Mutuipense Maria do Carmo recita poesia na festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em SAJ

Foto: Jocinere Soares

No último domingo, dia 12, a poetisa e escritora mutuipense Maria do Carmo Silva participou da festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do Bairro Cajueiro, em Santo Antônio de Jesus (BA), onde compôs e recitou uma poesia, enfocando a trajetória do novenário e finalizando com o envio a missão dos movimentos e pastorais a partir dessa ação.

A poetisa Maria do Carmo, conhecida como “Carminha”, é autora da coletânea Retalhos de Vivências e tem participação em várias antologias e lives poéticas. Ela também está prestes a lançar seu segundo livro de poesias, com data a definir nas próximas semanas.

Carmem é colunista do Tribuna do Recôncavo desde maio de 2016, fato que segundo ela, começou a impulsionar a propagação das suas poesias. A poeta mutuipense diz que se realiza compondo, pois, a poesia faz parte da sua alma.

Texto: Jocinere Soares

Confira o vídeo: 

SAJ registra 1 novo caso de Covid nesta segunda

Imagem de Argo Images por Pixabay

O município de Santo Antônio de Jesus (BA) registrou nesta segunda, dia 13, 1 novo caso de Covid-19, que corresponde a um incremento de 0,0% em relação ao número total de casos registrados no dia anterior. A média da taxa de crescimento diário da COVID-19 nos últimos 7 dias foi de 0,0%.

Até às 17 horas dessa segunda SAJ tinha 13.189 casos confirmados – dos quais, 13.027 estão recuperados e 159 morreram em decorrência da doença, consolidando 3 casos ativos – desses, 3 estão em isolamento domiciliar e nenhum está internado. Há ainda 13 pessoas aguardando resultados de exames.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

SAJ registra 1 novo caso de Covid neste domingo

Imagem de Aneta Esz por Pixabay

O município de Santo Antônio de Jesus (BA) registrou neste domingo, dia 12, 1 novo caso de Covid-19, que corresponde a um incremento de 0,0% em relação ao número total de casos registrados no dia anterior. A média da taxa de crescimento diário da COVID-19 nos últimos 7 dias foi de 0,0%.

Até às 17 horas desse domingo SAJ tinha 13.188 casos confirmados – dos quais, 13.026 estão recuperados e 159 morreram em decorrência da doença, consolidando 3 casos ativos – desses, 3 estão em isolamento domiciliar e nenhum está internado. Há ainda 11 pessoas aguardando resultados de exames.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Depósito de material reciclável pega fogo na Rodovia Ilhéus/Uruçuca

Foto: Divulgação CBMBA

Depois de mais de oito horas de combate, bombeiros do 5° GBM de Ilhéus debelaram o incêndio num depósito de material reciclável na Rodovia Ilhéus/Uruçuca, na madrugada de sábado (11). Cinco viaturas atenderam a ocorrência e foram utilizados aproximadamente 80 mil litros de água.

Os bombeiros foram distribuídos em três frentes de ataque. Por se tratar de um local que acumulava cerca de 300 toneladas de ferragens metálicas, os militares precisaram utilizar retroescavadeiras e caminhão munck com garra para revirar a grande quantidade de material entulhado e extinguir por completo o incêndio.

Viatura do 4°GBM de Itabuna, além de guarnições da Policia Militar (PM), Coelba e Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus deram apoio na ocorrência. Os bombeiros foram acionados por volta das 17h30 de sexta-feira (10) e finalizaram o combate aproximadamente as 2h15 da madrugada de sábado. Não houve vítimas e a causa do incêndio ainda é desconhecida.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo |  Informações: CBMBA

Aramari: 4º BPM discute estratégias de segurança na comunidade quilombola Olhos d’Água

Foto: Divulgação SSP

Escutar as demandas da população para traçar estratégias de melhoria da segurança pública no município de Aramari (BA), na região de Alagoinhas, foi pauta principal durante reunião entre o 4º Batalhão da Polícia Militar, representantes do município e moradores da comunidade quilombola Olhos d’Água. O encontro aconteceu na sexta-feira (10), na sede da Casa Paroquial daquela comunidade.

Presidindo o debate e responsável pela atuação da polícia em Aramari, o comandante do 4º BPM, major Antônio Roque Ávila dos Anjos, explicou a importância desse contato com a população. “A reunião foi importante para que conseguíssemos definir alguns dias e horários de intensificação do nosso patrulhamento, além de passar para a comunidade a importância dos contatos com a SSP através do Disque Denúncia (181) e do 190”, disse o oficial, lembrando que as informações sobre o Alerta Celular também foram repassadas para os cidadãos.

Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Aramari, Mirivaldo Assis dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Ângelo Abreu, dentre outras autoridades.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM

Foto: Divulgação SSP

Governo da Bahia libera eventos para até mil pessoas com exigência de certificado de vacinação

Imagem de Pexels do Pixabay

Um novo decreto publicado na versão online do Diário Oficial do Estado do último sábado, dia 11, autoriza em toda a Bahia, até o dia 21 de setembro de 2021, a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas. Estão permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, além do funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. Os museus, parques de exposições e afins poderão funcionar garantindo o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, sendo proibida a realização de excursões.

Pelo decreto nº 20.704, que entra em vigor neste sábado (11) e altera o decreto de nº 20.658, está permitida também a realização de eventos com venda de ingressos, limitando a presença de público de até mil pessoas. Para a realização destes eventos, todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, deve comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, apresentando o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido através do aplicativo ‘CONECT SUS’ do Ministério da Saúde. Além disso, devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento e uso de máscaras.

Fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação máxima de 75% da capacidade do local.

GOVBA