PC e PM ganharão novas unidades no Vale do Jiquiriçá

Foto: Alberto Maraux

Os moradores das cidades baianas de Ubaíra, Mutuípe, Jiquiriçá e Laje ganharão novas estruturas para as polícias Militar e Civil. As obras para quatro Delegacias Territoriais (DTs), um Pelotão e um Destacamento estão em ritmo avançado, na região do Vale do Jiquiriçá.

Em Ubaíra, município com 20 mil habitantes, a nova Delegacia está na fase de acabamento. O Estado investiu cerca de R$ 1,2 milhão na construção da estrutura. A previsão é de inaugurar em 45 dias. No município de Mutuípe, PC e PM atuarão lado a lado, com troca de informações. Cerca de R$ 2,9 milhões foram investidos nas novas Delegacia e Pelotão, para beneficiar 21 mil moradores.

Na cidade de Jiquiriçá, aproximadamente R$ 2,3 milhões foram investidos nas construções da nova Delegacia Territorial e de um Destacamento da PM. A obra em estágio mais avançado, na fase final de acabamento, é a da cidade de Laje, onde residem 23 mil pessoas. A nova Delegacia está quase pronta e representa um investimento de R$ 1,1 milhão.

SSP

Brumado: Homem é preso por se passar por mulher e marcar encontros falsos

Foto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Um homem foi preso, nessa quarta-feira, dia 11, acusado de se passar por uma mulher e marcar encontros falsos com desconhecidos no município de Brumado, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, o acusado usava um perfil falso nas redes sociais e fazia contato com outras pessoas se passando por uma mulher.

A polícia chegou até o acusado após cumprir mandado de busca e apreensão na casa dele, onde foi apreendido um celular. De acordo com a polícia, ele compartilhava fotos de uma moradora da cidade e marcava encontros se passando por ela. O delegado Titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique, disse, ao site 97 News, que o acusado, em pelo menos duas vezes, marcou encontros com um homem, indicando o endereço verdadeiro da mulher.

A vítima acabava passando por inconvenientes, com desconhecidos tocando sua campainha à noite. Ainda segundo o Delegado Titular, a mulher procurou a Polícia Civil em abril e, desde então, começaram as investigações. O acusado responderá pelos crimes de difamação e falsa identidade.

Metro1

Bahia volta ser líder nacional na geração de energia eólica

A Bahia retomou a liderança nacional na geração de energia eólica com 32,16% da produção. O estado também é líder na geração de energia solar, com 30,89%. Os dados, de março de 2022, são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e estão nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar produzidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Os documentos estão disponíveis no site: www.sde.ba.gov.br.

“Nosso estado tem um histórico de protagonismo tanto na energia eólica quanto na solar. Retomar a liderança nacional é motivo de orgulho. Os bons ventos da Bahia estão contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional. E a estimativa é que mais 176 parques entrem em operação, fazendo a Bahia ultrapassar 10 Gigawatts (GW) em potência instalada”, declara o secretário da pasta, José Nunes.

De acordo com a SDE, o potencial de geração de energia eólica é influenciado por fatores como sazonalidade, clima, vegetação e características topográficas. A usina Ventos do Santo Abraão, que fica em Morro do Chapéu, atingiu 73,1%, no mês de março deste ano, o maior valor do fator de capacidade do estado. Em fevereiro, o mesmo parque atingiu 54,9%. (mais…)

Janio Santana lança o xote “Tenha Medo Não” abordando um tabu

Foto: Divulgação

De forma bem humorada, seguindo a escola de Genival Lacerda, Sandro Becher, Marinês e do Rei do Baião Luiz Gonzaga, o forrozeiro Janio Santana lançará nessa sexta-feira, dia 13, um xote daqueles bons de se dançar, trazendo na letra bem humorada um assunto sério, a saúde do homem. “Gosto de trazer na música sempre um algo a mais, especialmente nas letras”, disse o cantor, compositor e radialista que já gravou músicas falando de outros temas como a violência contra a mulher.

O sanfoneiro Jefinho Dias fez os arranjos e Léo Sena gravou o baixo, os demais instrumentos foram todos gravados pelo próprio Janio, toda a percussão, violões e os vocais. As gravações foram feitas em dois estúdios, o San Áudio em Santo Antonio de Jesus e o Studio Perc em Salvador, com mixagem e masterização de Sandro Almeida.

O forrozeiro está com agenda já bem recheada para o mês de junho e já tem presença confirmada nos festejos juninos de Mutuípe, Varzedo, Jaguaripe e outras cidades a serem anunciadas em breve em suas redes sociais e no dia 4 de Junho fará o Forró Do Vale com os artistas Dhídio Pereira, Valney e Banda e Piu Xote. As canções e agenda de Janio Santana são divulgadas em seu canal do Youtube (youtube.com/janiosantana) e seu Instagram (@janiosantanaoficial).

MP deve fiscalizar gastos com festejos juninos na Bahia

A procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti expediu recomendação aos promotores de Justiça que orienta a atuação do Ministério Público estadual no acompanhamento e fiscalização dos gastos públicos com os festejos juninos deste ano. A recomendação foi publicada na terça-feira (10), no Diário de Justiça Eletrônico.

No documento, com ressalvas à independência funcional dos membros, a PGJ recomenda que os promotores de Justiça com atuação na defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa instaurem procedimentos administrativos para acompanhar a “legalidade, economicidade e transparência dos gastos públicos relacionados com os festejos juninos de 2022”.

Cavalcanti orienta a adoção de medidas preventivas de danos ao erário, notadamente aquelas que aprimorem o planejamento inicial das contratações, etapa fundamental para uma regular execução das despesas públicas.

Metro1

Mateus Aleluia recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFRB

Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, dia 11, o cantor e compositor Mateus Aleluia, de 74 anos, conhecido pela participação no grupo Tincoãs, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A sessão solene aconteceu presencialmente em Cruz das Almas.

Em seu discurso, Senhor Mateus, como é conhecido popularmente, disse que “nasceu novamente” com o título concedido a ele. “Com esse meu titulo de doutor, transformaram-me, nasci novamente. A vida é feita de ressureições, pensamos que apenas Cristo ressuscitou, mas eu cresci acreditando que nós ressuscitamos todos os dias, quando dormimos, depois acordamos”, afirmou.

O artista completou a sua fala com uma mensagem sobre fé, agradecendo aos representantes da universidade, por terem apresentado a ele uma versão dele que não conhecia. “Na realidade, somos pessoas que vivem pela fé: aquilo que a gente não sabe e de repentemente passa a saber, aquilo que a gente não tem, de repentemente a gente passa a ter ou vivemos como se já o ou a tivéssemos. Nós somos um povo de fé, acreditamos ou não que temos essa fé, mas a temos”, disse. (mais…)