Covid-19: Profissionais de saúde na Bahia terão seguro de vida e de perda de renda

Imagem de Fernando Zhiminaicela por Pixabay

O governo da Bahia irá oferecer seguro de vida e de perda de renda para os trabalhadores que estão atuando durante a pandemia da Covid-19.

O governador Rui Costa irá enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia na próxima segunda-feira (18), o projeto de lei criando os seguros. Os profissionais que forem contaminados no período que permanecerem isolados ou internados, receberão o segundo de renda proporcional.

Todos profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiras, técnicos e também agentes administrativos, de limpeza e segurança terão direito a um seguro de vida.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

Decisão do TJ-BA possibilita realização de concurso para provimento de cargos da PM e Bombeiros

Em decisão publicada nesta sexta-feira (15), a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, extinguiu o mandado de segurança coletivo impetrado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, relativo ao concurso público para provimento de cargos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. A extinção do processo possibilitará a retomada do concurso público que se encontrava suspenso.

A Secretaria de Segurança Pública alterou as normas de regência dos exames pré-admissionais do certame, o que implicou perda do objeto do mandado de segurança por falta de interesse processual, eis que os pontos de divergência suscitados pela Defensoria Pública foram pacificados após a edição das Portarias 031-CG/2020, pela Polícia Militar, e nº 054 CG-CBMBA/2020, pelo Corpo de Bombeiros.

Sobre a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero, Dinalva Gomes Laranjeira afirmou que a questão foi objeto de acordo extrajudicial ocorrido entre as partes, “donde emerge a conclusão de que não há mais fundamento fático a justificar o prosseguimento do presente”. (mais…)

Jaguaripe tem primeiro caso de Covid-19

Imagem Ilustrativa | Foto: Camila Souza/ GOVBA

A Prefeitura de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, registrou nesta última sexta-feira, dia 15, o primeiro caso de Covid-19 no município. Trata-se de um morador da zona rural que foi submetido ao teste rápido em uma unidade hospitalar de Santo Antônio de Jesus. O mesmo permanece internado e o seu quadro de saúde é estável.

Até sexta-feira, dia 15, Jaguaripe tinha 1 caso confirmado de Covid-19, 22 casos monitorados (são pessoas que cumprem quarentena, apresentaram sintomas ou tiveram contato com contaminados ou suspeitos), 13 casos em alta do monitoramento e 14 casos descartados.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Maracás: Prefeito autoriza reabertura do comércio em rodízio

Após ficar fechado por alguns dias devido a pandemia da Covid-19, o prefeito de Maracás (BA), no Vale do Jiquiriçá, Wilson Novaes, autorizou na última quarta-feira, dia 13, o funcionamento de salões de beleza, lojas de móveis, calçados, vestuários e consultórios odontológicos.

O decreto vale de 14 a 22 de maio. Neste período esses estabelecimentos estão proibidos de funcionar no final de semana e durante a semana funcionarão em rodízio: Lojas de móveis, eletrodomésticos, vestuário e calçados devem funcionar das 8h as 14h, enquanto salões, barbearias e consultórios odontológicos abrirão das 8h as 19h.

Até sexta-feira, dia 15, Maracás tinha 3 casos confirmados de Covid-19, 2 casos curados, 58 negativos, 6 aguardando resultado ou coleta, 40 em quarentena e 135 em monitoramento.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Jequié: Prefeitura autoriza realização de missas e cultos

Imagem de Himsan por Pixabay

A prefeitura de Jequié (BA), após autorizar a reabertura de diversas lojas, decidiu permitir a realização de celebrações religiosas, como missas e cultos, aos domingos, das 7h às 19h, para menores de 60 anos de idade. A decisão ocorre na mesma semana em que o município adotou o toque de recolher, com fechamento rígido das 20h às 5h.

A gestão municipal estabelece outros critérios para a realização das celebrações. O decreto estabelece que deve ser observado o limite de 20% da capacidade da igreja, templo, centro espírita ou congêneres, bem como o distanciamento mínimo de um metro e meio entre cada pessoa. A medida vale a partir deste sábado (16) até o próximo dia 25 de maio.

Jequié possui 145 casos confirmados do novo coronavírus, além de três óbitos, conforme boletim divulgado pela prefeitura na noite desta sexta-feira. O município ainda acumula 167 casos suspeitos da doença, aguardando coleta ou resultado de exame.

Bahia Noticias

Riachão do Jacuípe registra primeiro caso confirmado do novo coronavírus

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

A prefeitura de Riachão do Jacuípe (BA) anunciou nesta sexta-feira, dia 15, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no município. Segundo a gestão municipal, trata-se de um caso importado, pois a contaminação ocorre em outro local.

O paciente é um homem de 38 anos, caminhoneiro, que retornou à Bahia depois de uma viagem à região norte do país. Ele mora em Feira de Santana, mas tem família e outra residência em Riachão do Jacuípe, município que escolheu para ficar em isolamento domiciliar.

O caminhoneiro fez contato com a Vigilância Epidemiológica ainda na estrada, informando que apresentava sintomas. Desde então, ele não teve contato com nenhum familiar ou amigo e está sozinho em sua residência. A prefeitura considera a situação sob controle.

Bahia Noticias