Quase meia tonelada de maconha é apreendida em Rafael Jambeiro

Foto: PRF

Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 450 kg de maconha durante uma fiscalização na BR-116, km 482, em Rafael Jambeiro (BA). Dois ocupantes de um veículo NISSAN/Frontier, que transportavam a droga, foram presos.

A apreensão faz parte de um esforço contínuo da PRF para combater o tráfico de drogas nas rodovias federais que cortam o estado. Somente neste ano, a PRF na Bahia já apreendeu quase 1,5 tonelada de maconha e cerca de 500 kg de cocaína, destacando o impacto das operações no controle da circulação de entorpecentes.

O combate ao tráfico de drogas é uma prioridade nas ações da PRF, pois essas operações ajudam a desmantelar redes criminosas e a reduzir os índices de criminalidade. A apreensão de drogas nas rodovias evita que grandes quantidades de entorpecentes cheguem aos centros urbanos, onde alimentam outros crimes, como roubos, homicídios e tráfico de armas. (mais…)

Bahia conclui 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Foto: Jamile Amine/Ascom Sesab

Após três dias de intensos debates e reflexões, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CEGTES), realizada em Lauro de Freitas, encerrou suas atividades na quarta-feira (11). O evento, que teve como foco o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a melhoria das condições de trabalho para os profissionais da saúde, consolidou importantes propostas que serão levadas à conferência nacional.

No último dia da conferência, foram eleitos 76 delegados regionais que representarão a Bahia na etapa nacional, marcada para acontecer em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro. Além disso, a plenária final aprovou propostas e três diretrizes que serão apresentadas no âmbito nacional. Essas propostas foram o resultado de um processo democrático que envolveu a análise de 2.334 proposições discutidas em conferências municipais em todo o estado da Bahia.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o caráter participativo do evento e a importância de levar as demandas dos trabalhadores da saúde ao Governo Federal. “Estamos entusiasmados com essa construção coletiva, que reflete o comprometimento com a gestão do trabalho e a formação dos servidores do SUS. A expectativa é que as propostas da Bahia ajudem a promover um trabalho cada vez mais digno e humanizado no SUS”, afirmou a secretária. (mais…)

19 kg de maconha são apreendidos em Feira de Santana

Foto: PRF

Na noite de 11 de setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 19 kg de maconha durante uma fiscalização no km 429 da BR-116, em Feira de Santana, Bahia. A droga estava escondida em uma mochila e uma mala, transportadas em um ônibus que fazia a linha São Paulo-SP x Garanhuns-PE. A ação contou com o auxílio do cão farejador K9 Umbro, que indicou a presença de entorpecentes nas bagagens.

Durante a inspeção no compartimento inferior do ônibus, o cão da PRF sinalizou positivamente para uma mochila azul e uma mala cinza. Ao abrir os volumes, os policiais encontraram 10 tabletes de maconha na mochila, totalizando 7,15 kg, e outros 18 tabletes na mala, somando 12,65 kg. A conferência dos números dos tickets das bagagens confirmou que o proprietário era um dos passageiros, que admitiu estar ciente de que transportava a droga. Segundo ele, a encomenda foi recebida na Rodoviária de São Paulo, e ele receberia R$ 2.000 para entregá-la em Garanhuns (PE).

O passageiro, juntamente com as drogas apreendidas, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana, onde responderá por tráfico de drogas. O combate ao tráfico de drogas é essencial para a segurança pública, pois essa atividade ilegal financia o crime organizado, aumenta a violência e destrói vidas. A PRF, por meio de fiscalizações rigorosas como essa, desempenha um papel crucial na interceptação de drogas e na prevenção de crimes relacionados ao narcotráfico.

Fonte: PRF.

Bahia volta a perder pro Flamengo e está eliminado da Copa do Brasil

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Nesta quinta-feira (12), no Maracanã, o Bahia perdeu pro Flamengo, por 1 a 0, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O gol da vitória flamenguista foi marcado por De Arrascaeta aos 8 minutos do 2° tempo. No último dia 28 de agosto, pela partida de ida, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Esquadrão também foi derrotado por 1 a 0.

Classificado para as semifinais, o rubro-negro carioca irá encarar o Corinthians, que eliminou o Juventude. A outra semifinal será disputada entre Vasco e Atlético Mineiro, que passou pelo São Paulo. Os duelos serão realizadas nas semanas dos dias 2 e 17 de outubro e a CBF ainda irá detalhar datas e horários de cada confronto.

Agora, o time do técnico Rogério Ceni se prepara para enfrentar o Atlético Mineiro, neste domingo (15), às 18h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, no dia 21, o Esquadrão encara o Fortaleza, no Castelão. O Tricolor é o atual 7° colocado da Série A com 39 pontos.

Fonte: Bahia Noticias.

Lançamento da campanha do Rio Utinga marca nova fase na gestão dos recursos hídricos da Chapada

Foto: André Reis- Ascom/Sema

Na noite de quarta-feira (11), foi lançada na sede da Associação dos Agricultores da Bacia do Rio Utinga, no município de Wagner (BA), a campanha “Dia do Rio Utinga”. O principal objetivo da campanha é sensibilizar os habitantes do entorno da Bacia do Rio Utinga sobre a escassez de água e a importância de sua preservação.

O evento, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contou com a presença de Antônio Martins de Oliveira Rocha, diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (Diram) do Inema; Ana Carolina Delfino, representando Simone Sodré, coordenadora da Unidade Regional Chapada Diamantina do Inema; Luiz Carlos Araújo, coordenador executivo de Ações Estratégicas (Coaes) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); além de agricultores, lideranças locais e outros envolvidos com a causa.

A programação incluiu uma palestra socioeducativa, abordando a conscientização sobre a gestão sustentável da água e os desafios enfrentados pela Bacia do Rio Utinga, especialmente em função das mudanças climáticas e do crescente uso dos recursos hídricos. Antônio Martins apresentou aos presentes um diagnóstico detalhado da situação atual do Rio Utinga, explicando o monitoramento do curso de água e as medidas que o Governo do Estado, por meio do Inema, pretende implementar. (mais…)

Mais de mil aves silvestres transportadas ilegalmente são apreendidas em Jequié

Foto: PRF

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 1.100 aves silvestres durante uma fiscalização de rotina no km 677 da BR-116, no município de Jequié (BA). Os animais estavam sendo transportados ilegalmente em dois veículos, um Siena e um HB20, ambos abordados pela equipe da PRF.

Os policiais desconfiaram da presença de gaiolas e materiais para captura de aves no Siena e, ao inspecionarem o HB20, encontraram cerca de 25 gaiolas contendo aves de diversas espécies, incluindo canário-da-terra e papa-capim. O motorista do Hyundai confessou que adquiriu os animais no interior de Goiás e que seu destino era a cidade de Caruaru (PE), onde pretendia vendê-los. O condutor do Fiat também admitiu estar realizando o mesmo trajeto, colaborando com o transporte ilegal.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária e enquadrados no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que criminaliza a captura e comercialização de animais silvestres sem autorização. As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para os cuidados necessários. (mais…)