Salvador inicia aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19

Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay

A partir desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Salvador iniciará a aplicação da 4ª dose para pessoas com 50 anos ou mais e para trabalhadores da saúde com idade igual ou superior a 18 anos. Para ter acesso à dose de reforço, as pessoas com 50 anos e trabalhadores da saúde devem ter um intervalo de quatro meses do recebimento da 3ª dose, ou seja, até 10 de fevereiro de 2022.

A imunização também vai realizar a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, independentemente de ser residente na capital baiana. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), do documento de identificação com foto e do comprovante de residência do município do Estado da Bahia. (mais…)

Abate de frango bate recorde na Bahia em 1° trimestre deste ano, aponta IBGE

Foto: Jonas Oliveira/ ANPr

A Bahia bateu recorde no abate de frangos no primeiro trimestre deste ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, dia 08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e leva em consideração a série histórica, iniciada em 1997. Conforme a pesquisa, de janeiro a março foram abatidos 35.870.125 aves no estado, número 1,9% acima do antigo recorde, registrado no quarto trimestre do ano passado, que foi de 35.211.430.

Já frente ao 1º trimestre de 2021 (33.209.050), o número foi 8 % maior. A Bahia é o nono maior produtor de frangos do Brasil, sendo responsável por 2,3% do total de abatidos. Em relação ao país, foram abatidos 1,546 bilhão de frangos no primeiro trimestre de 2022. No caso de abate de suínos, a Bahia registrou abate de 71.937 animais, queda de 0,5% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao recorde registrado no 4º trimestre de 2021, que foi de 72.273. Mesmo assim, o número foi 66,2% maior do que o registrado no 1º trimestre do ano passado, 43.286.

Na produção de ovos, o estado registrou 19,2 milhões de dúzias no primeiro trimestre de 2022, o que ficou 1,7% abaixo do recorde registrado no trimestre imediatamente anterior, com 19,5 milhões de dúzias. Também houve queda no abate de bovinos no estado. Foi registrada uma queda de 3,7% frente ao 4º trimestre de 2021, quando 242.521 cabeças foram abatidas.

Bahia Noticias

Camaçari: Dois homens são presos por extração ilegal de areia no Parque das Dunas

Foto: Ascom/ PM-BA

Dois homens foram detidos em flagrante por agentes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), na noite desta quarta-feira, dia 08, ao retirar areia sem autorização no Parque das Dunas de Jauá, em Camaçari. De acordo com a Polícia Militar, a equipe realizava monitoramento da área de proteção ambiental quando flagraram quatro homens fazendo a extração. Dois deles fugiram, mas com os outros foram apreendidos dois aparelhos celulares, documentos pessoais e um caminhão tipo caçamba.

“O Superior Tribunal de Justiça afirmou recentemente que a extração de recursos minerais sem a devida autorização configura os crimes previstos no artigo 2º da Lei 8.176/91 (usurpação de bem da União) e o artigo 55 da Lei 9.605/98 (extração de recursos minerais sem a permissão legal). A PM está atenta e segue realizando ações constantes contra o crime ambiental”, declarou o major Sérgio Dias, comandante da Coppa.

Os envolvidos e o veículo apreendido foram encaminhados e apresentados na sede da Polícia Federal, em Salvador. Na ocasião, foi constatado que eles já haviam sido presos em 2019 pela prática do mesmo crime, no mesmo local.

Bahia.Ba

Ilhéus: Incêndio atinge torre de 28 metros em terminal marítimo

Foto: Divulgação/ GBM-BA

Um incêndio atingiu uma plataforma elevatória no Porto de Ilhéus, no Litoral Sul baiano. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo ocorreu e foi debelado na tarde desta terça-feira, dia 08.

A torre tem 28 metros de altura. Atuaram no trabalho guarnições do 5° Grupamento de Bombeiros Militar (5° GBM/Ilhéus).

Não houve vítimas e a causa do incêndio ainda é desconhecida. O prejuízo causado ainda não foi calculado pelo porto.

Bahia Noticias

Brumado: DT identifica e indicia golpista do Tinder

Imagem Ilustrativa de StockSnap de Pixabay

Um homem acusado de criar perfis falsos em redes sociais utilizando imagens de outras pessoas e oferecendo fotos íntimas em troca de dinheiro foi indiciado na manhã desta quinta-feira, dia 09, após a conclusão do Inquérito Policial realizado pela 20ª Delegacia Territorial de Brumado (BA).

Ele pegava fotos sem autorização e criava perfis no WhatsApp e Tinder. “Nestes aplicativos, ele oferecia fotos íntimas em troca de valores a serem transferidos via Pix. Como não recebiam as fotos após o pagamento, estas pessoas iam procurar as vítimas na sua conta verdadeira do Instagram, oportunidade em que elas descobriram o que estava ocorrendo”, explicou o titular de Brumado, delegado Paulo Henrique de Oliveira.

Após o trabalho investigativo, os policiais chegaram até o autor, que prestou esclarecimentos na delegacia. Ele foi indiciado por falsa identidade e difamação majorada, respondendo pelo caso em liberdade. “Aqueles que acham que praticar crimes em redes sociais ficarão impunes, vale ressaltar que estamos atentos e vamos identificar e localizar para que paguem pelos crimes cometidos”, finalizou o delegado.

SSP

Morro de São Paulo terá rede elétrica subterrânea

Foto: Divulgação

Um dos principais destinos turísticos da Bahia, Morro de São Paulo, terá em breve parte do fornecimento de energia realizado por rede elétrica subterrânea.  A obra para a implantação da nova rede foi iniciada em abril deste ano. Segundo a Neoenergia Coelba, estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões para embutir cabos e equipamentos elétricos, em um duto entre o trecho do cais ao mirante da primeira praia.

A nova rede elétrica terá extensão de 1,6 quilômetro de rede de média e baixa tensão e contará com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA), que vão proporcionar maior confiabilidade a distribuição de energia, valorizando ainda mais a paisagem local, que não terá mais fiações em rede aérea. Serão três anos de trabalho – entre escavações e reconfiguração da rede, que estão divididos em três etapas. A divisão é necessária para atender a dinâmica local e evitar que, nos períodos de alta estação, haja escavação em trecho de grande movimentação de turistas.

O trabalho de perfuração no trecho em que passará a rede elétrica foi mapeado com um equipamento de georreferenciamento, que realiza um raio x do solo e identifica possíveis interferências de tubulações de água e gás. Assim, será possível traçar o caminho que os fios devem passar sem afetar as estruturas dos serviços essenciais. Uma espécie de perfuração guiada. (mais…)