Segunda morte por febre Oropouche na Bahia é confirmada

Imagem ilustrativa de Егор Камелев por Pixabay

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou a segunda morte por Febre Oropouche no estado, nesta segunda-feira (22). A paciente era uma mulher, de 21 anos, moradora de Camamu, cidade que fica a 196 km de Salvador.

A morte aconteceu em maio deste ano, mas só foi divulgada nesta segunda-feira porque, assim como no primeiro caso, diversos exames precisaram ser feitos para que a causa do óbito fosse confirmada.

A Sesab informou que a paciente foi internada com febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarreia, dores em membros inferiores, dor retroorbital, dores musculares, além de fraqueza, falta de energia e cansaço.

Os sintomas evoluíram com sinais mais graves, como sangramentos nasal, gengival e vaginal, hipotensão, queda brusca de hemoglobina e plaquetas até o óbito. (mais…)

Jovens de Elísio Medrado são selecionadas para a 3ª edição da BAMUN

Fotos: Arquivo Pessoal

Quatro jovens da cidade de Elísio Medrado (BA) foram selecionadas para a terceira edição da Bahia Model United Nations (BaMUN) que será realizada em Salvador. As estudantes do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão: Amanda Oliveira Trindade, Mariana de Jesus Santos e Brenda Evelin e Amanda Malta irão participar do evento que acontecerá do dia 26 à 30 de agosto.

Cada estudante irá representar um comitê, onde vão debater assuntos globais. Cada um desses debates possui um tema importante para o cenário geopolítico, funcionando de uma maneira única e com moderadores (mesas), responsáveis pelo andamento das discussões e desenvolvimento dos seus participantes.

A Bahia Model United Nations (BaMUN) é a primeira simulação da ONU do Brasil pensada por e para estudantes da rede pública, culminada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, tendo como público alvo, estudantes de escolas estaduais da Bahia. Sua organização é formada por estudantes, gerando a participação estudantil. (mais…)

Exposição itinerante ‘Favela em Fluxo’ desembarca em Salvador

Exposição em Recife | Foto: Hugo Muniz

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a chegada da exposição itinerante “Favela em Fluxo” à cidade de Salvador, dando continuidade a uma jornada de trocas culturais e conhecimento iniciada no Recife, no Paço do Frevo. Com curadoria de Rebecca França, José Eduardo Ferreira, Leonardo Moraes e Aline Bispo, a mostra estará em exibição no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, de 01 de agosto a 15 de setembro.

“Favela em Fluxo” apresenta uma experiência imersiva que destaca a efervescência criativa das favelas brasileiras, trazendo obras dos artistas Vitória Vatroi, Vários Nomes, Lua Barral, Cigana, Francisco Mesquita, Mila Souza, Uiler Costa Santos, Fernando Queiroz, Zaca Oliveira, Elson Júnior, Jade Maria Zimbra, Albarte Junior, Gael Affonso, Entidade Maré, Deize Tigrona, Robinho Santana, Janaína Vieira, Mayara Amaral, ABSURDO (Wadjla Tuany), Pétala, Mc Mano Feu e Luiza Fazio. A exposição convida o público a refletir sobre os fazeres culturais das periferias, promovendo a valorização e reconhecimento das expressões artísticas dessas comunidades.

“A exposição “Favela em Fluxo” circula em uma jornada de pertencimento. É uma honra seguir nosso curso com essa itinerância, que agora chega em Salvador, e trazer para o público uma mostra que busca inspirar e celebrar a riqueza cultural das favelas, desafiando estereótipos e promovendo o reconhecimento genuíno das potencialidades desses territórios. Estamos construindo outras narrativas e contando as nossas histórias a partir das nossas expressões. Aqui o fluxo das favelas se torna a rota primordial e coloca não só a cultura no centro como também a favela”, destaca Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas. (mais…)

Suspeito de tráfico de drogas é preso no Alto Santo Antônio em SAJ

Foto: PM

Um suspeito de trafico de drogas foi preso em Santo Antônio de Jesus (BA) na tarde deste último domingo, dia 21. A ação foi realizada no Alto Santo Antônio por guarnições do 14° BPM e Rondesp Recôncavo durante a Operação Conexão Saj Forte 2.

Durante rondas o indivíduo em atitude suspeita foi abordado e com ele foram apreendidos: 96 comprimidos aparentando ser ecstasy; 6 pinos de uma substância branca; 14 gramas de uma substância esverdeada; uma balança digital branca; 1 Celular Smartphone Samsung Rosé e R$ 850,00 em espécie.

O material apreendido e o suspeito foram encaminhados para a Delegacia Territorial para adoção das medias cabíveis.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

BNDES divulga edital de concurso com salários de R$ 20,9 mil

Imagem de jannoon028 no Freepik

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta segunda-feira (22), o edital de concurso público.

Esse será o primeiro processo seletivo da instituição após um intervalo de 12 anos. O ultimo concurso da instituição aconteceu em 2012 e teve as provas aplicadas no início de 2013.

Estão sendo ofertadas 900 vagas de nivel superior, sendo: 150 para início imediato e 750 para cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 20,9 mil, para atuar no cargo de analista. A função será dividida nos seguintes campos de atuação: (mais…)

Detentos do Presídio de Valença lançam livro sobre cotidiano de quem está preso

Arte: Divulgação

Alessandro dos Santos Rocha, interno do Conjunto Penal de Valença, decidiu transformar as angústias em texto. Alessandro e outros dois detentos escreveram um livro sobre o cotidiano de quem está privado de liberdade.

A Voz dos Excluídos, livro em formato de história em quadrinhos, que será lançado no dia 27 de julho, é uma obra escrita a seis mãos. Tudo começou com o desejo de Alessandro de externalizar o sofrimento vivido dentro da prisão. A distância durante o nascimento do filho mais novo e a doença do pai foi sentida pelo jovem de 27 anos, que está preso há 1 ano e 3 meses, em Valença.

“As pessoas pensam que o convívio dentro da cadeia vai ser fácil, mas não é. Eu cheguei a pensar em tirar a minha vida. Fiquei longe do nascimento do meu filho e do princípio de AVC que meu pai passou. Foi, então, que comecei a colocar o sofrimento na caneta”, conta Alessandro.

(mais…)