Itabuna: Justiça suspende funcionamento de feiras livres

Imagem Ilustrativa | Foto: Robertinho

A Justiça determinou na terça-feira, dia 12, a suspensão do funcionamento das feiras livres da cidade de Itabuna (BA), localizadas nos bairros de São Caetano, Califórnia, Mangabinha, Pontalzinho e no Centro Comercial. A decisão considerou um pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, feito através de uma ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho.

Conforme a decisão do juiz Ulysses Salgado, a suspensão pode ser prorrogada até que as feiras se adequem às exigências da Vigilância Sanitária Municipal relacionadas à restrição de aglomeração de pessoas por conta da pandemia da Covid-19. As feiras devem ficar fechadas a partir desta quinta-feira (14) até o próximo dia 20 para a adequação.

O MP apontou o descumprimento de uma “série de orientações” expedidas pelas autoridades sanitárias, com registros de aglomerações da população entre as barracas, inclusive havendo muitas pessoas sem máscaras. Até segunda-feira, dia 11, Itabuna tinha 372 casos confirmados, com 12 óbitos por coronavírus. Oito dias antes, eram 252 casos e seis mortes confirmados. As feiras apontadas pelo MP estão em bairros de maior índice de infecção ou próximas a eles.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias

Técnicos de enfermagem são profissionais de saúde mais infectados com coronavírus na Bahia

Das 6.204 pessoas que testaram positivo para coronavírus na Bahia, 643 são profissionais de saúde, sendo que a categoria mais atingida é a de técnicos e auxiliares de enfermagem. Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 166 deles foram diagnosticados com a Covid-19 até a noite desta terça-feira (12). Em segundo lugar, aparecem os enfermeiros e as enfermeiras, onde 141 se infectaram com a doença até o momento.

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Handerson Silva, três hipóteses podem explicar isso. A primeira é justamente o processo de trabalho da área, que possui uma “divisão social e técnica” e indica por que os técnicos e auxiliares estão no topo da lista.

Além disso, ele acredita que o cerne do trabalho já deixa as enfermeiras mais expostas à carga viral, se comparadas a outros profissionais de saúde. “Os demais — médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos — vão, assistem o paciente e saem da cena. Quem fica nas 24 horas do trabalho são os membros da equipe de enfermagem. Então, o processo do trabalho favorece o risco”, avalia o vice-presidente. (mais…)

Bancada do PT na AL-BA indica ao governador ações emergenciais na área da cultura

Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) protocolou, na tarde desta terça-feira (12), uma série de indicações ao Governador Rui Costa para emergências no setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus. Para manter o distanciamento social e preservar a vida das pessoas, uma das medidas de combate é a suspensão de diversas atividades culturais como teatro, shows, circos, museus, feiras, entre outros.

Entre as indicações para o setor cultural durante a pandemia estão: a implantação imediata de novos editais de fomento à cultura, em especial na seara das artes plásticas, música, teatro, circo, dança, pintura, escultura e audiovisual; criação de linhas de crédito emergenciais no Desenbahia para apoiar atividades de produção cultural; a aquisição pelo governo estadual de parte da bilheteria das temporadas canceladas de shows e peças teatrais.

Ainda entre as medidas está a criação de um programa social específico para atendimento de artistas de rua, assim como outros profissionais informais, que não possuem carteira assinada, garantindo-lhes renda mínima e itens de sobrevivência; a devolução dos valores já antecipados pelos produtores pela “pauta” dos teatros; a criação de uma política estadual que possibilite a aquisição e a logística de distribuição dos produtos culturais por meio de mídias digitais para toda a Bahia; a utilização da estrutura da Fundação Cultural do Estado da Bahia em Salvador e no interior, para que promova o credenciamento de artistas para a realização de projetos. (mais…)

Santo Estêvão e mais 3 cidades têm primeiros casos da Covid-19

Imagem de PIRO4D por Pixabay

Os municípios de Encruzilhada, Lafaiete Coutinho, Ouriçangas e Santo Estêvão registraram, nesta terça-feira (12), seus primeiros casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

O caso de Encruzilhada, nas proximidades de Vitória da Conquista, trata-se de uma mulher de 55 anos, que retornou de uma viagem a São Paulo no fim de abril. A contaminada chegou a ser internada, mas já recebeu alta e está sob monitoramento da prefeitura local, que reforçou à população o pedido para ficar em casa.

Em Ouriçangas, no Litoral Norte Agreste Baiano, o estado de saúde do contaminado é estável. Segundo a prefeitura, os familiares e pessoas próximas estão sendo monitorados, para evitar o avanço do novo coronavírus no município. A gestão municipal ainda aproveitou para reforçar a importância das medidas de isolamento social. (mais…)

Bahia ultrapassa 200 mortes pelo coronavírus e registra 5.558 casos confirmados da doença

A Bahia registra 5.558 casos confirmados de Covid-19, o que representa 27,66% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.391 pacientes recuperados e 202 óbitos, 3.965 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.​

Os casos confirmados ocorreram em 171 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,05%).  Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (2.441,52), Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70).​

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.097 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​

Ascom- GOV-BA

Valença: Sexto paciente testado positivo se recupera de Covid-19

O sexto paciente testado positivo para Covid-19 na cidade de Valença, no Baixo Sul da Bahia, está recuperado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente de 38 anos, que foi contaminado fora da cidade, permaneceu em isolamento domiciliar, sendo acompanhado por profissionais de saúde, sem necessidade de internação hospitalar.

Ainda segundo a secretaria, o paciente que estava assintomático há três dias, encontra-se estável, passou por avaliação médica e foi liberado da quarentena, neste último domingo, dia 10, podendo retornar a sua rotina.

Até este domingo, Valença tinha 08 casos confirmados, dos quais cinco 05 foram recuperados, 02 seguem em isolamento domiciliar e 01 hospitalizado. Há ainda em quarenta 33 pacientes suspeitos e monitorados, 25 casos descartados e 07 seguem em análise no Laboratório Central, em Salvador. Para orientações e dúvidas em caso de suspeita de Covid-19, ligue: (75) 9 8884-0191.

Fonte: Tribuna do Recôncavo