Hemoba em Santo Antônio de Jesus atenderá os doadores no dia 14 de junho

Foto: Carol Garcia/ GOVBA

A Unidade de Coleta e Transfusão da Hemoba em Santo Antônio de Jesus (BA) atenderá os doadores nesta sexta-feira, dia 14, após o feriado municipal do Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. A UCT, localizada na Avenida Cosme Damião (Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus), funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, e sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 16h.

Os interessados em doar sangue devem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal. Os idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro, sendo necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea também pode ser feito na UCT de Santo Antônio de Jesus, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Câmeras corporais passam a ser utilizadas por mais oito Companhias e Batalhão na Bahia

Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Mais oito Companhias e um Batalhão iniciaram nesta terça-feira, dia 11, a utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCO). São elas: equipes das 1a (Pernambués), 10a (Candeias), 15a (Itapuã), 39a (Boca do Rio), 49a (São Cristóvão) e 52a (Lauro de Freitas) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além da 1a CIA do BPRv e do 18° BPM (Centro Histórico).

Nas unidades da Polícia Militar foram empregadas 602 equipamentos de proteção individual. Em maio deste ano, a PM começou a utilizar as CCOs nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Foram distribuídas 448 câmeras nas três unidades operacionais.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as câmeras corporais promovem um registro transparente e inviolável da atuação das Forças da Segurança. Os equipamentos gravam de forma ininterrupta, após retirada da base de carregamento e colocação na farda.

Bahia Noticias.

Prefeitura de Lauro de Freitas elimina papel em seus processos

Image by Steve Buissinne from Pixabay

O município de Lauro de Freitas (BA), com apoio do governo estadual e do Ministério da Gestão e Inovação, acaba de realizar um marco importante para ingressar no hall das prefeituras do país que estão eliminando o papel em seus processos, graças ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Na manhã desta terça-feira, dia 11, os servidores do município participaram, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEPTIC), do Workshop de Transformação Digital, um evento de sensibilização para implantação do sistema, que é referência nacional em tramitação eletrônica.

 “Com este projeto, Lauro de Freitas tem condição de fazer história como parte do processo de transformação digital da Bahia”, completou, o secretário da Administração, Edelvino Góes, ao lembrar que, além do pioneirismo na implantação do SEI, o município também foi o primeiro da Bahia a disponibilizar o acesso a um serviço público (no caso, o IPTU) por meio da plataforma eletrônica ba.gov, do governo estadual. A adoção das duas soluções pelo município foi viabilizada por meio da assinatura de um termo de cooperação, em fevereiro deste ano, entre a prefeitura e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Tramitação eletrônica – Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 208 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 50 mil árvores com a redução no consumo de papel. (mais…)

Jota Quest antecipa comemoração de 25 anos de carreira e presenteia fãs com ação no Metrô de SP

Foto: Bruno Rigante

No dia dos namorados, nesta quarta-feira (12), Jota Quest pegou seus fãs de surpresa em uma ação no metrô de São Paulo. O evento, criado pela agência Turn On The Light, celebrou os 50 anos do Metrô de São Paulo e os 25 anos de carreira da banda Jota Quest.

A banda embarcou em um trem no Pátio Jabaquara do Metrô e seguiu até a estação Sé. Às 16h, surpreenderam os passageiros com um pocket show na plataforma da estação, apresentando cinco de suas músicas mais marcantes.

“Poder conectar uma das melhores bandas do país com o metrô de São Paulo, e oferecer uma experiência única para a população, é incrível. Essas conexões que realizamos nos enchem de orgulho. Será um case histórico na cidade de SP,” destaca Tico Sayhoun, CEO da Turn On The Light.

Jota Quest continuará as celebrações de seus 25 anos de carreira no próximo sábado, com um grande show para 30 mil pessoas no Allianz Parque.

SAJ: Curso de História da UNEB realizará Mostra de Filmes sobre a África do Sul

Arquivo Tribuna

Com o tema “África do Sul: Colonialismo e luta contra o Apartheid”, a turma do 7º Semestre, do Curso de História da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Campus V, de Santo Antônio de Jesus, vai realizar, como atividade extensionista, uma Mostra de Filmes relacionados ao tema.

A ação conta com o apoio do Cineclube Papa-Jaca, do AfroUneb e do Colegiado de História e tem como objetivos: aproximar a comunidade externa do espaço universitário e analisar fatos relativos à luta contra o apartheid para a libertação da África do Sul.

Serão exibidos os clássicos: Um Grito de Liberdade (1987) Direção: Richard Attenborough, dia 17-06-24, no Auditório Mestre Roque, na UNEB Saj, 19h; e também Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2014) Direção: Justin Chadwick. dia: 18-06-24

Local: Auditório Milton Santos, da UNEB Saj, às 19h. As sessões serão abertas ao público, com debate e entrada franca.

Greve da Construção Pesada avança em toda Bahia

Imagem de bridgesward por Pixabay

O Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia), realizou nesta quarta-feira (12), mais uma assembleia da Campanha Salarial 2024 “Jornada de Trabalho Menor para uma Vida Melhor” com os trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada em Salvador. Durante a atividade foram atualizadas as informações sobre o processo de negociação com o Sinicon – sindicato patronal.

A categoria definiu a manutenção da greve que atinge as obras em toda Bahia de forma crescente, devido a falta de avanços em pontos essenciais das reivindicações. Na quinta-feira (13), ocorrerá nova audiência realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho e na sexta-feira (14), a categoria realiza nova assembleia, às 08h, no Campo da Pólvora em Salvador para definir os rumos da greve. Na Bahia, são mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada, nas centenas de obras que representam 15 bilhões em investimentos.

“Os trabalhadores e trabalhadoras do setor são responsáveis pelo crescimento do PIB que é a soma das riquezas do país, desenvolvimento econômico e social, mas as empresas se recusam em promover condições mínimas que garantam a qualidade de vida da categoria. Portanto, a greve é instrumento de luta por melhores condições de trabalho, salários dignos, saúde e segurança do trabalho, assistência médica e manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho”, destaca Gazo, presidente do Sintepav-BA.

(mais…)