Maior unidade hospitalar do Extremo Sul é inaugurada em Teixeira de Freitas

Feijão Almeida/GOVBA

Com capacidade para atender 23 mil pacientes por mês, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) foi inaugurado, na tarde desta sexta-feira, dia 10, em Teixeira de Freitas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Jerônimo Rodrigues. A cerimônia, que contou também com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, marcou o início das operações do maior equipamento de saúde do extremo sul baiano.

O presidente Lula destacou a importância dos investimentos em saúde. “Nós só vamos consertar a saúde desse país quando todo mundo tiver direito à primeira consulta, tiver acesso à segunda consulta, tiver acesso à imagem para fazer mamografia. Qualquer imagem que precisar, a gente não pode esperar 10 meses, um ano, porque a gente morre. Então gente, essa é uma briga”.

A unidade de saúde teve um investimento do Governo do Estado de R$ 200 milhões entre obras, equipamentos e mobiliário, e conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Dispõe de um avançado centro de bioimagem, equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Completam a estrutura, sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica. (mais…)

Feira de Santana: Prefeito e procurador saem ilesos de acidente na BR-324

Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), e o procurador-geral do município, Guga Leal, saíram ilesos de um acidente em um trecho da BR-324.

O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (9), nas imediações do CIA. O gestor voltava para Feira de Santana após visita institucional à presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O veículo que levava os dois se envolveu em um engavetamento com vários veículos. Apesar de o veículo ficar danificado, nenhum dos ocupantes, incluindo o motorista, sofreram ferimentos.

Fonte: Acorda Cidade via Bahia Notícias.

Lista de beneficiados pelos precatórios da Educação na Bahia sairá neste sábado

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O governo do Estado vai publicar neste sábado, dia 11, a lista dos profissionais do Magistério da Educação Básica da Bahia, que serão beneficiados com o pagamento da 3ª parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O pagamento será feito para os trabalhadores identificados na lista de beneficiários e que estejam na folha de pagamento do Estado da Bahia. Já o pagamento vai acontecer através de crédito em conta bancária, em até 10 dias úteis contados da data da publicação do ato. Na última quarta-feira (8), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou o pagamento a esses profissionais da rede estadual.

A quantia será calculada baseada no valor hora, “fixado a partir da divisão do montante da verba a ser distribuída pelo quantitativo total de horas laboradas por todos os profissionais habilitados, considerada a carga horária de 20 ou 40 horas semanais”. (mais…)

Arquidiocese de Salvador arrecada água potável e materiais de limpeza para vítimas no Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Com o objetivo de ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA), está arrecadando água potável e materiais de limpeza.

Quem desejar ajudar pode realizar a entrega dos itens, até o dia 15 de maio, na sede da ASA, localizada na Cúria Metropolitana de Salvador (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

SAJ: Alunos da ELEM assistem apresentação sobre sistema planetário e astronomia

Foto: Djalma Almeida

Os alunos da ELEM – Escola Municipal Deputado Luís Eduardo Maron Magalhães, em Santo Antônio de Jesus (BA), assistiram nessa quinta-feira, dia 9, vídeos educacionais sobre o sistema planetário e astronomia. As sessões aconteceram dentro da Cúpula Inflável montada no auditório do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes.

Trata-se de um projeto itinerante realizado pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Para o professor de geografia da ELEM, Jackson Santos, a iniciativa motiva os alunos a optarem, futuramente, por cursos universitários nas áreas de ciência, tecnologia e astronomia. Bianca Lopes, estagiária do projeto, também acredita que essa iniciativa desperta na criança o interesse pela ciência e pela tecnologia.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Prazeres FM.

TRE divulga balanço do cadastro eleitoral

Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens

No dia do fechamento do cadastro eleitoral, ocorrido na quarta-feira, dia 8, 47.503 eleitores buscaram pelos serviços prestados pela Justiça Eleitoral baiana. Em um único dia, na capital, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) registrou 6.753 atendimentos. Já no interior do estado o número foi superior, 40.750. O indicativo é expressivo e representa o desejo popular de regularizar a situação eleitoral para participar das Eleições Municipais 2024, em outubro.

Dos quase 50 mil atendimentos no estado, a maioria de requerimentos foi de alistamento eleitoral, ou seja, 1ª via do título (21.408); seguido das revisões cadastrais (11.813); e das transferências de domicílio eleitoral ou mudanças de local de votação (14.282).

Balanço de 1 a 8 de maio

Durante o período de contagem regressiva para o fechamento do cadastro, que começou no plantão do dia 1º de maio até ontem (8/5), a capital registrou 23.914 atendimentos. No interior do estado, o número foi de 179.131. O balanço de atendimento para esse período foi de 203.045 pessoas acessando os serviços do TRE baiano. (mais…)