Caixa adia liberação do auxílio emergencial

Foto: Leonardo Sá/ Agência Senado

A Caixa Econômica Federal informou na sexta-feira (17) o adiamento em uma semana do início dos saques da última parcela do Auxílio Emergencial, permitindo que as pessoas cadastradas façam o saque de duas parcelas na mesma data.

Os saques, que estariam permitidos a partir deste sábado (18), agora só estarão liberados no dia 25 de julho, data válida também do novo ciclo de pagamento. A regra vale também para transferências, e com isso, as agências da Caixa que abririam neste sábado, permaneceram fechadas.

A Caixa ainda confirmou que o valor de pagamento das duas últimas parcelas do Auxílio Emergencial seguirá em R$ 600,00, já que o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a cogitar a possibilidade de fracionar o valor.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia.ba

Agricultores brasileiros voltam a se preocupar com nuvem de gafanhotos

Image by Anja🤗#helpinghands #solidarity#stays healthy🙏 from Pixabay

Agricultores do sul do Brasil voltaram a ficar preocupados com uma possível chegada da nuvem de gafanhotos ao país. Isso porque a expectativa é que os animais, que estão na Argentina, podem chegar por aqui até a próxima quarta-feira (22). A previsão foi feita pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

“Com a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul neste final de semana, estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado como Ministério da Agricultura”, explicou Ricardo Felicetti, chefe da divisão de defesa sanitária vegetal do órgão.

Além disso, pontuou que, apesar do alerta, a tendência é que haja um deslocamento da nuvem para a província de Entre Rios, na fronteira da Argentina com o Uruguai. Embora não representem um risco direto para os seres humanos, os gafanhotos podem, em grupo, causar grandes prejuízos econômicos, devorando plantações em questões de horas. Por fim, uma segunda nuvem de gafanhotos, que está se movimentando no Paraguai, também está sendo monitorada pelo Brasil, com menos preocupação.

Fonte: Agência Brasil | Redação: Bahia Noticias

ANS retira teste para Covid-19 da lista de cobertura dos planos de saúde

Imagem de Fernando Zhiminaicela por Pixabay

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) retirou os testes rápidos para detecção da Covid-19 da lista de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17.

Os exames sorológicos, que identificam se o paciente desenvolveu anticorpos após exposição ao novo coronavírus, foram incluídos após uma liminar da Justiça Federal de Pernambuco. A agência recorreu da medida e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região acatou o pedido. Em reunião por videoconferência, os diretores da ANS votaram pela suspensão dos efeitos da resolução que incluiu os testes IGA, IGG e IGM na cobertura dos planos.

No recurso, a ANS alegou que estudos e análises de diversas sociedades médicas e de medicina diagnóstica mostram controvérsias técnicas em relação aos resultados desse tipo de exame e a alta possibilidade de falso-negativo. (mais…)

Brasil já tem quase 1 milhão de candidatos voluntários para teste de vacina da Covid-19

Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A plataforma de triagem do Instituto Butantan teve nos últimos cinco dias quase um milhão de candidatos registrados, que se voluntariam para os testes clínicos da vacina chinesa para o coronavírus. As aplicações já começam na próxima segunda-feira (20) e nove mil pessoas serão selecionadas para primeira etapa de análises.

Em entrevista para a revista ÉPOCA, o diretor do Instituto Butantan, o hematologista Dimas Covas, falou que espera concluir essa fase muito rapidamente. Segundo ele, para realização das candidaturas, as pessoas precisam responder um questionário e no final o programa irá determinar se a pessoa é elegível ou não para ser voluntária à pesquisa.

“Sendo elegível, será direcionada a procurar um centro de pesquisa para, de fato, submeter a sua inscrição. Em cinco dias, quase 1 milhão de pessoas já se candidataram. Quantos efetivamente foram direcionados ao centro, ainda não sabemos”, esclareceu o hematologista.

(mais…)

Morre por Covid-19 o radialista e jornalista José Paulo de Andrade

Foto: Reprodução/ Vídeo - Band News

O jornalista e radialista José Paulo de Andrade, de 78 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (17), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 7 de julho após ser diagnosticado com coronavírus. Andrade trabalhou por 57 anos na Rádio Bandeirantes e ficou conhecido por apresentar o programa “O Pulo do Gato” desde que estreou, em 1973. O jornalista começou a trabalhar na rádio como narrador esportivo em 1963.

Zé Paulo, como era chamado pelos amigos, também era bacharel em Direito formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Ele começou a carreira profissional em 1960 como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo.

O jornalista também participou de debates políticos na televisão e foi âncora de telejornais como Titulares da Notícia, Jornal de São Paulo, Rede Cidade, Band Cidade e Entrevista Coletiva. Ainda na TV Bandeirantes, interpretou Don Diego/Zorro em As Aventuras do Zorro, em 1969. (mais…)

Idec envia solicitação ao Cade cobrando investigação da operação de compra da Fitbit pela Google

Photo by Andres Urena on Unsplash

O Idec enviou na última quarta-feira, dia 15, uma representação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) cobrando que a entidade investigue a operação de compra da Fitbit (empresa produtora de relógios digitais que coletam uma enorme quantidade de dados de saúde) pela Google, gigante no mercado de tecnologia. O Conselho é responsável por zelar pela livre concorrência no Brasil.

A representação faz parte de uma iniciativa internacional que pressiona para que autoridades de concorrência de todo o mundo analisem os impactos da operação Google-Fitbit, que custará mais de 2 bilhões de dólares (mais de 10 bilhões de reais). Este é um caso emblemático sobre como o tratamento de dados pessoais pode ser usado para deteriorar a qualidade de serviços e, por consequência, a concorrência nos mercados digitais e de saúde.

O documento destaca que a operação ameaça a concorrência no mercado e que, inegavelmente, os dados sensíveis coletados pela FitBit (e que agora podem pertencer à Google) fortalecerão o poder da Google em mercados da economia digital, como na publicidade online e em mecanismos de busca, mas também poderão alavancar sua posição em outros mercados, como mercados ligados à saúde. (mais…)