Jequié: Laboratório estadual inicia testes moleculares para Covid-19​

Imagem ilustrativa | Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil

Um novo laboratório público estadual entra em operação na cidade de Jequié, no Sudoeste baiano. O novo equipamento vai realizar testagens do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus (Covid-19). A unidade está localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva.​​

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Metro1

AL-BA aprova liberação de auxílio de R$ 500 reais para pacientes com Covid-19 em isolamento

Foto: Carol Garcia/ GOV-BA

O projeto de lei que autoriza o pagamento de auxílio de R$ 500 para pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e optarem pelo isolamento em centros do governo da Bahia foi aprovado por maioria pelos deputados estaduais na tarde desta quinta-feira (14) – apenas Capitão Alden (PSL) se posicionou contra. A matéria foi ampliada pelos parlamentares e teve a apreciação acelerada depois da dispensa de formalidades pelas bancadas de governo e de oposição.

O objetivo dessa espécie de “voucher” é fazer com que essas pessoas que testaram positivo cumpram o isolamento a rigor em um local pré-definido e não transmitam o coronavírus a outras pessoas. O benefício será estendido a pessoas que estejam em isolamento mesmo antes da aprovação do texto. A concessão também estará limitada a duas pessoas por família.

“A primeira metade será paga no sétimo dia [de isolamento] que ela estiver no ambiente e a outra metade no 14º dia. (…) Focando nas cidades com maior número de casos e, evidente, vendo qual o espaço que nós temos para ofertar a cada pessoa”, explicou o governador Rui Costa, quando apresentou o projeto (lembre aqui). O pagamento será feito em parceria com as prefeituras. (mais…)

AL-BA aprova estado de calamidade pública em mais 11 municípios baianos

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta quinta-feira (14), estado de calamidade pública em mais 11 municípios baianos, em decorrência da pandemia da Covid-19. Nenhum dos decretos legislativos em questão sofreu emendas.

Os municípios com estado de calamidade pública aprovados nesta sessão foram Capela do Alto Alegre, Carinhanha, Conceição da Feira, Cotegipe, Firmino Alves, Itabela, Morpará, Riachão das Neves, São Miguel das Matas, Saubara e Várzea Nova.

Com essas aprovações, 396 dos 417 municípios baianos já tiveram estado de calamidade pública aprovados pela AL-BA desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Bahia Noticias

Túneis de desinfecção não são eficazes contra o novo coronavírus, diz Anvisa

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou, em nota divulgada na noite da última quarta-feira (13), que faltam evidências científicas de que o uso de estruturas como câmaras, cabines e túneis para desinfecção de pessoas tenha eficácia contra o novo coronavírus (covid-19). Na Bahia, oito hospitais contam com o equipamento.

De acordo com a nota técnica, a duração de 20 a 30 segundos do processo não é o suficiente para garantir a desinfecção. Além disso, a Anvisa alertou que a adoção do mecanismo não inativa o vírus dentro do corpo humano e os saneantes aplicados diretamente na pele e nas roupas poderiam causar danos a saúde. Os produtos químicos usados seriam destinados a limpeza e higienização de superfícies como móveis, bancadas, pisos, objetos e paredes. Ao entrarem em contato com a pele ou aplicados diretamente sobre ela, esses agentes “podem causar danos e efeitos adversos”, aponta a agência.

Embora tenham características comuns, ambientes hospitalares e de laboratórios de alta segurança não seriam iguais e, por isso, exigiriam “regras e protocolos diferentes, uso de produtos e procedimentos seguros, práticas rígidas de higienização das mãos, corpo, roupas, salas e utensílios, além de adotarem equipamentos de proteção individual (EPIs) muito específicos, entre outras características”. (mais…)

Sindicato pede inclusão da imprensa nos grupos de testagem para Covid-19

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) solicitou à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que inclua jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa nos grupos de testagem para Covid-19. O pedido foi registrado em um ofício enviado diretamente ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nessa quarta-feira (13).

De acordo com a entidade, o pleito é embasado no Decreto 10.288, de 22 de março deste ano, que define o trabalho da imprensa como essencial. Dessa forma, os trabalhadores da área permanecem de serviço, e muitos expostos, já que nem sempre é possível adotar o regime de home office.

Com isso, a entidade também está fazendo a mesma solicitação às empresas de comunicação que enviam repórteres para cobertura externa. “O Sindicato entende que a responsabilidade pela saúde coletiva, especialmente nesse grave momento, deve ser solidária. As empresas, portanto precisam fazer a sua parte”, diz um trecho do comunicado. (mais…)

Governo da Bahia desmente mensagem sobre proibição da venda de bebida alcoólica

Imagem de Marcelo Ikeda Tchelão por Pixabay

O Governo da Bahia informa que é falsa a mensagem sobre a implantação da ‘Lei Seca’ no estado em virtude da pandemia do novo coronavírus. A informação circulou nesta quinta-feira (14)  nas redes sociais. O Governo ressalta que, até este momento, não há previsão de proibição da comercialização de bebidas alcoólicas no estado.

No dia 5 deste mês, o governador encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que visa combater a divulgação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias em todo o estado. O projeto estabelece a aplicação de multa para quem elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de notícias falsas.

Para denunciar notícias falsas basta entrar em contato com os perfis do Governo da Bahia no Instagram e Facebook, através do Whatsapp (71) 9 9646-4095 ou pelo site www.bahiacontraofake.com.br.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM