Cairu: Divórcio gera crise política na cidade; prefeito e vice eram casados

Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito de Cairu (BA), Hildécio Meireles (UNIÃO), anunciou, nesta segunda-feira, dia 09, que se separou da primeira-dama Cíntia Rosemberg (UNIÃO), que também é vice-prefeita e secretária de Saúde do município. Em uma nota publicada no Instagram, Hildécio afirmou que, apesar da separação, o casal seguirá “unidos na gestão de Cairu”.

“Como todos sabem, sempre nos pautamos pela transparência no que diz respeito à vida pública. Todavia, baseados nesta relação de profunda confiança, gostaríamos de compartilhar com vocês algo importante relacionado à nossa vida pessoal. Depois de muita reflexão, em comum acordo, decidimos nos separar matrimonialmente. Queremos deixar claro que seguiremos unidos na gestão de Cairu, com os nossos deveres como prefeito e vice-prefeita/secretária de saúde, bem como na criação do nosso amado filho. Neste momento, contamos com a compreensão e o respeito à nossa privacidade”, diz a nota.

Hildécio Meireles e Cíntia Rosemberg foram eleitos prefeito e vice-prefeita, respectivamente, na eleição de 2020, com a chapa “Ele e Ela”.

Metro1

“Vamos incomodar as facções”, diz comandante geral após morte de PMs na Bahia

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Paulo Coutinho, disse que determinou uma grande operação na Bahia para os próximos dias. A fala foi dita em entrevista nesta terça-feira, dia 10, em referência ao assassinato de três policiais no estado no último fim de semana.

“Fica o sentimento de perda de três integrantes que foram formados para proteger a sociedade. Mas a operação continua e vai continuar até que os algozes sejam alcançados e a resposta seja à altura do que aconteceu”, disse.

Questionado sobre a presença de facções criminosas de outros estados — sobretudo Rio e São Paulo — na Bahia, Coutinho confirmou o vínculo, mas disse que haverá resposta. “Não temos muros entre os estados. A facção criminosa fica acomodada onde fica acomodada. Na Bahia, vamos incomodar elas e impedir que se estabeleçam”.

Redação: Bahia.Ba | Reportagem: Rádio Metropole

Ação solta milhares de tartarugas em praias de Ilhéus, Una, Itacaré e Uruçuca

Foto: Divulgação/ Projeto (A) Mar

Milhares de filhotes de tartarugas-marinhas foram soltas neste domingo, dia 08, em praias de Ilhéus, Una, Itacaré e Uruçuca, no Litoral Sul baiano. Ao todo, foram soltas 2,4 mil filhotes da espécie pente e mais 168 da espécie olivas, um recorde de nascimento em um único dia.

A ação foi monitorada por biólogos do projeto (A)Mar, que atua na preservação de animais marinhos. Apesar do nascimento das tartarugas, neste mesmo domingo, o projeto (A)mar registou encalhes de dois animais. Uma tartaruga da espécie verde e uma ave marinha chamada Bobo Marron.

Os casos ocorreram na praia do Sargi, em Serra Grande, Ilhéus. Ainda conforme o projeto, este ano já foram registados 73 casos de encalhes de animais marinhos no Sul e Extremo Sul da Bahia, sendo 54 tartarugas, 12 aves marinhas, cinco botos cinza, um golfinho e uma baleia da espécie kogia pigmeu.

Redação: Bahia Noticias | Informações: G1/ Bahia

Porto Seguro: Cidade registra litro mais caro do diesel no Brasil em maio

O município de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, registrou o litro de diesel mais caro do país neste mês. O dado foi divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O valor do combustível na cidade baiana chegou a R$ 8,4.

Na Bahia, o município com o segundo maior valor de diesel é Ilhéus, no Litoral Sul, onde o combustível chega a sair por R$ 8,27. Já o terceiro valor mais caro é cobrado em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, onde o combustível é vendido por R$ 8,04.

Os valores foram apurados entre os dias 1° e 7 de maio. Desde o começo do ano já ocorreram oito reajustes de combustível no país. O aumento no estado já chegou ao acumulado de 58%, conforme informou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). (mais…)

OAB-BA divulga nota de pesar e afirma preocupação com morte de policiais militares

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia e suas comissões de Direitos Humanos e de Direito Militar divulgaram nota de pesar, nesta segunda-feira, dia 09, diante do assassinato dos policiais Soldado Victor Vieira Ferreira Cruz, Soldado Shanderson Lopes Ferreira e Soldado Alexandre José Ferreira Menezes Silva, ocorridos neste final de semana.

“Consternada por essas perdas, a OAB-BA e suas comissões se solidarizam à Polícia Militar e às famílias dos policiais mortos, comprometendo-se em acompanhar as investigações, inclusive cobrando celeridade, para que os acusados sejam apresentados à Justiça o mais rápido possível”, diz entidade em nota.

Ainda segundo o documento, as circunstâncias das mortes atraem forte comoção e preocupação da OAB da Bahia, bem como das referidas comissões, frente à crescente violência. A entidade afirma que é imprescindível a atenção e cuidado com a segurança dos profissionais da segurança pública, sob pena de grave violação aos Direitos Humanos que atinge a sociedade como um todo.

Metro1

Sedur apreende 62 equipamentos de som durante fim de semana em Salvador

Foto: Divulgação/ Sedur

Uma fiscalização de combate à poluição sonora realizada em Salvador no último fim de semana resultou na apreensão de 62 equipamentos de som. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), responsável pela ação, de sexta (6) a domingo (8), foram contabilizadas 620 denúncias, com 333 vistorias realizadas.

As apreensões ocorreram nos bairros de Itapuã, Uruguai, Liberdade, Bairro da Paz, Fazenda Grande do Retiro, Cabula VI, Fazenda Grande em Cajazeiras, Candeal, Garcia, Caminho de Areia, Castelo Branco, Plataforma, Boa Vista de São Caetano, Daniel Lisboa e Ondina.

Balanço

Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas mais de 15,5 mil denúncias e mais de 850 apreensões de equipamentos, registrando um aumento de 64% e 184%, respectivamente, em relação a 2021. No mesmo período do ano passado, os números eram menores, com um total 9,5 mil denúncias e 300 equipamentos apreendidos. Os bairros com o maior número de queixas são Itapuã, Paripe, Pernambués e Rio Vermelho. (mais…)