Brasil já perdeu 33% das áreas naturais de seu território

Floresta Amazônica | Foto: Pedro Devani/ SecomAC

A cobertura e o uso da terra pela ação do homem no Brasil continuam a mudar aumentando os riscos climáticos, aponta um mapeamento divulgado, nesta quarta-feira, dia 21, pela MapBiomas. De acordo com o estudo que analisa dados de 1985 a 2023, o país já acumula um saldo negativo de 33% das áreas naturais de seu território, que incluem a vegetação nativa dos biomas, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas.

“A perda da vegetação nativa nos biomas brasileiros tende a impactar negativamente a dinâmica do clima regional e diminui o efeito protetor durante eventos climáticos extremos”, explica o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo.

Nos últimos 39 anos, o Brasil perdeu 110 milhões de hectares dessas áreas, o que equivale a 13% do território do país, os outros 20% já haviam sofrido mudança anteriormente. Esse resultado também leva em consideração o mapeamento de vegetação nativa recuperada a partir de 2008, quando Código Florestal foi regulamentado pelo Decreto nº 6.514 que estabeleceu mecanismos de sanção e compensação por danos ambientais.

Fonte: Agência Brasil

Eunápolis: Investigada por matar amiga para roubar bebê é presa ao sair de salão de beleza

Na imagem Silvia Letícia | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A mulher suspeita de matar a própria amiga para roubar o bebê dela em Eunápolis, na Bahia, em janeiro de 2020, foi presa pela Polícia Civil de Santa Catarina ao sair de um salão de beleza em Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta terça-feira, dia 20.

Segundo o delegado Ronnie Esteves, o cumprimento do mandado de prisão preventiva, contudo, não foi pelo assassinato, mas pela condenação a 8 anos de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Silvia Letícia Araújo Pacheco foi achada morta e com sinais de violência dentro de casa20. À época, o delegado Bernardo Marques Pacheco informou que a suspeita roubou o filho de amiga. O bebê foi encontrado no dia seguinte à descoberta do crime.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia

Deolino e Cristina fazem visita ao bairro Urbis 4, e reforçam o foco no contato direto com a população

Foto: Ananias Barreto

Na noite desta terça-feira (20), o candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), realizou sua 4ª visita e passeata de campanha. Desta vez, Deolino esteve no bairro Urbis 4, acompanhado por sua candidata a vice, Cristina da Farmácia do União Brasil.

As visitas aos bairros, que se iniciaram no dia 16 deste mês, tornaram-se uma característica marcante da campanha do peesedista, atraindo centenas de apoiadores a cada evento.

Durante a passeata, Cristina enfatizou sua escolha, feita junto a Deolino, em priorizar o contato direto com a população. “Temos investido nosso tempo em estar ao lado do povo, acompanhando de perto suas vontades e os desafios dos bairros”, afirmou a candidata. (mais…)

Ministério das Mulheres e Secretaria das Mulheres do Estado dialogam com lideranças femininas sobre a campanha Feminicídio Zero

Imagem de Free-Photos por Pixabay

A campanha de mobilização nacional “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher”, do Governo Federal, foi apresentada no sábado (17), a mais de 50 lideranças femininas de movimentos sociais e sindicais, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), localizada no Centro Histórico de Salvador. A atividade, que integra as ações da Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero e visa discutir políticas públicas de prevenção e enfretamento às violências contra as mulheres, contou com as presenças da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.

A ministra Cida Gonçalves falou sobre o papel do Ministério das Mulheres em coordenar a mobilização nacional para o enfrentamento da violência de gênero, especialmente o feminicídio. “A raiz do problema é o ódio que está violentando muitas mulheres. É a misoginia. Para enfrentar esse ódio, precisamos montar estratégias, discutir com a sociedade e com as mulheres. Estamos trabalhando para ampliar o debate e levar essa pauta para todos os espaços”, afirmou. (mais…)

Com música nova, Netto Brito fará shows em Castro Alves e em mais duas cidades neste final de semana

Foto: Reprodução/ Vídeo

O cantor Netto Brito, a grande revelação do arrocha, promete agitar o interior da Bahia com três apresentações imperdíveis nesse final de semana.

No sábado, dia 24, ele sobe ao palco em Castro Alves; no domingo, 25, é a vez de Ipecaetá receber o artista e ainda tem show em plena segunda, dia 26, quando Jequié será palco de mais uma grande apresentação.

Netto Brito vem se destacando cada vez mais no cenário musical baiano e está comemorando a realização de sua primeira turnê no Sul do Brasil, que ocorreu nestes últimos dias, com apresentações em Florianópolis, Blumenau e Itajaí. (mais…)

Novo Refis do Estado da Bahia oferece desconto de até 95% para quem regularizar débitos com ICMS

Imagem de Сергей Игнацевич por Pixabay

Os contribuintes baianos contam até o dia 5 de novembro com a oportunidade de regularizar sua situação junto ao fisco estadual com o novo Refis, quitando débitos com ICMS decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2023. Com descontos de até 95% nos valores correspondentes às multas por infrações e aos acréscimos moratórios, o programa de pagamento e parcelamento incentivado de débitos fiscais já está em vigor após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, de projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado. A lei 14.761 foi sancionada, na sequência, pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Todas as informações sobre o Refis ICMS Bahia 2024 estão disponíveis no site da Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-Ba), www.sefaz.ba.gov.br, incluindo um simulador de débitos com o ICMS. “Além de proporcionar às empresas em débito com o fisco a oportunidade de resolver seus litígios tributários, o programa deverá reduzir o volume de processos em tramitação nesta área”, explica o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório. “Vai resultar ainda no ingresso de novas receitas que deverão contribuir para o desenvolvimento das atividades do Estado da Bahia, seja na prestação de serviços, seja na realização de novos investimentos”, acrescenta. (mais…)