Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de junho

Foto: Camila Souza/ GOVBA

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em junho. Os donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 possuem prazos terminando neste mês. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica, ou via 0800 071 0071 e [email protected].

Os proprietários de veículos com placas de final 7 podem quitar o imposto em cota única com 10% de desconto até o dia 29 e os de placa final 8 até o dia 30, também com o abatimento de 10%. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nessas mesmas datas.

Parcelamentos de outras placas

Os donos de automóveis com placas 5 e 6 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota até 29 e 30 de junho, respectivamente. Além disso, os proprietários de carros com placas 4 e 3 que parcelaram o imposto precisam pagar a terceira cota até dias 29 e 30 de junho, respectivamente. Por fim, os donos de automóveis de placas 1 e 2 devem quitar a quarta cota até 29 e 30 de junho, também respectivamente. (mais…)

Desmatamento aumentou 54% em um ano na Bahia, diz levantamento

Imagem Ilustrativa | Foto: Pixabay

O levantamento mais recente feito pela Fundação SOS Mata Atlântica revelou que o desmatamento cresceu 54% em apenas um ano na Bahia. Imagens de satélite mostram que as cidades que mais desmataram de maio de 2020 a maio 2021 foram Encruzilhada, Vitória da Conquista, Itapetinga e Feira de Santana por causa das expansões urbanas.

Criar unidades de conservação tem sido a melhor forma de proteger o que ainda resta. Em Porto Seguro, no extremo sul do estado, são 28 unidades. Delas, três são parques nacionais: o do Descobrimento, o do Monte pascoal e o do Pau Brasil, criado em 1999 que tem mais de 19 mil hectares, o equivalente a 19 mil campos de futebol.

Metro1

IBGE treina agentes censitários na Bahia

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Na Bahia, um total de 1.620 agentes censitários começaram a ser treinados nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles irão gerenciar e supervisionar a coleta de informações para o Censo Demográfico 2022, que começará a ser feito a partir do dia 1º de agosto. O treinamento acontecerá até o dia 15 de junho. Os agentes trabalharão em 417 municípios do estado.

Só em Salvador, serão capacitadas 282 pessoas, divididas em 10 turmas que funcionarão em três locais de treinamento: na sede da Unidade Estadual do IBGE, no bairro de Nazaré; no Centro Universitário UNISBA, em Ondina; e no Colégio Estadual Pinto de Aguiar; em Mussurunga. Em todo Brasil, 23.870 pessoas serão treinadas como agentes censitários.

Metro1

São João de Lençóis terá programação durante todo o mês de junho

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Um São João para não ser esquecido. Depois de dois longos anos de espera, o interior do Estado volta a ser o destino mais disputado para as festas juninas da Bahia. A charmosa e turística cidade de Lençóis, principal porta de entrada para a Chapada Diamantina, terá extensa programação para homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro.

Os festejos já começam no distrito de Tanquinho, Zona Rural de Lençóis, com a trezena de Santo Antônio, um dos principais costumes religiosos do mês de junho. As orações foram iniciadas no primeiro dia do mês e se encerram no dia 13, com procissão para celebrar um dos santos mais populares da igreja católica.

No dia 19 de junho será realizada a abertura oficial do São João de Lençóis, com a tradicional cavalgada e a chegada na cidade do estandarte do santo que dá nome à festa, com apresentação da banda Seu Maxixe. No sábado, dia 20, começam as apresentações musicais no Teatro Arena, no Centro da Cidade, em frente ao Coreto. Artistas locais e regionais vão se revezar em oito dias de comemorações. Serão três atrações e mais de oito horas de música por noite, com nomes como Adelmário Coelho, Flávio José, Chambinho do Acordeon, Zelito Miranda, Flor Serena e Estakazero. (mais…)

Carinhanha: Mulher é internada após jovem atear fogo no corpo dela

Uma mulher de 22 anos ateou fogo no corpo de outra mulher de 27 anos no município de Carinhanha, no Sudoeste baiano, no último domingo, dia 5. A vítima, Caroline Vieira, teve boa parte do corpo queimada e está internada em estado grave em um hospital de Salvador.

Segundo a Polícia Civil, a autora do crime comprou gasolina em um posto de combustível, jogou na vítima e ateou fogo, tudo isso por ciúmes. O fato aconteceu em um bar. A jovem confessou o crime e foi levada para a delegacia de Guanambi. Ela responderá por tentativa de homicídio.

Editada pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Metro1

SEC realiza formação gratuita do DCRB para professores das redes municipais e estadual

Foto: Divulgação

Professores das redes municipais e estadual podem se inscrever, até o dia 7 de julho, para a Formação Continuada do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) do Ensino Fundamental.

A formação realizada pela  Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), está estruturada nas seguintes trilhas de aprendizagens personalizadas: Anos Iniciais e Anos Finais de Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas. O programa conta com etapas no formato on-line e presencial, somando 60h de conteúdo teórico e prático. As inscrições podem ser feitas no site http://dcrb.educacao.ba.gov.br e a previsão de início é no dia 21 de julho.

A mobilização iniciada no Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Feira de Santana, agora segue para os territórios de Valença, Serrinha, Teixeira de Freitas e  Amargosa.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC