Carlinhos Brown é o novo Embaixador do Turismo Brasileiro

Margareth, Carlinhos e Marcelo durante entrega do diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro (Foto: Renato Vaz/Embratur)

O cantor, compositor, multi-instrumentista e ativista social Carlinhos Brown recebeu, das mãos do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro. A entrega aconteceu em cerimônia na tarde desta sexta-feira (24), em Salvador, durante a Expo Carnaval 2023, no Centro de Convenções Salvador, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O artista baiano, que completou 61 anos nesta quinta (23), foi escolhido por se destacar pela sua relevância internacional como representante da música e da cultura brasileiras com uma história de criação e dedicação de mais de 40 anos de carreira e, também, pelo engajamento social. Para Freixo, a escolha é natural, pois Brown trabalha há muito tempo “projetando, para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor”.

“É com muita honra que a gente oficializa isso. A história de vida do Carlinhos Brown é uma história de exercício desse cargo de embaixador. Hoje, a gente apenas reconhece o que ele faz há muito tempo. O Carlinhos arrasta gente do mundo inteiro em nome da sua arte e da sua ancestralidade. O nosso futuro é ancestral. Ou seja, precisamos saber de onde nós viemos”, declarou Freixo, durante o ato de entrega do diploma, também citando a importância do novo embaixador no fomento ao afroturismo. (mais…)

Gratificação de policiais é estendida para comandos especializados

Foto: Poliana Lima/ Ascom SSP

Servidores que atuam nas Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) terão a garantia da continuidade do pagamento do Prêmio por Desempenho Policial – PDP. Deputados estaduais aprovaram na noite de ontem (22), em Plenário, o Projeto de Lei 25069/23, que altera a Lei nº 13.719, de 7 de abril de 2017, e disciplina a concessão do benefício.

A alteração, encaminhada pelo Executivo, é em função de uma readequação estrutural que ocorrera na Secretaria de Segurança Pública (SSP) e que alocou as Cipes no Comando de Policiamento de Missões Especiais, suspendendo o benefício à categoria. A proposta restabelece o pagamento e tem efeito retroativo a 17 de maio de 2023, data que entrou em vigor a Lei 14.567/23.

A gratificação corresponde a um acréscimo de até 35% dado aos servidores que atuaram na redução das mortes violentas. Uma forma de estimular, reconhecer e valorizar o desempenho dos policiais e agentes no combate ao crime. As unidades policiais que nas suas áreas de atuação alcançaram redução de 6% (meta estipulada) receberão o maior valor. (mais…)

Canavieiras: PMs ficam feridos após capotamento de viatura durante perseguição na BA-274

Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

Dois policiais militares ficaram feridos após a viatura que estavam capotar na quarta-feira, dia 22, durante uma perseguição a outro veículo na BA-274, em Canavieiras, no sul da Bahia.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) afirmou que um dos agentes ficou preso às ferragens do veículo e foi retirado após a chegada da equipe de resgate. Cerca de oito pessoas se uniram para ajudar a levar a vítima até a ambulância.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras. Em nota, a PM declarou que o da unidade acompanha e presta apoio às vítimas, que não tiveram nomes divulgados.

Bahia Noticias.

Falta de chuva atrasa semeadura da soja e do milho no Oeste da Bahia

Imagem de Charles Echer por Pixabay

Iniciada em outubro passado, a semeadura da soja no Oeste da Bahia chegou a 39% do total da área que se prevê plantar da oleaginosa na safra 2023/24, de acordo com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). O ritmo é lento, se comparado ao mesmo período de 2022, e o motivo é a falta de chuva que afeta boa parte do Brasil e tem forçado os produtores a reduzir o ritmo ou parar o plantio.

O mesmo cenário se verifica no avanço do plantio de milho verão no oeste da Bahia. Até o momento, aproximadamente 30 mil hectares foram plantados, correspondendo a 27,5% da área total estimada. Assim como nas áreas de soja, o milho está enfrentando as mesmas adversidades.

Para a atual safra, a previsão é de um aumento na área semeada de soja de 7,5% quando comparada ao ano passado, o que deve levar a Bahia a ter 2 milhões de hectares plantados somente desse grão. A produção também deve subir 7,5% e ultrapassar as 8 milhões de toneladas. No caso do milho, o cenário é inverso, com menos 39% da área plantada e produção menor em 15%. (mais…)

Encontro nacional reúne referências no cenário jurídico-militar na capital baiana

Palestras disruptivas sobre o Direito Militar e debates com autoridades que são referência nacional no cenário jurídico-militar. Esta é a programação do Encontro Nacional IBDM dos Primeiros Palestrantes, que será realizado no dia 07 de dezembro na capital baiana. O ministro presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli ministrará palestra sobre “A Importância da Justiça Militar”. O ministro general do Exército e membro do STM Marco Antônio de Farias e Rodrigo Foureaux, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás são alguns dos palestrantes já confirmados para o evento que acontecerá no auditório do Abrigo do Salvador, em Brotas.

“O Direito Militar é um ilustre desconhecido de grande parte das pessoas, mesmo abrangendo um campo muito vasto que não diz respeito apenas às forças armadas. Por isso nosso empenho em fomentar a difusão sobre o assunto”, explica o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM) Josemar Pereira, que divide a coordenação científica do evento com Barbara Bembem, Fábio Santos e Dirley da Cunha. “Tenho imenso orgulho e felicidade de integrar a diretoria do IBDM e de ter sido um dos primeiros palestrantes do Congresso organizado pelo Instituto. Será um sucesso o Encontro Nacional IBDM dos Primeiros Palestrantes. Que venham muitos outros Congressos!”, comenta o vice-presidente do IBDM Dirley Cunha.

O IBDM é uma entidade baiana de direito privado, criada no ano de 2019 com a missão de disseminar conhecimento sobre o Direito Militar. O IBDM não tem fins econômicos, cunho político e partidário. Desde que começou a atuar, este é o quinto congresso realizado. A exemplo dos anteriores, está prevista solenidade de entrega da medalha do mérito IBDM Ruy Barbosa aos agraciados. (mais…)

Turismo baiano mantém crescimento acima da média nacional

GUAIBIM | Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo

De janeiro a setembro deste ano, as atividades turísticas na Bahia cresceram 13,9%, enquanto no país o aumento foi de 7,9%. Comparando somente os meses de setembro de 2022 e 2023, o estado cresceu 17,1%, frente a 6,4% do índice no Brasil, mais que o dobro da média nacional. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).

O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, comemora os números, mas diz que é o quadro não deve gerar acomodação nos agentes que fazem o turismo do estado se manter em franca expansão. “É gratificante ver que o trabalho conjunto das esferas de poder municipal, estadual e federal, do trade turístico e das organizações sociais, tendo à frente o Governo do Estado, vem dando resultados acima da média nacional. Mas não podemos e não vamos nos acomodar. Precisamos avançar mais, porque temos potencial para isso. Quero conclamar a todos os envolvidos, para que sigamos trabalhando firmes, em busca de resultados ainda mais expressivos”.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, endossa as palavras do secretário. “Temos que comemorar, mas não vamos diminuir o ritmo de trabalho. As agências estão investindo em uma alta temporada de movimento histórico”. (mais…)