Turistas aprendem sobre a história do 2 de Julho durante cortejo

Foto: Feijão Almeida/ GOVBA

Nos últimos anos, tem aumentado a participação de turistas no cortejo do 2 de Julho, da Lapinha ao Centro Histórico de Salvador, nas comemorações pela Independência do Brasil na Bahia. É uma oportunidade de conhecer o patrimônio arquitetônico da cidade e aprender mais sobre a história do país, que teve sua libertação do domínio português consolidada após as batalhas travadas no Recôncavo baiano, em 1823.

A enfermeira paulista Débora Cardoso, 37 anos, veio passar os festejos juninos no interior da Bahia e esticou a viagem para aproveitar as comemorações pela Independência na capital. “Ouvia falar muito da festa e vim conferir. Estou encantada com a decoração dos casarões coloniais, o desfile com personagens e a alegria dos baianos. Não sabia da importância histórica desta data e vou passar a informação para outras pessoas”, relatou.

“Esta manifestação baiana é uma aula de história, que todos os brasileiros deveriam ter, além de passar pelo Pelourinho, ponto imperdível para um turista”, completou o capixaba Hélio Ribeiro, 45 anos, que passa férias em Salvador.

(mais…)

Condutor embriagado perde controle da direção de carro e invade posto da PRF em Santo Antônio de Jesus

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na madrugada de segunda-feira (01) em Santo Antônio de Jesus (BA) um homem sob efeito de bebidas alcoólicas. Por volta de 1h00, equipe de plantão avistou uma caminhonete branca acessar a área externa do posto da PRF em alta velocidade, inclusive derrubando e danificando os cones de sinalização.

Os agentes conseguiram interceptar a Hilux e durante a abordagem, os policiais identificaram no condutor sinais de que havia ingerido bebida alcoólica, como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, conversa desconexa. Foi lavrado um laudo de constatação de embriaguez.

Questionado, o condutor da caminhonete confirmou a ingestão de álcool e disse que estava ‘perdido’, após sair de uma festa no povoado Sapucaia. Com isso, o homem foi preso em fragrante pelo crime, em tese, de embriaguez na direção e dirigir veículo automotor, previsto no artigo 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB. (mais…)

Fanfarras das escolas estaduais levaram animação, cores e diferentes sons no Desfile Cívico do 2 de Julho

Foto: Denise Queiroz/ Ascom SEC

As fanfarras das escolas da rede estadual levaram animação, cores e diferentes sons entoados por instrumentos de sopro e percussão para as ruas do Centro Histórico de Salvador, durante o Desfile Cívico do 2 de Julho. A data celebra os 201 anos da Independência da Bahia, consolidada quando os portugueses foram expulsos de Salvador, no dia 2 de julho de 1823. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) – que incentiva a cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade – tem nas fanfarras escolares um espaço de aprendizagens e de fomento à cultura de paz, bem como um lugar de socialização e inclusão.

Durante a manhã, desfilaram 13 fanfarras escolares de Salvador, Lauro de Freitas e Dias D´Ávila. Os grupos iniciaram o percurso no bairro do Barbalho, seguindo até a Praça Municipal. À tarde, desfilaram mais 13 fanfarras de Salvador, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho, com o trajeto começando na Ladeira Revolta dos Malês (antiga Ladeira da Praça) e finalizando no Campo Grande. O desfile, na capital baiana, contou com a participação de, aproximadamente, 1.650 estudantes.

No interior do Estado, foram realizados desfiles de fanfarras de 123 escolas estaduais em cidades como Porto Seguro, Jequié, Muritiba, Santo Amaro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Rio Real, Olindina, Catu, Barreiras, Juazeiro, Mucugê, Coaraci, Ilhéus e Itabuna, dentre outras. (mais…)

Homem é esfaqueado enquanto dormia no interior da Bahia

Foto: Arquivo Pessoal

Um homem de 32 anos foi assassinado na manhã de segunda-feira, dia 1º, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Joel Mota da Silva estava em sua cassa dormindo quando foi atingido no pescoço por golpes de faca. Joel vítima morava sozinho.

Segundo o delegado Clécio Magalhães, foi um corte muito profundo provavelmente na jugular. “Estamos colhendo mais informações nas redondezas. Instauramos o inquérito policial para investigar o homicídio”, disse.

Joel era natural de Malhada. O crime teria acontecido há cerca de 12 horas. “Está tudo muito recente. Vamos intensificar as investigações para dar uma resposta à sociedade”, concluiu o delegado.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Rádio Cultura FM e Achei Sudoeste.

Curiosidades do trânsito: Conheça mitos e verdades sobre hábitos ao volante

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Motoristas acabam criando costumes e alguns são considerados infrações. Mexer no celular enquanto o sinal está vermelho é um deles. “Muitas pessoas acham que podem manusear o aparelho enquanto estão esperando o semáforo abrir, quando, na verdade, isso também é proibido. O ideal e indicado pelo Detran é que o condutor estacione em local permitido e, só assim, faça uso do seu celular”, explica Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas e especialista em direitos do trânsito.

Confira cinco hábitos populares entre os motoristas e descubra se podem ou não gerar multas:

Pode comer enquanto dirige?

Não. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o indivíduo deve manter as duas mãos ao volante.  “Se você costuma beber ou fumar, saiba que esta pode ser uma infração considerada média, passível de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, dirigir com apenas uma mão enquanto mantém o braço apoiado na janela é um ato bastante recorrente e que se enquadra nesta infração. Já se você estiver dirigindo e comendo na direção do veículo, estará cometendo a infração leve prevista pelo Art 169 do CTB que é dirigir sem atenção e os devidos cuidados, com valor de R$ 88,38, ambas as infrações se não cometidas nos últimos 12 meses poderão ser convertidas para a penalidade de advertência, aponta Roberson.

Som muito alto no carro dá multa?

Sim. É comum pessoas gostarem de ouvir música muito alta, mas quando se está dentro do carro e o som for possível ouvir do lado externo do veículo, independentemente do volume, perturbando o sossego público, o motorista será autuado por infração grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se o condutor estiver na Permissão do Direito de Dirigir, poderá ter a CNH cassada por esta infração. (mais…)

Santoantoniense Pompílio Simpliciano morre vítima de acidente na BR-324

Foto: Arquivo Pessoal

O ex-morador de Santo Antônio de Jesus (BA), Pompílio Simpliciano, de 72 anos, morreu nesta última segunda-feira, dia 1º, vítima de acidente de trânsito, ocorrido entre os municípios de Tanquinho e Riachão do Jacuípe (BA).

O mesmo conduzia um veiculo Honda Civic na BR-324, quando se envolveu em um acidente com mais dois veículos. Outras duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.

Pompilho morava em Conceição do Coité e sempre vinha em Santo Antônio de Jesus, onde o mesmo tem filhos. O corpo está sendo velado no Velório Paroquial e o sepultamento será nesta terça-feira, às 17 horas, no Cemitério Municipal de SAJ.

Tribuna do Recôncavo.