Saiba o que diz o mapa astral da mais nova herdeira de Neymar Jr

Image by Devanath from Pixabay

Nasceu, na última quarta-feira (3), a mais nova herdeira de Neymar Jr.  Filha do jogador com a modelo Amanda Kimberlly, Helena é nativa de Câncer, signo conhecido por sua sensibilidade, empatia e forte vínculo familiar. De acordo com o Astrolink, site especializado em astrologia, o horário exato do nascimento não foi divulgado, porém, é possível fazer algumas considerações sobre sua personalidade com base em seu mapa astral.

Sol em Câncer: o Sol em Câncer indica que Helena será uma pessoa muito ligada à família, valorizando suas raízes e tradições. São pessoas conhecidas por seu cuidado e proteção, muitas vezes sendo o alicerce emocional daqueles com quem convive. Helena poderá demonstrar uma forte intuição e uma natureza carinhosa desde cedo.

Lua em Gêmeos: a Lua representa nossas emoções e a maneira como reagimos ao mundo ao nosso redor. Com a Lua em Gêmeos, Helena terá uma mente curiosa e ágil. Essa posição lunar sugere uma criança comunicativa, sempre interessada em aprender e trocar ideias. Sua capacidade de se adaptar e sua versatilidade serão notáveis, permitindo que ela navegue pelas mudanças da vida com facilidade. (mais…)

Em novo edital do Programa Mais Médicos, Bahia terá 246 vagas

Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay

O Brasil vai receber um reforço significativo na assistência em saúde com a abertura de mais 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos, sendo 246 delas destinadas ao estado da Bahia. Além disso, o governo federal disponibilizará vagas reservadas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas — uma medida inédita. O aumento do quadro de profissionais na rede pública de saúde, vai beneficiar mais de 10,6 milhões de brasileiros.

“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos”, celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio”, acrescentou a ministra durante agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Salvador, Bahia, na última segunda-feira (1º).

Com a publicação do novo edital para preenchimento das vagas, o Ministério da Saúde vai enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social. O primeiro atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos, é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde. (mais…)

SAJ: Obra de drenagem, praça do Skate, Casa de Acolhimento, pavimentação do 53 e da Vila Bonfim foram inaugurados nesta sexta

Foto: Luciano Almeida

Através das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), Assistência Social (SMAS), e Esportes e Lazer (SEEL), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou nesta sexta-feira (05), uma série de importantes inaugurações e uma ordem de serviço.

O primeiro evento teve início com o momento da assinatura da ordem de serviço para a construção da praça do Gamelo. O segundo evento do dia foi a inauguração da pavimentação em paralelepípedo e drenagem do KM 53. No terceiro evento, foi realizada a inauguração da pavimentação em paralelepípedo da Vila Bonfim.

Seguindo o intenso cronograma de inaugurações, foi realizada a inauguração da Casa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Logo em seguida foi inaugurada a maior obra de drenagem já realizada em Santo Antônio de Jesus, no centro da cidade. Finalizando o dia de grandes eventos, aconteceu a inauguração da Praça Dr. Francisco de Assis Neves Freire, conhecida como praça do Skate.

Visando ampliar o alcance da população aos serviços e equipamentos públicos, o poder executivo municipal segue trabalhando de forma incansável para a realização de novas obras que beneficiem a todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

Bahia pode abrigar primeira fábrica de lítio da América Latina

Foto: Marcos Braga/ AscomSDE

A Bravo Motor Company Brasil Energy anunciou a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio ocorreu durante assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (05). A perspectiva da companhia é investir R$ 1,27 bilhão na planta, que será instalada no município de São Sebastião do Passé. A indústria prevê produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets, que fazem conversão de corrente contínua. A empresa calculou uma capacidade de produção instalada de 2 Gigawatts hora/ano. A intenção é promover a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

“Em um momento em que a descarbonização e a busca por fontes de energias renováveis e limpas se tornam primordiais para o nosso planeta, a vinda de uma indústria como a Bravo para a Bahia nos enche de alegria e de esperança. O Governo da Bahia e a SDE têm trabalhado incansavelmente na busca de atrair empresas alinhadas com este pensamento e que representem um modelo industrial voltado para o futuro, com a visão não apenas do resultado financeiro, mas, com a preocupação e atuação focada também na preservação ambiental e no desenvolvimento social”, afirma Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos da SDE.

De acordo com o diretor da Bravo, Eduardo Muñoz, a escolha da Bahia tem a ver com o posicionamento do governo do Estado a respeito da economia verde. “A nossa escolha é devido a um posicionamento geopolítico estratégico, de termos uma unidade industrial que gere uma cadeia de valor desde a mineração à transformação desses minérios em materiais e consequentemente em baterias. Então a escolha, naturalmente para nós, era no Brasil pela liderança regional do país, pelo peso da sua economia, que é a oitava do mundo, pelo peso do seu setor automotivo e de energia renovável. Era uma escolha quase que natural. Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina”, diz. (mais…)

Agricultores familiares de Camacan contam com mercado municipal reformado

Foto: Geraldo Carvalho/ CAR

Nesta sexta-feira, dia 5, o Governo do Estado entregou a reforma e ampliação do mercado municipal do distrito de São João do Panelinha, no município de Camacan, juntamente com 50 barracas de feira. Mais de 100 agricultores e agricultoras familiares estão sendo beneficiados, diretamente, com a ampliação do mercado, que vai gerar mais renda e qualidade de vida para a agricultura familiar do município.

O diretor-presidente da Companhia de Ação  e Desenvolvimento Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, comentou o novo momento de investimentos em Camacan. “Camacan passa por uma transformação, por meio da parceria entre Governo do Estado e o município, em diversas áreas. Na agricultura familiar realizamos a reforma e ampliação da feira livre de São João do Panelinha, com novos boxes, deixando o  local adequado para compra e venda dos itens da agricultura familiar”,  disse Jeandro.

Esta transformação alcança agricultores e agricultoras como Cristiane Vieira, que planta mandioca e utiliza a raiz para produção de bolos reconhecidos na região. “Esse mercado está um luxo e agora vou poder vender meus bolos em um espaço coberto e higiênico”, comentou. (mais…)

NTU repudia decisão que libertou homens que incendiaram um ônibus em Salvador

Foto: Romildo Jesus/ Secom

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) repudia a decisão da Justiça de Salvador (BA), que concedeu liberdade provisória a dois homens que incendiaram um ônibus na Estrada das Barreiras, no Cabula, na última terça-feira (2). O ataque foi cometido com pessoas dentro do veículo, colocando em risco vidas humanas e causando terror e insegurança na população. Tal crime está previsto no artigo 250 do Código Penal, com pena de três a seis anos de detenção e multa, podendo a pena ser aumentada em um terço quando o incêndio é cometido em veículo do transporte público.

É lamentável e revoltante a decisão judicial classificar o crime como de menor potencial ofensivo, pois desconsidera a gravidade do ato e o risco iminente à vida das pessoas. Medidas como essa acabam por incentivar práticas criminosas e comprometem os esforços das forças de segurança em combater tais infrações. Essa atitude é um desserviço à sociedade e enfraquece a confiança no sistema de justiça.

A NTU reforça a necessidade de um debate amplo e urgente sobre leis mais rigorosas e responsabilizações severas contra criminosos que atentam contra a segurança pública e a vida humana no ambiente do transporte público. E pede urgência ao Congresso Nacional no exame das propostas legislativas que visam endurecer as punições para crimes dessa natureza, equiparando-os ao terrorismo devido aos graves impactos causados à população. (mais…)