Ibirapitanga: Mulher morre e duas pessoas ficam feridas após carro bater em poste

Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 27 anos morreu na madrugada deste sábado, dia 11, após o carro em que ela estava bater em um poste de energia na BA-652, no trecho do município de Ibirapitanga, no sul da Bahia. Por causa do impacto o veículo ficou destruído e praticamente foi partido ao meio.

A vítima identificada como Carolaya dos Santos Nascimento estava com outras duas pessoas em um aniversário em Travessão, distrito de Camamu, e ao voltarem para Ibirapitanga, sofreram o acidente. Carolaya também chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O motorista do veículo ficou em estado de choque e foi encaminhado para o Hospital Base de Itabuna por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma mulher que também estava no carro também foi levada para a unidade de saúde, mas estava consciente. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Centro de Convenções Salvador arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O Centro de Convenções Salvador (CCS), administrado pela multinacional francesa GL events,  se une aos esforços de todo o país para arrecadar doações para os desabrigados do Rio Grande do Sul. Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o CCS esta disponibilizando coletores para receber exclusivamente água mineral, material de limpeza e alimentos não perecíveis.

As doações podem ser feitas a partir desta terça-feira, 14, até dia 30 deste mês, no período das 09 às 18 horas, ininterruptamente, de segunda-feira a domingo. Os coletores ficarão disponíveis na via próxima à entrada principal do foyer e estarão devidamente sinalizados para cada item. As doações também podem ser feitas pelo acesso de pedestres.

Quem for de carro terá uma tolerância no ticket de 15 minutos, mas caso haja um alto fluxo e algum doador ultrapasse esse período, basta se dirigir a um colaborador da Estapar para liberação. Ao final do período de doações, todo o material arrecadado será selecionado e categorizado pela ONG UP – Unidos pela Solidariedade e enviado ao desabrigados do Rio Grande do Sul através dos Correios.

Texto: Sara Barnuevo.

Nazaré das Farinhas terá centro universitário da UFRB; audiência pública será nesta quarta

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.

No dia 15/05/2024, quarta-feira, às 15 horas, a reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora Georgina Gonçalves e sua assessoria estarão na cidade de Nazaré (BA) para participarem da audiência pública no cinema Rio Branco, onde apresentarão a versão final do projeto do centro universitário no Município.

O Movimento Pró UFRB em Nazaré convida estudantes do ensino médio dos Colégios Monteiro Lobato, Coopenaza, Dr Aurélio Miranda, Dr José Marcelino, Governador Luiz Viana Filho, Rocha Pitta, Aristides Maltez, Luiz Eduardo Magalhães, professores, dirigentes de escolas públicas e privadas, sindicalistas, bem como a população em geral de Nazaré e municípios vizinhos para participarem dessa audiência pública.

“Contamos portanto com a motivação e mobilização necessárias para que todos estejam presentes para conhecerem os cursos que serão implantados pela UFRB muito provavelmente a partir de 2025”, Mov. Pró UFRB em NAZARÉ.

SEC disponibiliza lista de professores beneficiados pelos precatórios

Image by Wokandapix from Pixabay

Já está disponível a lista dos profissionais do Magistério da Educação Básica da Bahia que serão beneficiados com o pagamento da terceira parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A consulta pode ser feita no Portal da Educação, através do link https://institucional.educacao.ba.gov.br/precatorio, conforme Portaria Conjunta nº 18, das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (Saeb) nº 18, publicada no Diário Oficial, deste sábado (11).

Os precatórios estão sendo pagos ao Estado da Bahia pela União, como forma de complemento às verbas do Fundef não repassadas entre 1998 e 2006.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do Governo do Estado, que versa sobre o pagamento da terceira parcela dos precatórios para os professores, encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia no último dia 2 de maio, foi aprovada no dia 7 deste mês, por unanimidade. O projeto de lei propunha disciplinar a distribuição da terceira parcela dos precatórios judiciais. (mais…)

SAJ: Município requalificará Praça Vicente Almeida e construirá Praça do Salto da Onça

Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

Através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realizará a assinatura da ordem de serviço para requalificação da Praça Vicente Almeida e a construção da Praça do Salto da Onça.

O evento, que marcará a liberação para o início das obras, acontecerá na Praça Vicente Almeida, na quinta-feira (16), a partir das 17 horas.

A gestão executiva municipal reforça a relevância da participação de todos os comunicadores da cidade, para que a notícia de mais estas importantes obras chegue ao conhecimento de todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

Jerônimo empossa desembargadora Cynthia Resende como governadora em exercício

Foto: Thuane Maria/ GOVBA

A cerimônia de transferência de cargo marcou neste sábado, dia 11, no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), em Salvador, o início do exercício de quem será a governadora da Bahia pelos próximos sete dias: a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA) Cynthia Resende. O governador Jerônimo Rodrigues estará na próxima semana em missão internacional na Holanda, Bélgica e Alemanha e retorna na próxima sexta-feira (17).

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende é natural de Aracaju, a quarta mulher a assumir a presidência do TJ-BA e a terceira governadora interina do estado. O ato simbólico, ressalta também a capacidade de gestão e o potencial das mulheres para o exercício político.

“Hoje ela está nesse lugar de governadora porque ela percorreu uma trajetória dentro do TJ e assim assumiu a presidência. E é fundamental porque as crianças, as meninas irão ver nela e ter nela uma inspiração. Da mesma forma que têm em mim, uma pessoa do interior, da zona rural, para chegar nesses lugares. As pessoas se movem pelos sonhos e por bons exemplos”, reforçou o governador. (mais…)