SAJ: Curso de História da UNEB realizará Mostra de Filmes sobre a África do Sul

Arquivo Tribuna

Com o tema “África do Sul: Colonialismo e luta contra o Apartheid”, a turma do 7º Semestre, do Curso de História da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Campus V, de Santo Antônio de Jesus, vai realizar, como atividade extensionista, uma Mostra de Filmes relacionados ao tema.

A ação conta com o apoio do Cineclube Papa-Jaca, do AfroUneb e do Colegiado de História e tem como objetivos: aproximar a comunidade externa do espaço universitário e analisar fatos relativos à luta contra o apartheid para a libertação da África do Sul.

Serão exibidos os clássicos: Um Grito de Liberdade (1987) Direção: Richard Attenborough, dia 17-06-24, no Auditório Mestre Roque, na UNEB Saj, 19h; e também Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2014) Direção: Justin Chadwick. dia: 18-06-24

Local: Auditório Milton Santos, da UNEB Saj, às 19h. As sessões serão abertas ao público, com debate e entrada franca.

Greve da Construção Pesada avança em toda Bahia

Imagem de bridgesward por Pixabay

O Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia), realizou nesta quarta-feira (12), mais uma assembleia da Campanha Salarial 2024 “Jornada de Trabalho Menor para uma Vida Melhor” com os trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada em Salvador. Durante a atividade foram atualizadas as informações sobre o processo de negociação com o Sinicon – sindicato patronal.

A categoria definiu a manutenção da greve que atinge as obras em toda Bahia de forma crescente, devido a falta de avanços em pontos essenciais das reivindicações. Na quinta-feira (13), ocorrerá nova audiência realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho e na sexta-feira (14), a categoria realiza nova assembleia, às 08h, no Campo da Pólvora em Salvador para definir os rumos da greve. Na Bahia, são mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada, nas centenas de obras que representam 15 bilhões em investimentos.

“Os trabalhadores e trabalhadoras do setor são responsáveis pelo crescimento do PIB que é a soma das riquezas do país, desenvolvimento econômico e social, mas as empresas se recusam em promover condições mínimas que garantam a qualidade de vida da categoria. Portanto, a greve é instrumento de luta por melhores condições de trabalho, salários dignos, saúde e segurança do trabalho, assistência médica e manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho”, destaca Gazo, presidente do Sintepav-BA.

(mais…)

SAJ: Câmara Municipal recebe servidores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB que estão em greve

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), recebeu nesta última segunda-feira, dia 10, representantes dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que trabalham no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em SAJ e estão em greve há 90 dias em busca de melhorias para as condições de trabalho e salariais.

Inscritos na Tribuna Livre da Câmara, os servidores Mário Ferreira e Taiana Conceição apresentaram para os vereadores os pontos da pauta de reinvindicações junto ao Governo Federal que levaram à deflagração da greve. Segundo Mario Ferreira, os três principais pontos são a reestruturação da carreira, a recomposição salarial e a recomposição orçamentária das universidades federais.

De acordo com os servidores da UFRB já há uma mesa de negociação com o Governo Federal desde o final de 2023, mas ainda não havia avanços significativos. Questionada pelo vereador Luciano Cuiuba, a servidora Taiana Conceição afirmou que houve 4 rodadas de negociação com o Governo Federal e já foram apresentados avanços quanto a reestruturação da carreira e quanto à recomposição do orçamento das universidades a partir de um encontro do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, com os reitores das universidades e institutos federais, mas ainda não houve avanço na recomposição salarial dos servidores. (mais…)

Tayrone parou Aracaju em plena terça-feira

Foto: @fabriciof.ferreira

Lotado é pouco, para descrever como ficou a área de shows montada no centro de Aracaju para os festejos da temporada junina. A noite de terça-feira (11), marcada pelas apresentações dos cantores Tayrone e Pablo, representantes do arrocha, parou a cidade. O espaço não cabia mais ninguém, as ruas do entorno ficaram travadas e do alto, as imagens mostram o sucesso da ocasião.

O show faz parte da turnê especial que Tayrone está realizando neste São João. Serão mais de 50 shows até o dia 7 de julho. O artista segue na estrada e hoje tem mais. Nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, ele vai embalar os corações apaixonados da cidade de Abaré, no interior baiano.

Nesta quinta, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, a festa será em Mulungu do Morro. Seguindo a agenda, na sexta, dia 14, quem recebe o show de Tayrone é a cidade de Caetanos. No sábado, dia 15, tem trabalho em dose dupla, com apresentações em Carfanaum e Iraquara. Já no domingo, 16, para fechar semana, a jornada será dupla novamente, em São José do Jacuípe e Itiuba. (mais…)

Produção de bolos em São Felipe leva sabor para festas juninas

Fotos: André Frutuôso/ Ascom CAR

A Comunidade  do Bom Gosto, em São Felipe, no Recôncavo baiano, está em plena atividade com a produção de bolos típicos para o período de São João. Com o aumento das festividades juninas, a produção de bolos de aipim e milho, vendida na comunidade e região, registra um significativo incremento. Em tempos normais, a média é de 50 bolos, mas durante o mês de junho, esse número sobe para 200 bolos, com os sabores de tapioca, milho e aipim sendo os mais requisitados.

A produção dos bolos é feita na cozinha comunitária da Associação de Moradores do Bom Gosto, formada por 50 associados. A cozinha, inaugurada em 2015, está equipada com forno elétrico, carro do pão e freezer para o armazenamento de salgados. Esses equipamentos têm permitido que a produção se diversifique e aumente. Além dos bolos, a comunidade produz biscoitos de goma, sequilhos de vários sabores (tradicional, limão, queijo, cebola, milho), bolos de aipim, puba, tapioca, pãezinhos, pizzas de aipim e salgados como coxinhas, e doces de aipim como brigadeiro. Todos esses produtos são comercializados com a marca Sabor do Recôncavo.

Para a vice-presidente da Associação, Maria do Carmo Santos Santana, a expectativa é que nesse ano tenha ainda mais encomendas do que o ano passado. “Vendemos bastante bolos e também salgados. No ano passado, vendemos cerca de 100 bolos somente aqui na comunidade e cerca de 100 para Cruz das Almas, somente nos dias de São João”. (mais…)

Mais de 1 tonelada de lixo é retirada do mar em Salvador durante mutirão

Foto: Seu Case

Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 8 de junho, a Praia da Preguiça, em Salvador (BA), foi o cenário escolhido para o mutirão Remada Mar Limpo, promovido pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a no último domingo. No total, foram coletadas mais de 1 tonelada de materiais recicláveis retirados do mar.

A ação, que começou por volta das 8h, reuniu mergulhadores, pescadores e membros da comunidade, resultando na coleta de uma variedade de objetos do fundo do mar, como cacos de telhas, madeiras, vidros, latas de alumínio, garrafas PET e copos de plástico.

A gestora do Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, destacou a importância da ação. “A gente sempre promove essa ação de limpeza da praia. Aproveitamos o Dia Mundial do Oceano para fazer uma ação maior, envolvendo mais pessoas. Este ano, conseguimos retirar um volume maior de lixo do mar, foi mais de uma tonelada em uma manhã inteira. Foi importante chamar atenção para essa causa e para o cuidado necessário com o meio ambiente.” (mais…)