SAJ: Município inaugura instalações de apoio aos Agentes de Endemias

Foto: Luciano Almeida/ Divulgação/PMSAJ

A gestão municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou na última terça-feira, dia 31, na Praça Pirajá (ao lado do corpo de bombeiros), a inauguração das novas instalações do ponto de apoio dos Agentes de Combate às Endemias.

O Evento contou com a presença do prefeito Genival Deolino, do vice-prefeito Careca, do secretário de saúde Dr. Leonel Cafezeiro, secretários e superintendentes da gestão executiva municipal.

Segundo o prefeito Genival Deolino, o intuito das novas instalações é proporcionar uma melhor qualidade física para os Agentes. “Precisamos dar todas as condições para que os Agentes de Endemias continuem a desempenhar o excelente [trabalho] que vem fazendo (…)”, disse o prefeito.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: PMSAJ

Cruz das Almas: Festa para receber junho tem guerra de espadas

Foto: Reprodução/ Vídeo - Redes Sociais

Moradores de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, fizeram um evento conhecido popularmente como “alvorada”, na madrugada desta quarta-feira, dia 01º, para celebrar a chegada do mês e o início dos festejos juninos. O evento teve guerras de espadas – fogos de artifício que são proibidos pela Justiça por causa do risco à vida.

Apesar de tradicional, a alvorada não é uma festa oficialmente promovida pelo município. Imagens gravadas na Rua Ruy Barbosa, região do Centro, mostram muitas pessoas participando do encontro de espadeiros, sem usar equipamentos de proteção. Nos vídeos é possível ver crianças e adultos expostos ao perigo, mas não há informações sobre feridos.

As guerras de espada foram proibidas em Cruz das Almas em 2011, com base no Estatuto do Desarmamento, instituído em 2003. Além disso, legislação estadual prevê que fabricar, possuir e soltar espadas é crime, cuja pena pode chegar até seis anos de prisão. Em nota, a Polícia Militar disse que esteve em alguns pontos para controlar a queima de fogos. Além disso, afirmou que “a fiscalização corresponde ao órgão de cada município”, e que a corporação dá apoio “em qualquer circunstância em que haja risco à coletividade”.

G1/ Bahia

São João terá esquema especial de Segurança

Foto: Kelly Hosana

O Sistema de Reconhecimento Facial, que já ajudou a prender 252 criminosos procurados pela Justiça, está garantido no esquema preparado pela Secretaria da Segurança Pública para o São João de Salvador. Essa é uma das novidades apresentadas, na tarde desta terça-feira, dia 31, durante reunião no Centro de Operações e Inteligência, entre representantes da SSP e da Bahiatursa, responsável pela organização do São João da Capital, promovido pelo Governo do Estado, no Parque de Exposições.

Além da parte tecnológica, a SSP também vai, através da PM, atuar no policiamento ostensivo da festa, por meio das patrulhas, monitoramento dos corredores de acesso ao evento, entre outras atividades. A Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica também estarão presentes no Parque de Exposições, garantindo o acionamento rápido, se necessário. Também haverá equipes de segurança em outros pontos com eventos juninos promovidos pela Bahiatursa em Salvador, como Subúrbio Ferroviário.

“Nós contamos com total apoio da SSP para fazermos uma grande festa para os baianos”, afirmou o diretor de Operações Turísticas da Bahiatursa, Paulo Vital. Também participaram da reunião estratégica o subcomandante da PM, coronel Nilton Cézar Machado Espíndola, a delegada-geral adjunta, Elaine Nogueira, e os superintendentes de Gestão Tecnológica e Organizacional, Marcos Oliveira, de Telecomunicações, tenente-coronel Renato Lima, de Inteligência, delegado Ivo Tourinho, e de Gestão Integrada da Ação Policial, delegado André Barreto.

SSP

Novo modelo da CNH começa a ser emitido na Bahia

Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitido na Bahia a partir de quarta-feira, dia 01, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Apesar da mudança, não há necessidade de troca imediata para quem já tem o documento na versão anterior.

Os motoristas devem receber a CNH no formato atualizado à medida que precisarem renová-la, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado. A mudança ocorre por conta de uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.

As novas características visam garantir ao condutor maior segurança com a padronização internacional. A nova CNH terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Também será possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento. Foi ainda incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

Metro1

Jiquiriçá: Homem é encontrado morto na Pindoba

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O corpo de um homem foi encontrado por populares, no loteamento Pindoba, na cidade de Jiquiriçá (BA), na madrugada desta segunda-feira, dia 30. A equipe da Polícia Militar esteve no local isolando a área até a chagada da perícia.

A vítima foi identificada por Felipe Alves Araújo, 32 anos. O mesmo residia no mesmo bairro e aparentemente foi morto a golpes de faca, tendo o rosto deformado.

Próximo ao corpo a polícia encontrou os documentos e uma motocicleta Honda CG Vermelha. A autoria e motivação do crime são desconhecidas, as investigações estão a cargo da Delegacia Territorial.

Recôncavo no Ar

Feira de Santana: PRF apreende quase 500 kg de cocaína na BR-116

Foto: Divulgação/ PRF

Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã desta segunda-feira, dia 30, 488 quilos de cocaína. A ocorrência iniciou na altura do quilômetro 429 da BR-116, em Feira de Santana (BA). O entorpecente estava escondido em um fundo falso sob um carregamento de sucata.

Passava das 10 horas quando a equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia federal, visando ações de combate ao crime e decidiram abordar uma carreta Scania, placas de São José (SC), que estava acoplado a um semirreboque basculante, espécie de caçamba. Dentro do veículo estava o motorista de apenas 44 anos que mostrou-se desconfortável com a presença policial. Durante a entrevista, o caminhoneiro disse que embarcou a carga de 29 toneladas de sucata na cidade de Contagem (MG) e que levaria para a região metropolitana de Fortaleza (CE).

Ao fazer a checagem na carroceria do basculante, os policiais encontraram sob a carga centenas de fardos contendo os tabletes de cocaína, que após pesagem totalizaram 488 quilos da droga. A carga ilícita renderia cerca de 88 milhões de reais ao tráfico de drogas. O motorista, o caminhão e todo o produto ilícito apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, para lavratura do flagrante referente ao crime previsto na Lei de Drogas.

Metro1