Ativista Genilson Coutinho é empossado no Conselho Municipal LGBT+ de Salvador

Foto: Fábio Rocha

Na manhã da última sexta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o ativista Genilson Coutinho foi empossado no Conselho LGBTQIAPN+ do município de Salvador para o biênio 2024/2025.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Reis e da Secretária da Reparação, Ivete Sacramento, além de Walter Junior, presidente do conselho anterior, autoridades, lideranças e ativistas. Coutinho assume pela primeira vez como titular na cadeira de liderança independente ao lado do seu suplente Gésner Braga.

Para Genilson Coutinho este é um marco para a história da comunidade LGBTQIAPN+ de Salvador. “Estou honrado em fazer parte deste importante conselho. Juntos vamos criar políticas públicas que visem a valorização da comunidade LGBTQIAPN+, no que tange o acesso à saúde, educação e empregabilidade”, pontua Coutinho.

Texto: Helder Azevedo.

Vem Aí o 18° Festival Gastronômico de Prado: “Sabores do Sertão ao Mar”

Image by Terri Cnudde from Pixabay

Com o tema “Sabores do Sertão ao Mar”, a 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado será realizada entre os dias 10 e 20 de outubro. Este evento, que une culinária, cultura e entretenimento, propõe celebrar a diversidade culinária e cultural da região, com uma programação que abrange as cidades de Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.

A secretária de Turismo e Cultura de Prado, Iracema Ribeiro, ressaltou os resultados positivos da edição anterior. “Em 2023, o festival gerou mais de 111 postos de trabalho e alcançou um faturamento de mais de R$ 1,4 milhão em vendas de pratos. Estamos ansiosos para repetir esse sucesso e evidenciar ainda mais nossa cultura através da Marujada”, disse.

O sucesso do festival é fruto de uma parceria entre a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), a Prefeitura Municipal de Prado em colaboração de entidades como Sebrae, Senac, Acisa, Abrasel, Bahia Pesca e Bahia Turismo – Governo do Estado. (mais…)

Orgulho LGBT é marcado em Salvador por Encontro Nacional LGBTQI do MNU

Imagem de Talpa por Pixabay

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+, acontece de 28 a 30 de junho, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, em Salvador, o V Encontro Nacional LGBTQIAPN+ do MNU. Organizada pelo Coletivo LGBT+ do Movimento Negro Unificado (MNU), a atividade é apoiada institucionalmente pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através de sua Coordenação de Políticas LGBT.

Em sua quinta edição, o evento discorrerá sobre o tema central “Saúde, Cidadania para Negros e Negras LGBTI”, e conta em sua programação com mesas temáticas coordenadas por representantes institucionais e do MNU. Durante o evento, haverá a entrega do Prêmio Tosta Passarinho, a pessoas e entidades que lutam contra a LGBTfobia. Temas como ‘Saúde e Cidadania’, ‘Desafios e Avanços na Saúde da População LGBT+ Negra’, ‘Abordagens Interseccionais da Saúde Mental da População LGBT+ Negra’, ‘Segurança Pública’ serão abordados no Encontro.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2022, houve um aumento de 17,2% no número de novas infecções pelo HIV no Brasil. Destes, há uma significativa prevalência do vírus entre minorias demarcadas por aspectos de gênero, raça e sexualidade. Em 2014, o Brasil assinou o acordo dos países que assumiram um claro compromisso ético de erradicação mundial do HIV/AIDS, inserindo-se no estabelecimento da meta testar, dispor do tratamento e garantir que 90% das pessoas imunossuprimidas tenham suporte, conforme foi elaborado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas. Este é um percentual que ainda está distante de ser alcançado e um dos motivadores para debater os temas apresentados no Encontro. (mais…)

Polícia desarticula grupo responsável pela entrada de materiais ilícitos no Conjunto Penal de Feira de Santana

Foto: PC

Na manhã desta quinta-feira, dia 27, durante a Operação ‘’SÍSIFO II’’, as equipes da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil em Santo Antônio de Jesus, CATTI/DEPIN E CATTI/LESTE deram cumprimento a MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO expedidos pela 2ª Vara Criminal de Feira de Santana, que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pela entrada de materiais ilícitos no Conjunto Penal de Feira de Santana.

Nos cumprimentos foram apreendidos 110 munições calibre 38, 50 munições calibre 9mm, diversos comprovantes de depósitos, cartões bancários, documentos, celulares, contratos de arrendamento e ⁠contrato de compra e venda. Além disso, foi atuado em flagrante delito a pessoa de iniciais E.C.D.S., com base no artigo 12 da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

Ferrovia Oeste-Leste avança com ordem de serviço para conclusão do trecho que liga Caetité a Barreiras

Linha ferrea em Castro Alves | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma ordem de serviço para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que liga Caetité a Barreiras, foi emitida pela Infra S.A, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. O investimento será de R$ 365,2 milhões, e a previsão para conclusão é de 26 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu no último dia 7 de junho.

A ordem de serviço abrange a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços remanescentes para a conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 quilômetros da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco. A Tec Engenharia será responsável pela execução. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração.

Segundo o secretário do PPI da Casa Civil do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, o novo trecho faz parte do sistema Ferrovia Centro Oeste – Ferrovia Oeste Leste (Fico – Fiol). “A ordem de serviço para a construção do último lote remanescente da Fiol 2 representa mais um passo da consolidação desse importante eixo de ligação. Isso compreende uma ferrovia saindo do litoral da Bahia, no Porto do Sul. O primeiro trecho, Fiol 1, está concedido a Bahia Mineração e vamos concluir o trecho 2 como obra pública. O trecho 3 da Fiol será objeto de concessão, nós estamos terminando os estudos do traçado até o mês de janeiro do próximo ano”. (mais…)

Professores da Ufba encerram greve; situação é semelhante nas demais universidades

Foto: Camila Souza/ GOV-BA

Após a decisão nacional, professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram encerrar a greve no estado. O retorno às atividades foi aprovado por ampla maioria em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (26), no PAF (Pavilhão de Aulas da Federação) I, em Salvador.

A Reitoria se pronunciou, informando que as aulas serão retomadas nesta quinta-feira (27). O Comando de Greve, no entanto, destaca que é o Consepe quem definirá o início das atividades de classe. A reunião do conselho para realização dos ajuste no calendário será na próxima quarta (3).

Cenário nas demais instituições federais

Diante do processo de encerramento do movimento grevista, a situação é semelhante nas demais universidades: os respectivos conselhos devem se reunir para refazer o calendário acadêmico. A maioria das instituições ainda não indicou quando isso será feito. Confira o monitoramento abaixo:

Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB): já havia decidido encerrar a greve dos docentes nesta quarta (26). O Conselho Acadêmico vai se reunir na sexta-feira (28) para definição do calendário acadêmico. (mais…)