MORADORA DE ITABERABA PRECISA DE REGULAÇÃO

Arquivo Pessoal

Nelci Santos da Costa está internada no Hospital Regional de Itaberaba (BA) e precisa ser transferida para outro hospital.

Nelci, que mora em Itaberaba, mas tem parentes em Rafel Jambeiro, foi submetida a uma cirurgia no intestino, mas segundo familiares, houve uma perfuração e esta saindo fezes pela cicatriz cirúrgica.

O Numero da regulação é 4799715.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Mobilização da III Teia dos Pontos de Cultura da Bahia é considerada a maior do Brasil

FOTO: Arivaldo Publio02

Com a maior mobilização entre todos os estados brasileiros, a III Teia Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia foi encerrada neste domingo (1º), no Teatro e Centro de Convenções de Feira de Santana. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) ao longo do fim de semana, o evento reuniu cerca de 500 participantes por dia, consolidou propostas estratégicas e elegeu a delegação que representará o estado na etapa nacional. O reconhecimento de maior mobilização no país foi feito pelo próprio Ministério da Cultura (MinC), que destacou o alcance territorial e a força de organização da edição baiana.

Ainda na avaliação de Amanda, a qualidade das propostas aprovadas e dos encaminhamentos construídos na plenária final da Teia contribuirá diretamente para orientar os próximos dez anos do Plano Estadual de Cultura, ampliando o alcance da política para além da Cultura Viva. Os debates no evento incidiram sobre fomento, linguagens artísticas, patrimônio, livro e leitura, memória e políticas identitárias.

A programação do evento contou com a plenária final do IV Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, que foi iniciada com falas institucionais e seguiu com a leitura da carta construída coletivamente pelos participantes, reafirmando a importância da Política Cultura Viva nos âmbitos estadual e nacional. (mais…)

Incêndio atinge ônibus da Cidade Sol em Irecê

Video

Um incêndio atingiu três ônibus da empresa Cidade Sol na cidade de Irecê, no centro-norte baiano, neste sábado (28). A ocorrência foi registrada dentro da garagem da empresa.

Os três veículos incendiados estavam estacionados no mesmo espaço durante o fogo.

Os coletivos ficaram completamente em chamas no caso. Outro automóvel pegou fogo, mas as chamas foram apagadas por trabalhadores. Um caminhão pipa foi utilizado para conter o fogo. Ainda não se sabe o que pode ter provocado o incêndio.

Bahia Noticias

Bahia confirma vaga na final do Campeonato Baiano

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia confirmou vaga na final do Campeonato Baiano ao vencer o Juazeirense por 4 a 2, na tarde deste sábado (28), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Willian José, Erick Pulga, Kike Olivera e Sanabria marcaram para o Esquadrão, enquanto Bino e Vitinho fizeram os gols da equipe visitante.

Apesar da classificação, o ambiente no estádio foi marcado por insatisfação nas arquibancadas. A torcida manifestou protestos e vaiou jogadores e comissão técnica antes, durante e após a partida, reflexo da recente eliminação do clube na Copa Libertadores diante do O’Higgins.

Após o jogo, o técnico Rogério Ceni comentou o clima de pressão vivido pela equipe e reconheceu o sentimento do torcedor. ‘O torcedor ficou muito triste, assim como a gente. Jogo não foi o maior obstáculo, mas o clima, a pressão. O fato de vaia do começo ao fim, o torcedor paga ingresso. Mas é contraproducente independente do sentimento de tristeza, raiva. O atleta também sofre. O jogador que perde pênalti, quem comete o erro… Nós, infelizmente, perdemos um jogo, e isso ocasionou a eliminação. É um direito do torcedor, paga o seu ingresso. Ficou chateado, nós também ficamos’, afirmou.

Bahia Noticias

Xique-Xique completa 16h sem energia após queda durante a madrugada deste domingo

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O município de Xique-Xique, no oeste da Bahia, completou 16 horas sem energia elétrica as 19h deste domingo (1º). O fornecimento foi interrompido por volta das 3h da madrugada e, até o início da noite, não havia previsão de restabelecimento do serviço.

A falta de energia atingiu moradores, estabelecimentos comerciais e serviços considerados essenciais na cidade. Segundo relatos, o sistema elétrico na região tem apresentado falhas frequentes.

O ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, afirmou que a população enfrenta problemas recorrentes no abastecimento e cobrou providências do Governo do Estado.

Bahia Noticias

Bahia intensifica vigilância contra sarampo e rubéola com realização do Dia S de Busca Ativa

Image by Elena Borisova from Pixabay

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), dá início à estratégia estadual de vigilância ativa para detecção de sarampo e rubéola, dentro da mobilização nacional do 5º Dia “S” de Busca Ativa de Doenças Exantemáticas, promovida pelo Ministério da Saúde.

O Dia S será realizado em 5 de março de 2026, com execução das atividades entre os dias 5 e 15 de março, envolvendo equipes municipais de saúde em todo o estado.

A Bahia tem se destacado nacionalmente na execução da estratégia. No Dia “S” realizado em 2025, 359 municípios (86%) realizaram a Busca Ativa Institucional e 295 municípios (70,7%) executaram a Busca Ativa Comunitária, com a revisão de mais de 1,1 milhão de registros em serviços de saúde. (mais…)