Cientista e pesquisadora Nísia Trindade é a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde em 69 anos

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 2, a cerimônia de transmissão de cargo do Ministério da Saúde, em Brasília (DF). Nísia Trindade chefiará o Ministério na gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde.

Durante discurso, a ministra assumiu compromisso de que sua gestão será pautada pela ciência e também com contribuições de todos os setores. “Essa tarefa não pode ser exercida de forma isolada, a saúde precisa estar em todas as políticas. Minha gestão se pautará por esse imprescindível trabalho colaborativo.”

Nísia Trindade ainda reforçou o compromisso com a gestão tripartite — União, Estados e Municípios — e o esforço com os conselhos de saúde para a construção de políticas conjuntas. “Serão tempos difíceis de reconstrução, mas também da necessária inovação. É preciso reconstruir e é preciso olhar os desafios do presente e a visão de um Brasil de futuro. Esse trabalho só será possível com grande esforço nacional, envolvendo estados e sociedade civil”, afirmou. (mais…)

Ministro das Comunicações reitera compromisso de promover inclusão digital

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tomou posse em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 2, na sede da Pasta, em Brasília. Durante a solenidade para transmissão do cargo, destacou que entre os principais compromissos está ampliar o acesso dos brasileiros à internet, melhorar a conectividade em escolas e recuperar a imagem e credibilidade dos Correios. Juscelino Filho acrescentou, ainda, que atuará para expandir o acesso à tecnologia 5G no Brasil, desburocratizar processos e otimizar o uso de recursos no âmbito setorial.

“A inclusão digital com equidade e qualidade, a universalidade, a democratização e a popularização do acesso à informação via internet, a melhoria da educação e da qualidade do ensino via conectividade das escolas são tópicos de máxima prioridade”, enfatizou o novo ministro das Comunicações. No discurso, também incluiu entre as pautas a ampliação da quinta geração de internet móvel. “Na telefonia, o tema central é a maximização da incorporação da tecnologia 5G sobretudo a aceleração da expansão do acesso às facilidades e do alcance territorial”, pontuou.

O ministro ressaltou que o “Ministério das Comunicações (MCom) tem relevância estratégica, histórica e decisiva para o desenvolvimento econômico social do nosso país e para a integração nacional”. De acordo com ele, será implementada uma agenda positiva e a gestão será pautada pela incorporação de experiências de sucesso e melhores práticas do Governo Federal. Os esforços serão dedicados à recomposição de investimentos, aperfeiçoamento de governança, continuidade de programas e à inovação. (mais…)

Turismo gera desenvolvimento econômico e social, diz ministra Daniela Carneiro

Foto: Pedro França/MTUR

O turismo no Brasil está vivendo “um dia de recomeço”, afirmou a nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, durante a cerimônia de transmissão de cargo nesta segunda-feira (02/01), em Brasília (DF). Em seu pronunciamento, Daniela pontuou que irá trabalhar pelo aumento do orçamento do Ministério do Turismo, pela redução dos preços das passagens aéreas, a fim de estimular o turismo regional, promover o turismo inclusivo e fortalecer a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Daniela Carneiro lembrou que esse movimento acontece em um momento emblemático, no mês em que o Ministério do Turismo completa 20 anos de existência, criado ainda durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. “O presidente Lula traz em seu DNA o entendimento do turismo como gerador de desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

Carneiro fez questão de externar a surpresa da equipe de transição em relação ao orçamento anual previsto para 2023 do Ministério do Turismo, que é de R$ 19 milhões, uma redução de 74%, e prometeu trabalhar para reverter esta situação. De acordo com ela, “é impossível ignorar uma atividade que representava 8% do Produto Interno Bruto (PIB) antes da pandemia de Covid-19. Principalmente por que este é um segmento que envolve mais de 50 atividades econômicas, e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o nosso potencial”. (mais…)

Haddad fala em democratizar acesso ao crédito durante posse como ministro da Fazenda

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O advogado, mestre em Economia e professor, Fernando Haddad tomou posse nesta segunda-feira, dia 2, como Ministro da Fazenda do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília (DF). Em seu discurso de posse, Haddad destacou que a prioridade é trabalhar com ênfase na recuperação das contas públicas e foco no combate à inflação.

“É preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade, mas, principalmente com responsabilidade social, geração de empregos, oportunidades, renda, salários dignos e preços mais justos”, afirmou.

Segundo Haddad “essa é a síntese da missão, recebida do presidente Lula”. O atual ministro se comprometeu a entregar uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre deste ano, sendo este, um dos compromissos firmados para a aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional. (mais…)

“Teremos um ministério da paz e da justiça”, diz Flávio Dino

Foto: Ascom/MJSP - Carolina Antunes

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (02/01), durante a cerimônia de transmissão do cargo, que seu ministério será de pacificação nacional. “Teremos um ministério da paz e da justiça. Mas uma paz com conteúdo e prioridades, que são vitais”.

Dino reforçou a independência e a harmonia entre os poderes. “É fundamental que cada um possa exercer sua competência com autoridade e legitimidade. Não temer o pensamento diferente, que são necessários e imprescindíveis para o engrandecimento da sociedade”, afirma o ministro.

O ministro fez menção a três eixos de atuação do Ministério da Justiça: combate à desigualdade, proteção da Constituição e defesa da democracia. Há uma busca por um ministério para aqueles que lutam por uma justiça antirracista, contra o feminicídio, pela proteção da comunidade LGBTQIA+, dos que são contra toda forma de preconceito e de violência. (mais…)

“Prioridade é o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, diz ministro Carlos Fávaro

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Em cerimônia de transmissão de cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta segunda-feira, dia 2, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu em fortalecer o desenvolvimento sustentável do agronegócio. De acordo com o ministro, o novo governo deve se engajar em um programa de recuperação de áreas degradadas para o crescimento de área plantada.

Fávaro também ressaltou que o combate à fome será o desafio de sua gestão. “Imagine quantos brasileiros não estão tendo uma boa tarde? Quantos brasileiros não puderam almoçar hoje? E esse é o grande desafio que nós temos que enfrentar neste governo. É o primeiro dos desafios e a agricultura, a produção de alimentos tem um papel fundamental.”

O ministro ainda colocou o fortalecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como um dos primeiros compromissos à frente do Ministério. “Esta empresa que nós temos aqui é a grande responsável para que o Brasil se tornasse um player quase que incomparável na produção de alimentos. A ciência, a tecnologia, a pesquisa fizeram com que o Brasil galgasse os caminhos e os patamares mais altos da produção de alimentos deste mundo”, afirmou o ministro. (mais…)