Artigo de Odemar Lúcio sobre as ELEIÇÕES 2020: A ideia do “novo” começa a se fortalecer

Foto: Divulgação

Como é da ciência de muitos, o nosso sistema normativo estabelece que tenhamos eleições para eleger aqueles a quem iremos confiar nos representar nos cargos eletivos – já que temos aqui uma democracia representativa. Não faz muito tempo, que os brasileiros foram às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados, entretanto, como é costumeiro, principalmente nos municípios de menor porte, vira-se a chave rápido, acabou uma eleição já se passa a repercutir a próxima.

Nos quatros cantos o assunto que já começa a predominar são as eleições de 2020. As rodinhas de conversa já palpitam nomes, as resenhas nos bares já têm suas suposições, na feira livre já se ouve preferências. O fato é que, as eleições de 2020 já se faz presente em nosso dia a dia e começa a se desenhar. A mídia de modo geral já passou a publicar matérias a respeito da suposta intenção de voto dos eleitores de diversas cidades para as eleições do próximo ano. Em vários casos tem-se observado o surgimento de novos nomes, pessoas que nunca antes estiveram na política estão passando a cogitar a possibilidade, eleitores têm sugestionado renovação política, situações que tem ventilado novos candidatos em contraponto aos velhos e repetidos nomes já testados.

Assim como o eleitor escolheu o atual presidente por ver nele a ideia do novo, da mudança, este fenômeno não tem se mostrado um fato isolado e ao que parece irá reger as eleições 2020. De fato a alternância no poder, a possível mudança no quadro de prefeitos e vereadores, a entrada de novos nomes, novas ideias se mostra um movimento plausível e necessário, isso porque, a política e os políticos precisam constantemente se renovar para que não se eternize um único jeito de fazer, um mesmo grupo, uma só ideologia.

A vida em todas suas faces faz uso da renovação, renova o sol, o dia, a semana, o mês, o ano, abre e fecha ciclos… não se pode evitar a chegada da renovação, da inovação que a vida naturalmente faz acontecer, o que é certo é que, o novo sempre vem, seja na vida ou na política. Aguardemos os próximos capítulos.

Sobre o autor: Natural da cidade de Mutuípe e residente em Elísio Medrado desde 1992, Odemar Lúcio é Graduando em Serviço Social pela Facemp (Faculdade de Ciências e Empreendedorismo), profissional de saúde, poeta e escritor.

Tribuna do Recôncavo

SAJ: Confira a nova tabela de preços do estacionamento do Shopping Itaguari

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A tabela de preços do estacionamento do Shopping Itaguari, em Santo Antônio de Jesus, foi modificada. Com a mudança, o tempo de gratuidade que era de uma hora diminuiu para 30 minutos. Agora, se passar de 30 minutos a pessoa paga R$ 4 reais, sendo que a segunda hora é grátis. A hora adicional ou fração adicional também custa R$ 4 reais.

  • Exemplo 1: Se a pessoa deixar seu veículo no estacionamento das 13:00 às 13:30 é grátis
  • Exemplo 2:  Se a pessoa deixar seu veículo no estacionamento das 13:00 às 15:00 é R$ 4 reais
  • Exemplo 3:  Se a pessoa deixar seu veículo no estacionamento das 13:00 às 15:01 é R$ 8 reais

Ou seja, os primeiros 30 minutos são grátis, passando de 30 minutos as duas primeiras horas custam R$ 4 reais, e ultrapassando as duas primeiras horas você vai pagar R$4 reais por cada hora ou fração adicional.

Detalhe

Das 15:00 às 23:00 é grátis

Sábados e domingos também é grátis

Pernoite: R$ 20 reais

A entrada do estacionamento do Shopping Itaguari funciona das 7:00 às 21:00, já a saída funciona das 7:00 às 23:00.

Texto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Astrônomos descobrem galáxia anã quase tão velha quanto o universo

Foto: Pixabay

Astrônomos descobriram, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, uma galáxia anã e isolada quase tão velha como o universo, com cerca de 13 bilhões de anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31), pela Agência Espacial Europeia.  Batizada com o nome de Bedin 1, ela está a 30 milhões de anos-luz da Via Láctea e pertence ao grupo de galáxias anãs esféricas, que se caracterizam pelo seu pequeno tamanho, pouca luminosidade, falta de poeira e por populações de estrelas velhas.

Apesar de as galáxias anãs serem comuns, já tendo sido identificadas 22 delas em redor da Via Láctea, a Bedin 1 tem a singularidade de estar muito isolada: a dois milhões de anos-luz da galáxia mais próxima, e possivelmente sua ‘hospedeira’, a ‘NGC 6744’. Provavelmente, a ‘Bedin 1’ será “a galáxia anã mais isolada que foi descoberta até a data”, diz um comunicado da Agência Espacial Europeia, que opera o telescópio Hubble em parceria com a Nasa.

A partir das propriedades das estrelas da Bedin 1, uma equipe internacional de astrônomos estimou que a galáxia tem perto de 13 bilhões de anos (o Universo tem uma idade estimada em 13,8 bilhões de anos). Por estar isolada, o que a impede de interagir com outras galáxias, e por ser tão velha, a Bedin 1 é considerada um “fóssil vivo” do universo primitivo. Os resultados da descoberta foram publicados na revista sobre astronomia e astrofísica Monthly Notices of Royal Astronomical Society. (Lusa)

SAJ: Rogério Andrade Filho toma posse como Deputado Estadual

Foto: Divulgação

O deputado estadual Rogério Andrade Filho tomou posse, na manhã desta sexta-feira (01º/02), na Assembleia Legislativa do Estado.

Aos 21 anos de idade, completados às vésperas da eleição, Rogério Filho tornou-se um dos mais jovens parlamentares do Brasil e o mais jovem do parlamento estadual baiano. O mandato de Deputado Estadual foi conquistado com quase 86 mil votos, o que o colocou entre os seis mais votados do estado.

Ao agradecer a presença de amigos na solenidade de posse, o jovem deputado não escondeu a emoção, ao citar em especial, as figuras do pai, Rogério Andrade, quatro vezes Deputado Estadual e atual prefeito de Santo Antônio de Jesus e do seu avô Aloísio Andrade, duas vezes Deputado Estadual e quatro vezes prefeito de Elísio Medrado.

“Aqui trago a responsabilidade de dar continuidade a história de trabalho começada por meu avô e continuada por meu pai, que também ocuparam uma cadeira nessa casa, antes de mim. Quero honrar essa história de trabalho, mas também quero imprimir a minha marca na história daqueles que represento”, disse Rogério Filho. (ASCOM)

 

Bombeiros homenageiam vítimas em cerimônia de uma semana da tragédia

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou, às 13h desta sexta-feira (01/02), uma homenagem às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Foi hasteada a bandeira do Brasil em um dos locais de resgate de corpos, respeitado um minuto de silêncio e prestada continência às vítimas. Um helicóptero lançou pétalas de rosas durante a cerimônia.

As flores para a homenagem foram doadas por moradores locais. O ato simbólico foi feito em memória de uma semana da tragédia. Após a cerimônia, as buscas foram retomadas. (Noticias ao Minuto)

Morre santoantoniense vítima de acidente automobilístico em Mato Grosso

Foto: Reprodução/ Blog do Valente

Morreu na madrugada desta sexta-feira (01/02), Luiz Paulo, 25 anos, o qual morava no Tabocal, zona rural de Santo Antônio de Jesus.

Paulinho, como era conhecido, sofreu um grave acidente no dia 21 de janeiro, na BR-163, a 12 km de Lucas do Rio Verde, sentido Sorriso em Mato Grosso.

Ele ficou presos nas ferragens e passou por procedimento cirúrgico no Hospital São Lucas em Mato Grosso, onde ficou 12 dias internado.

Paulinho morava no estado do Mato Grosso desde novembro do ano passado. Não há informações do velório e sepultamento até o momento.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Blog do Valente