Detentos do Presídio de Valença lançam livro sobre cotidiano de quem está preso

Arte: Divulgação

Alessandro dos Santos Rocha, interno do Conjunto Penal de Valença, decidiu transformar as angústias em texto. Alessandro e outros dois detentos escreveram um livro sobre o cotidiano de quem está privado de liberdade.

A Voz dos Excluídos, livro em formato de história em quadrinhos, que será lançado no dia 27 de julho, é uma obra escrita a seis mãos. Tudo começou com o desejo de Alessandro de externalizar o sofrimento vivido dentro da prisão. A distância durante o nascimento do filho mais novo e a doença do pai foi sentida pelo jovem de 27 anos, que está preso há 1 ano e 3 meses, em Valença.

“As pessoas pensam que o convívio dentro da cadeia vai ser fácil, mas não é. Eu cheguei a pensar em tirar a minha vida. Fiquei longe do nascimento do meu filho e do princípio de AVC que meu pai passou. Foi, então, que comecei a colocar o sofrimento na caneta”, conta Alessandro.

(mais…)

PIX terá limite menor em aparelhos novos

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Banco Central publicou nesta segunda-feira (22) novas regras para transações via PIX, que limitam os valores transferidos por celulares ou computadores não cadastrados. Ou seja, se o aparelho nunca realizou uma transação via PIX, as transferências serão limitadas a: R$ 200 por transação; R$ 1.000, somando todas as transações no dia.

Os limites valem até que o usuário confirme, junto ao banco, que aquele novo aparelho pode ser liberado para transações maiores. As regras valem a partir de 1º de novembro, e só para aparelhos novos. Quem já usa o PIX em um celular ou computador atualmente não terá impacto, a menos que troque de aparelho.

“Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix”, explicou o Banco Central em nota. Com as novas regras, mesmo com login e senha, o fraudador não conseguirá realizar transferências maiores que R$ 1.000 ao dia a partir de um celular ou computador novo.

G1.

Jacuipense faz homenagem a Barbosinha ao entrar em campo pela Série D do Brasileiro

Foto: Lucas Pena / Jacuipense

Em um gesto de luto, os jogadores do Jacuipense entraram em campo segurando um cartaz em homenagem ao ex-técnico e preparador Quintino Barbosa, o Barbosinha, que faleceu na última terça-feira (16) por não resistir a uma cirurgia realizada em Salvador. O momento ocorreu neste domingo (21), na partida entre Jacuipense e Petrolina, válida pela 14ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro 2024.

A partida, que vale a classificação do Leão do Sisal para a próxima fase da Quarta Divisão do Brasileiro, também serviu como palco de memória ao ex-profissional do clube e figura carimbada no futebol baiano. Barbosinha treinou clubes como Bahia de Feira, Treze-PB, Colo-Colo-BA, Nacional de Patos-PB, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Jacobina, Juazeirense.

Até o momento, os jogadores estão fazendo valer a homenagem e vencem momentâneamente o Petrolina pelo placar de 1 a 0. O resultado pode colocar o Jacupa novamente na zona de classificação do Grupo A4.

Bahia Noticias.

Jovem é morto e homem de 59 anos sofre tentativa de homicídio em Jequié

Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

A escalda da violência fez mais uma vítima em Jequié na manhã deste domingo (21). Eberson dos Santos Cruz, de 24 anos, pilotava uma motocicleta, quando ao passar nas imediações do Loteamento Santa Luz, atrás do Complexo Policial, foi atingido por disparos de arma de fogo.

Eberson tombou morto no local e teve o corpo removido pela Polícia Técnica de Jequié, acionada pela Polícia Militar, que fez rondas na região, mas não conseguiu identificar os autores do crime.

Horas depois, já no período da tarde, um homem sofreu uma tentativa de homicídio e foi socorrido ao Hospital Geral Prado Valadares por uma equipe do SAMU. O homem foi identificado como Roberto Carlos Nascimento, de 59 anos. O caso ocorreu no Loteamento Mirassol, no bairro Jequiezinho.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog Marcos Frahm.

Zilda Arns é homenageada em exposição no Ministério da Saúde

Foto: Reprodução/ Video

Uma exposição recém-inaugurada no Centro Cultural do Ministério da Saúde, em Brasília-DF, celebra a memória de mulheres que tiveram atuação de destaque na área da saúde. Uma delas é a médica sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Em seu trabalho, Zilda Arns sempre aliou o conhecimento científico à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da vida plena para todos.

Dona Ivone

A exposição ganhou o nome de ‘Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde’. Dona Ivone foi enfermeira e servidora do Ministério da Saúde por 37 anos, especializando-se como terapeuta ocupacional e lutando pela humanização do tratamento psiquiátrico. Ela foi a primeira mulher brasileira a assinar um samba-enredo. E, por isso, toda a exposição é estruturada como um desfile de escola de samba.

Além da Dr. Zilda Arns e de Dona Ivone, são apresentados outras nove homenageadas, com imagens e textos das biografias de cada uma, oferecendo ao espectador uma visão aprofundada e envolvente do legado dessas figuras históricas.

As atuais homenageadas são: (mais…)

Carreta com carga de chocolate tomba na BR-116

Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

Uma carreta tomou na BR-116, no trecho do município de Jaguaquara, no sudoeste baiano. O acidente ocorreu na última sexta-feira (19), mas o veículo permaneceu no local até este domingo (21).

A carreta seguia no sentido norte quando o acidente aconteceu. Seguranças foram acionados para preservar o carregamento de chocolate.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog Marcos Frahm.