – ao vivo no Ibirapuera”, e já está entre as músicas mais ouvidas do país, a canção entrou para o Top 200 Spotify Brasil na semana do lançamento e está atualmente no Top 50 Spotify Brasil, ocupando a posição de #19, seguida por “Haverá Sinais”, música gravada com Jorge e Mateus e que ocupa a posição #21.

(mais…)

Colégio particular de Salvador proíbe uso de celulares em sala de aula

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O Colégio Anchieta, localizado no bairro da Pituba, em Salvador, proibirá o uso de smartphones e outros dispositivos eletrônicos sem autorização a partir da próxima segunda-feira (5). De acordo com o colégio, a medida tem como objetivo “melhorar a convivência social, reduzir a dispersão da atenção dos alunos e, assim, promover um aprendizado mais eficaz”.

“O Colégio Anchieta reforça que a limitação ao uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas foi avaliada pela diretoria pedagógica e devidamente comunicada aos alunos e seus responsáveis. Trata-se de uma decisão da unidade escolar que visa melhorar a convivência social, além de diminuir a dispersão da atenção dos alunos e, consequentemente, seu efetivo aprendizado”, apontou o colégio.

Para evitar receber punições, os alunos devem manter os dispositivos, incluindo fones de ouvido, guardados nas mochilas durante o horário escolar, das 7h às 12h30, bem como no período da tarde.

Fonte: Alô Alô Bahia e Bahia Noticias.