Vitória da Conquista lidera ranking de registros de dengue na Bahia

Foto: Carol Garcia/ AGECOM

O município de Vitória da Conquista (BA) lidera o ranking de cidades com mais casos de dengue na Bahia. Em relatório divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), até a sexta-feira, dia 12, a cidade contava com 19.879 casos prováveis da doença. Conquista também tem o maior número de óbitos pela doença, totalizando oito mortes, o que representa quase 22% do total de confirmações da Bahia.

Salvador e Feira de Santana ocupam a segunda e terceira posições em números de casos prováveis, com 6.168 e 5.076 registros, respectivamente. O município de Feira ainda registra três óbitos, somando, desta forma quase, 30% quando das mortes quando acrescido aos registros de Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional.

Até a sexta-feira (12), data do último boletim, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Ao todo, houve o registro de 128.999 casos prováveis de dengue na Bahia. (mais…)

Santa Cruz Cabrália: Pastor morre após ser agredido

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Um pastor de 59 anos que foi espancado na última quarta-feira, dia 10, em Santa Cruz Cabrália (BA), morreu de uma parada cardíaca nesta quinta, dia 11, no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (BA).

Identificado como Sandoval Rosa de Souza, o líder espiritual possuía deficiência física e foi encontrado ferido próximo a igreja que pastoreava no Bairro Carajás.

O caso está sendo investigado como lesão corporal seguida de morte. Até o momento, não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Radar News

Mais de 100 expositores participam da ExpoBahia

Image by Wolfgang Claussen from Pixabay

A 21ª edição da Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia – ExpoBahia 2024, vai até este sábado, 13 de abril. O evento ocorre em seu tradicional palco, o Parque de Exposições de Salvador e já contabiliza uma média diária de mil visitantes desde a abertura, na última quarta, dia 10.

Com mais de 100 expositores de toda a Bahia e de outros estados do Nordeste, a previsão da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador da Bahia, organizadora do evento, é que seja gerado um volume de negócios superior a R$ 4 milhões durante e após o evento. Programação: (mais…)

Cruz das Almas: Bebê é salvo por policiais após se engasgar

Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay

Uma guarnição da Polícia Militar salvou um recém-nascido, de 17 dias, que havia se engasgado em Cruz das Almas, na última quinta-feira, dia 11, na Rua Tiradentes.

Sem conseguir respirar, o bebê estava sendo socorrido por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando encontraram uma viatura da PM e resolveram pedir ajuda.

De imediato, um dos policiais da guarnição realizou a manobra de Heimilich fazendo com que a criança voltasse a respirar normalmente. O recém-nascido foi encaminhado para a UPA para avaliação médica.

Forte na Notícia.

Museu Geológico da Bahia sedia a preparatória estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto Mário Marques/ AscomSDE

O Museu Geológico da Bahia vai sediar, nos dias 15 e 16 de abril, das 9 horas ao meio-dia, a preparatória estadual para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, em junho. O evento híbrido terá como tema Patrimônio e Memória da Ciência – Os Museus de Ciência e Tecnologia no Brasil.

O objetivo é refletir sobre o poder da ciência e tecnologia para o desenvolvimento social, apresentar os museus de ciência para a comunidade e ressaltar a importância da preservação deste acervo.

“É de grande relevância a participação do MGB na Conferência Nacional de Ciências Tecnologia e Informação, pois estará contribuindo com discussões sobre a preservação do patrimônio e da informação dos acervos geocientíficos, como também reflexões sobre a ciência e tecnologia nos diversos contextos sociais”, afirma a coordenadora técnica do MGB, Elizandra Pinheiro, que participará da mesa de apresentações no primeiro dia.

(mais…)

Empresários de Morro de São Paulo participam de feira de turismo em São Paulo

Foto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

Nove empresários do segmento de turismo de Morro de São Paulo, em Cairu (BA), estarão em São Paulo entre os dias 15 e 17 de abril participando da WTM Latin America, principal evento do setor no mundo.

A WTM Latin America é o evento B2B de viagens e turismo da América Latina que oferece oportunidades de negócios e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria de viagens e turismo. Profissionais de agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, companhias aéreas, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia participam da feira.

Ao longo dos três dias de atividades, será possível explorar as últimas tendências, buscar novos produtos, expandir a rede de contatos e encontrar oportunidades que poderão impulsionar os negócios do turismo. A programação completa pode ser acessada aqui. (mais…)