STF deve enviar processos contra 4 ex-deputados baianos a instâncias inferiores

Foto: Thyago Marcel/ Câmara dos Deputados

Quatro ex-deputados federais baianos não reeleitos que respondem a processos no Supremo Tribunal Federal (STF) devem ter processos enviados para instâncias inferiores. No total, serão 25 ex-parlamentares (entre deputados e senadores) que deixarão de ter processos apreciados pela Corte.

Os ex-parlamentares Jutahy Junior (PSDB-BA), Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), Manoel Junior (MDB-BA) e Roberto Britto (PP-BA) não contam mais com foro privilegiado.

Os ministros do Supremo devem ouvir a Procuradoria Geral da República (PGR) antes de definir se os casos seguirão para a Justiça estadual, onde são julgados crimes comuns, ou para a federal, onde tramitam crimes previstos na lei federal. Os processos também podem ir para primeira instância ou permanecer no STF por terem relação com políticos que mantêm a prerrogativa de foro. As análises serão feitas pelo relator de cada caso. (mais…)

SAJ: Em reunião, equipe diocesana da Pastoral da Criança confirma datas de capacitações

Foto: Maria Alves

A coordenação diocesana da Pastoral da Criança, na Diocese de Amargosa na Bahia, se reuniu na quarta feira (30/01), no Salão Paroquial de São Benedito, em Santo Antônio de Jesus. O encontro foi orientado pelo coordenador diocesano, Natalino Fonseca, e contou com a participação do coordenador estadual José Inaldo, além dos membros da equipe do setor.

Na oportunidade, foram confirmadas as datas de algumas capacitações. A próxima será Missão e Gestão em Alagoinhas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Já nos dias 22, 23 e 24 de março acontecerá na Creche Frei Manoel, em Santo Antônio de Jesus, a capacitação para Acompanhamento Nutricional, Reunião da Coordenação Diocesana e Encontro de Comunicadores. As informações foram passadas pela comunicadora Isabel (Bel).

A Pastoral da Criança é um organismo de Ação Social da CNBB, criada pela saudosa Zilda Arns, que está implantada em quase todas as paróquias da Diocese de Amargosa. “Nossa ação básica é acompanhar gestantes, e crianças de até 6 anos de idade, fazendo o acompanhamento nutricional e levando para essas famílias orientações sobre saúde, educação, direito e cidadania”, disse Hélio Alves, capacitador diocesano. Seja também um voluntário, procure a secretaria paroquial de sua paróquia.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Saulo Fernandes agita pôr do sol da capital baiana

Foto: Fred Pontes/ Divulgação

Em alto astral o cantor baiano Saulo Fernandes agitou o pôr do sol da capital baiana, neste domingo (03/02), com seu Já tradicional SAULO SOM E SOL no  Porto Salvador.

Alceu Valença foi o convidado principal do evento, que também marcou o lançamento do novo DVD de Saulo, SOL LUA SOL. O evento também contou com o DJ Bruno Rego. (Agência Fred Pontes)

Padre José Edson é empossado pároco em Varzedo

Foto: Reprodução/ Vídeo/ Zenilton Almeida (Tim)

Aconteceu na noite deste domingo (03/02), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Varzedo, a posse do Padre José Édson, o qual estava na Paróquia Senhor do Bonfim, em Jiquiriça.

Além do povo de Varzedo, a missa que foi presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Dom Valdemir Ferreira, contou com a presença de caravanas das cidades de Aratuípe, São Miguel das Matas e Jiquiriça.

Em sua fala, Padre José Edson agradeceu a Dom Valdemir por lhe colocar na Paróquia de Varzedo, e pediu a ajuda dos seus novos paroquianos, lembrando que o padre não caminha só.

“Não estamos em uma ilha, estamos arrodeados de pessoas, então, o padre conhecerá as suas ovelhas e suas ovelhas conhecerão o seu pastor, e dessa forma vamos caminhar juntos para dar prosseguimento ao trabalho feito pelos nossos antecessores”, disse o novo pároco.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Criativa On Line (mais…)

Bahia e Vitória empatam no primeiro clássico do ano

Fonte: Felipe Oliveira/ EC Bahia

O primeiro clássico Ba-Vi de 2019 terminou empatado com direito a dois golaços para cada lado. Bahia e Vitória ficaram no 1 a 1, neste domingo (3), na Arena Fonte Nova, pela terceira rodada da Copa do Nordeste. De bicicleta, Gilberto abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, para o Tricolor e Matheus Rocha igualou o marcador com uma bomba no ângulo, no mesmo minuto da segunda etapa, a favor do Leão.

Com o resultado, o Bahia assumiu momentaneamente a liderança do Grupo B com cinco pontos. O Ceará, que ainda joga nesta rodada, tem a mesma pontuação. No Grupo A, o Vitória subiu, neste momento, para a quarta posição, mas também aguarda o desfecho da jornada para saber sua real colocação.

O próximo compromisso do Tricolor pela Copa do Nordeste será apenas no próximo dia 24, um domingo, para encarar o Fortaleza, fora de casa, no Castelão, às 18h30 já com o horário de verão encerrado, pela quarta rodada. Já o Leão joga no dia 16, às 16h no horário de Salvador, contra o Ceará, no Barradão. Antes disso, a dupla Ba-Vi volta suas atenções ao Campeonato Baiano. A equipe de Enderson visita o Atlético de Alagoinhas, na próxima quarta (6), às 21h15, no Carneirão, pela quarta rodada. No mesmo dia, mas um pouco antes, às 19h30, o time de Chamusca recebe o Jequié, no Barradão. (mais…)

São Felipe sedia evento de representantes de tiro esportivo

Fotos: Reprodução/ Beni Comunicação

Na noite de sexta-feira (01º/02), foi realizado uma apresentação de tiro esportivo na Praça Carlos Moura, em São Felipe-BA.

O grupo de tiro esportivo da Copioba GTEC foi criado em São Felipe há mais de dois anos, e já participou de competições em várias cidades. As armas de ar comprimido são regulamentadas e liberadas por lei.

O evento contou com os representantes Ney e Fernando Moreira. Além de várias apresentações com o grupo de capoeira do mestre Dragone, e com a equipe de boxe futuro campeão na direção do professor Genilson.

Editado por Tribuna do Recôncavo |Fonte: Beni Comunicação