Movimento convida santoantonienses a usarem bicicleta como meio de transporte no dia 7

Foto: George Bitencourt

Inspirados pela exposição fotográfica “Rodas da Liberdade: Bora girar”, de Rui Rezende e George Bitencourt, um grupo de ciclistas passou a utilizar as redes sociais para criar uma mobilização espontânea em prol do uso da bicicleta como meio de transporte. A ideia é que no dia 7 de novembro as pessoas utilizem prioritariamente o veículo para se deslocar pela cidade.

Sob liderança democrática, o grupo utiliza o WhatsApp para concentrar as mensagens enviadas a pessoas comuns com a seguinte provocação: “Dia 7 de novembro eu vou de bicicleta. Bora você também? (sic.)”

“Nesse dia, teremos a oportunidade de mostrar para toda a sociedade santoantoniense o quanto é importante adotar a bicicleta como principal meio de transporte para realizar suas atividades de rotina”, expõe Léo Pena, membro do grupo SportBike SAJ e entusiasta do movimento.

A exposição

Iniciada no domingo (27/10), a exposição “Rodas da liberdade: bora girar!” discute os benefícios de pedalar, em contraponto ao excesso de automóveis nas cidades, bem como a escassez de espaços para ciclistas. A mostra tem ao todo 45 painéis de 1,30 m x 2 m e aproximadamente 60 fotografias e está aberta à visitação até 10 de novembro, na Praça Padre Matheus

Matéria: Edvan Lessa/ ASCOM

Varzedo: Instituto de Pesquisa e Opinião Pública homenageia os melhores do ano

Foto: João Caitano

Aconteceu na noite desta última quinta-feira, dia 31, na Câmara Municipal da cidade de Varzedo, no Recôncavo baiano, a entrega do prêmio ‘Destaques do Ano’. O evento, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Opinião Pública (PPP), premiou as empresas que se destacaram durante o ano na cidade de Varzedo, com preços baixos, atendimento nota 10 e produtos de melhor qualidade. Também premiou personalidades politicas e prestadores de serviços.  (mais…)

SAJ: Cemitério Municipal já está pronto para o Dia de Finados

O dia de Finados, celebrado neste sábado, dia 02, traz ainda mais saudade de quem se foi. E pensando nesta data, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus organizou, ao longo da semana, uma ação por meio da Secretaria de Serviços Públicos realizando manutenção, limpeza, pintura e capinação no Cemitério Municipal.

O Cemitério recebeu manutenção, tanto na parte nova quanto na velha, onde os túmulos antigos desde a criação do Cemitério receberam pintura e passaram por reparos, já a segunda entrada no Cemitério ganhou calcamento e pintura. Uma das novidades deste ano é uma pracinha que foi feita na parte de fora da necrópole, ao lado da Secretaria do Cemitério.

A movimentação nesta sexta-feira, dia 01, foi grande no local. Muitas pessoas se anteciparam e já estavam realizando lavagem e concerto nas sepulturas dos entes queridos. Também foi disponibilizado um tanque com mais de cinco mil litros de água. E dentro e fora do Cemitério foram instalados banheiros químicos.

Neste sábado, dia 2, a partir das 7h, como acontece anualmente, haverá a missa presidida pelo Padre Nelson Franca, pároco da Paróquia Santo Antônio.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: InfoSaj

SAJ: Homens mortos em confronto aterrorizavam moradores do Alto Santo Antônio, diz delegado

Na foto, Dr. Edilson Magalhães | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O coordenador da 4ª Coorpin – Coordenadoria Regional de Polícia, Dr. Edilson Magalhaes, explicou que a ação conjunta das polícias Civil e Militar no Alto do Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus, nesta última quinta-feira, dia 31, é resultado de uma investigação naquela região e uma das medidas para combater os crimes na referida localidade.

“Chegando ao Alto Santo Antônio eles já estavam se organizando para invadir um outro bairro hoje ou amanhã para pegar rivais, estavam fortemente armados, foi quando as guarnições chegaram e cercaram o local, alguns trocaram tiros e vieram a ser socorridos, mas foram a óbito, três foram flagranteados e outros conseguiram fugir”, disse Magalhães.

Sobre vídeos que circulam nas redes sociais mostrando homens armados ameaçando moradores do Alto do Santo Antônio e até desafiando rivais, o delegado salientou que as imagens chegaram até ele e uma dessas pessoas estava envolvida na ação que resultou em morte e prisão nesta quinta. (mais…)

Aratuípe: Estúdio era usado para gravar cenas de sexo com crianças

Um estúdio onde eram feitas fotos e gravação de vídeos de sexo explícito com crianças e adolescentes, na cidade de Aratuípe, Recôncavo Baiano, foi localizado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) durante a Operação Dirty Web (teia suja), deflagrada nesta quinta-feira (31), que combateu a pornografia infantil.

“São fotos e vídeos com crianças mantendo relações sexuais com adultos. Cenas repugnantes”, detalhou a promotora Ana Emanoela Cordeiro, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em coletiva. Uma pessoa foi presa na cidade. Segundo o MP-BA, o local servia como ponto de disseminação e produção do conteúdo. Ainda no estúdio, a polícia encontrou brinquedos e medicamentos, indícios de que crianças eram levadas para o local.

“Bichos de pelúcia, roupas infantis, doces, dvd’s infantis e até medicamentos, supostamente usado para dopar pessoas, foram apreendidos na operação. São fortes elementos de que algumas das fotos e vídeos foram produzidos no estúdio”, complementou a promotora. Os policiais cumpriram mandado de prisão e busca apreensão em Salvador, Simões Filho, Alagoinhas, Cruz das Almas, Baianópolis, Feira de Santana e Aratuípe.

Metro1

SAJ: 5 morrem e 3 ficam feridos durante confronto com a polícia

Foto: Divulgação/ PC

Uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, intitulada como ‘Cata Vento’, com o objetivo de prender acusados de tráfico de drogas, homicídio e roubo em Santo Antônio de Jesus, resultou em 5 mortos e 3 feridos. O confronto ocorreu por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira, dia 31, no Alto do Santo Antônio.

Foram presos Arleson, de 19 anos; Marcos, de 20 anos e Silvio, de 36 anos. E morreram, após serem encaminhados ao Hospital Regional, Paulo Ricardo Ramos de Santana, 20 anos; Robério Dias, 26 anos; Danilo Oliveira dos Santos, 18 anos; João Carlos de Jesus, 19 anos e Jonatas de Jesus Santos, 19 anos.

Durante a operação foram encontrados cinco armas de fogo, revolveres calibre 38 com estojos deflagrados, 28 cartuchos calibre 45, 9 cartuchos calibre 9mm, 42 pedras de crack, 16 buchas de maconha, 2 balanças de precisão e 400 gramas de maconha prensada, além de cocaína,  pasta base de cocaína, sacos para acondicionar a droga e uma quantia de R$244 em espécie.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Na Web