Massacre em Suzano foi planejado por mais de um ano, apontam investigações

Foto: Arquivo Pessoal

O massacre ocorrido nesta quarta-feira (13), na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), foi planejado por mais de um ano, segundo as investigações preliminares da Polícia Civil. Entre os indícios, estão buscas na internet feitas pelos autores do ataque sobre atentados em escolas americanas, como o caso de Columbine.

A polícia também apura a possibilidade de a dupla ter frequentado um fórum intitulado Dogolachan na Deep Web, no qual há incitações a crimes de ódio e intolerância. “Muito obrigado pelos conselhos e orientações…esperamos não cometer esse ato em vão”, teria escrito um dos atiradores dois dias antes do atentado em Suzano. Já foram colhidos 20 depoimentos, entre pessoas próximas dos assassinos e das vítimas.

Um dos amigos dos criminosos relatou à polícia que soube da intenção da dupla em realizar o ataque, mas não sabia quando ocorreria. Computadores foram apreendidos na lan house onde Guilherme Taucci e Luiz Henrique de Castro costumavam jogar. No carro utilizado pela dupla nesta quarta, foram encontrados dois cadernos com anotações de táticas de jogo. Em um deles, há uma arma desenhada.

Redação: Bahia.Ba | Fonte: G1

SAJ: Marcelo Santos convida autoridades para a confirmação do seu filho no Inzo N’Gunzo Zunkuê

Fotos: Divulgação e Fátima Carvalho

Marcelo Santos convida Autoridades Religiosas, civis e militares, assim como o público em geral para a confirmação do seu filho no Inzo N’Gunzo Zunkuê. 

Nos próximos dias 20/03 e 31/03 irão ocorrer as Festividades Religiosas de Matriz Africana, referente a iniciação do filho biológico do ativista Marcelo Santos, o adolescente de 12 anos José Humberto (Humbertinho), que ocorrerá no dia 20/03, às 19 horas, e a Obrigação de 07 anos (Kituminu Mivu) do Tata Muxiki Rôxí Alê (Marcelo Santos) que é fundador e representante do Movimento de Promoção da Igualdade Étnico Racial TENHO FÉ SOU DO CANDOMBLÉ, a qual será realizada no dia 31/03/2019, às 15 horas.

A iniciação de Humbertinho está sendo realizada pela Mametu’ria Nkise Reizinha de Angorô, titular e proprietária do Inzo N’Gunzo Zunkuê, local das liturgias e Festividades, localizado no Loteamento Jardim Imperial, s/n, atrás da CEASA – Santo Antônio de Jesus/Bahia. Porém os procedimentos litúrgicos referentes as Obrigações de Marcelo Santos, o qual está pagando 07 anos, mas fará 14 no próximo dia 17/12/2019, está sob a direção do Tata Nkise Paulo Cruz (Mutalangê), pertencente a Ndanji Keãnvulá, do saudoso Tatetu’ria Mukixi Keãnvulo (José Edvaldo dos Santos).

“Ressaltamos ainda que nessa Obrigação haverão confirmações de outros cargos, contagem de Obrigação de 01 ano, e iniciações. PARABÉNS A TODOS E TODAS!”, concluiu Marcelo.

Capitã Marvel aparece em novo trailer de ‘Vingadores: Ultimato’

Foto: Divulgação

A Disney divulgou nesta quinta (14), mais um trailer de “Vingadores: Ultimato”, que estreia dia 25 de abril. Desta vez, o vídeo apresenta a Capitã Marvel em uma breve cena com Thor (Chris Hemsworth).

Como nas cenas já mostradas em vídeos anteriores, os heróis Capitão América (Chris Evans), Hulk (Mark Ruffalo), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) tentam vingar os mortos do filme anterior. Foram poucos os heróis que restaram após a destruição promovida por Thanos ao final do terceiro filme.A cada vídeo, um novo personagem é apresentado no filme.

O primeiro trailer mostrou a chegada do Homem Fomiga (Paul Rudd), e agora, já devidamente apresentada em seu filme próprio, aparece a Capitã Marvel. A personagem feminina é uma das que faz a sua estreia na saga dos “Vingadores”. O longa estrelado por Brie Larson já arrecadou US$ 153 milhões (cerca de R$ 591 milhões) em seu primeiro fim de semana. (Noticias ao Minuto)

SAJ: 2019 começa com redução de 50% no número de crimes violentos

Santo Antônio de Jesus começou 2019 com uma redução de 50% no índice de mortes violentas, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s). De 1º de janeiro a 10 de março foram registrados 5 CVLI’s no município – exatamente a metade dos 10 CVLI’s contabilizados no mesmo período de 2018.

Os números divulgados na última terça-feira (12), pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, mostram ainda que entre 1 º e 10 de março foi contabilizado apenas 1 CVLI na cidade contra 6 registrados no mesmo período em 2018, uma redução de 83,3%.

Vale lembrar que em 2018, o município apresentou uma redução de 12,9% no número de CVLI’s em comparação com 2017. Em 2017 também houve redução de 14,8% em relação a 2016. (Ascom/ PMSAJ)

Doria anuncia indenização de R$ 100 mil a famílias de mortos em escola

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (14), que o governo do estado vai indenizar as famílias dos cinco alunos e das duas funcionárias da Escola Estadual Professor Raul Brasil que foram mortos no massacre ocorrido na manhã desta quarta-feira (13), em Suzano. “Faremos o pagamento da indenização das vítimas em até 30 dias”, disse Doria. “Elas estavam em uma escola pública estadual.”

Doria disse que o valor da indenização está sendo definido, mas que “será em torno de R$ 100 mil por vítima”. O decreto será publicado nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial. “O governo do estado de São Paulo vai condicionar o pagamento à família da vítima que ao receber o pagamento indenizatório abra mão de qualquer processo de indenização”, disse Doria.

O benefício não se estende aos dois assassinos que também morreram no local. “É uma atitude do governo do estado, não depende de nenhuma decisão judicial, sem que as famílias tenham que pagar advogado”, disse Doria. Famílias devem procurar a Prefeitura de Suzano para apresentar a documentação necessária para o recebimento dos recursos. (G1)

Jaguaripe: Homem relata que sofreu agressão física na estrada do Palma

Um hoem foi vítima de agressão física na zona rural de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. Josinaldo Santos, conhecido como Joca, relatou que passava pela localidade do Palma, onde reside, quando foi abordado por dois homens que agrediu o mesmo com murros, deixando-o desmaiado na estrada.

O caso aconteceu no dia 03 de março mas só foi divulgado nesta quinta-feira (14). “Eu tinha um celular que comprei parcelado no cartão de um amigo. À noite, um rapaz de nome Binho passou pela estrada e me pegou. Me levou para casa e no dia seguinte fui para o Hospital de Nazaré, onde fui medicado”, disse.

Segundo ele, após uma consulta em Santo Antônio de Jesus, o médico solicitou vários exames. Com o relatório médico em mãos, a vítima apresentou à promotoria e registrou queixa na delegacia de Jaguaripe. “Não sei o motivo da agressão, estou com muitas dores no corpo. Espero que a justiça tome providências”, pontuou. (Blog do Valente)